O setor de logística exige o acompanhamento em todas as etapas para que a carga chegue até o destino com menor custo e maior eficiência. Em muitas situações, a responsabilidade é transferida para os transportadores e parceiros, por conta da falta de conhecimento do processo logístico como um todo.

Em linhas gerais, esse processo se inicia no armazém, havendo a necessidade de organização, preparação e separação da mercadoria que será transportada. É aí que entra processo de picking, indispensável nas operações, pois pode representar de 30% a 40% do custo de mão-de-obra. Conheça o que é o picking e a importância de planejá-lo bem.

O que é picking?

O picking ou order picking é a técnica de logística em que há a separação e preparação de pedidos. Basicamente, é a atividade responsável pela separação de determinados produtos no armazém, passando pela organização – que ocorre de acordo com a quantidade, categoria e facilidade de saída, entre outros critérios que se adequam ao cotidiano do armazém.

Para a prática adequada do picking, é preciso levar em consideração alguns pontos. São eles:

  • Recebimento de mercadorias;
  • Armazenagem de acordo com as necessidades;
  • Recolhimento de produtos conforme as encomendas dos clientes;
  • Preparação dos produtos para expedição.

Leia mais: Um guia de conferente: saiba tudo sobre esse profissional

A importância do picking nas operações

A prática contribui sensivelmente para a diminuição do tempo de ciclo da encomenda, que nada mais é do que o intervalo de tempo entre o recebimento das mercadorias e a entrega ao cliente. Pode-se evidenciar que a maior parte do tempo gasto pela logística, muitas vezes, ocorre durante a movimentação para a coleta e a acomodação dos produtos na linha de picking.

Aumentar a velocidade do picking é um objetivo indispensável para garantir a boa produtividade de um sistema de separação de pedidos. Basicamente, a forma como o picking é planejado está associado com o tempo de movimentação, o que desencadeia em uma redução de custos operacionais e maior agilidade no sistema.

Leia mais: Auxiliar de expedição: confira tudo sobre a profissão

Como adequar o picking

Independentemente do tamanho do armazém, do volume do estoque e dos tipos de produtos armazenados é importante ter um fluxo de informações eficiente, focando nos seguintes pontos:

  • Prioridade aos produtos com maior giro:
    O primeiro passo é conhecer todos os tipos de produtos no armazém e atribuir a eles classificações do tipo A, B e C, em que os A são os que mais têm saída e C os com menos. Segundo a Lei de Pareto, 20% dos produtos representam 80% das movimentações de um armazém. Esse percentual precisa estar condicionado em pontos de mais fácil acesso. Dessa forma, os produtos podem ser retirados e repostos com maior agilidade.
  • Sistema eficiente de localização de produtos:
    A localização rápida pode ser feita com um sistema que priorize a procura dos produtos, acelerando a atividade de separação dos artigos.
  • Não fazer a contagem detalhada de produtos durante a separação:
    A contagem de produtos no momento da separação é responsável pelo aumento do ciclo do pedido. O ideal é agrupá-los em caixas, pacotes ou packs contendo quantidades significativas.
  • Avalie os processos:
    Avalie constantemente o modelo adotado, a fim de identificar janelas e ociosidade que possam ocorrer no processo. As análises servem para encontrar soluções para entraves, sendo indispensáveis por aumentar a produtividade – o que também evita problemas nas entregas dos produtos.
    Terceirizar a sua logística para um operador logístico com grande experiência pode ser uma boa forma de reduzir os seus custos logísticos totais.

Leia mais: Conheça 4 habilidades que um operador de guindaste precisa ter

Como contratar um operador de picking

A terceirização é uma das melhores formas para contratar bons profissionais. Além do seu baixo custo, ela irá trazer diversos benefícios para o processo de obra, como por exemplo:

  • Redução de custos;
  • Aumento da produtividade;
  • Serviço mais especializado.

Na Russel Serviços, você encontra operadores de picking qualificados e aptos para o mercado de trabalho! Clique aqui e contrate um profissional para o seu negócio de forma rápida, prática e barata.


Garantindo serviço rápido e de qualidade, a Russel Serviços possui os melhores profissionais. Aqui, você terceiriza qualquer mão de obra operacional em apenas 48h.

Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br.

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *