O setor de Departamento Pessoal e carreira se resumem em lidar com os processos burocráticos que envolvam os funcionários de uma empresa, desde a contratação até o pagamento de salário. Como o mercado foi ficando cada vez mais dinâmico e com altas demandas para atender, surgiu a função de assistente de Departamento Pessoal, abrindo a oportunidade de trabalho para pessoas que desejavam iniciar na carreira e também para auxiliar os profissionais da área com mais tempo de experiência.

Neste post, você conhecerá os detalhes sobre a carreira como: atribuições e habilidades, além disso, mostraremos por que a terceirização é a melhor opção para contratar profissionais da área. Boa leitura!

Quais as atribuições e remuneração da carreira em Departamento Pessoal?

Você sabia que para se tornar um assistente de Departamento Pessoal não é necessário ter uma graduação em instituições de ensino superior? É possível alcançar uma colocação na área fazendo um bom curso profissionalizante e ingressar no mercado em um menor período tempo.

O profissional de Assistente de Departamento Pessoal é responsável por realizar o processo de admissão e demissão de funcionários e também prestar auxílio na administração de pessoal com folha de pagamento, rescisão, folha de ponto, benefícios (controle, cálculos e apontamentos). Ele pode atuar tanto no próprio setor de Departamento pessoa de uma empresa quanto nos setores de Recursos Humanos e Administração.

Em algumas empresas, pode haver uma divisão maior na área de Recursos Humanos e, por isso, é preciso entender as diferenças entre um Assistente de Recursos Humanos e o de Departamento Pessoal. Conheça as principais funções das duas carreiras para escolher onde atuar:

Assistente de Departamento Pessoal:

  • Prestar auxílio à administração de pessoal,
  • Fechar a folha de pagamento,
  • Preencher guias trabalhistas (Guia de Recolhimento do FGTS),
  • Preencher e atualizar o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED,
  • Manter relacionamento com bancos e
  • Alimentar o sistema de RH com todas as informações necessárias para gerar relatórios, gráficos e demais documentos.

Leia mais: Entenda mais sobre as atribuições de um funcionário de recepção terceirizado

Assistente de Recursos Humanos:

  • Apoiar na identificação de currículos de acordo com os perfis de vagas,
  • Ajudar em todas as etapas de Recrutamento e Seleção,
  • Auxiliar na integração de novos colaboradores e
  • Dar assistência em todos os programas de RH (benefícios, ações para melhorias, Treinamento e Desenvolvimento).

Neste panorama as atividades podem ser divididas de maneiras diferentes de empresa para empresa.

Remuneração de um assistente na área 

A carreira de Assistente de Departamento Pessoal é uma ótima oportunidade para se lançar ao mercado de trabalho, pois além de não ser exigido ensino superior para exercer a função, a média salarial é ótima. Um profissional iniciante pode começar sua carreira ganhando, em média, R$ 1.100,00. Esse valor pode aumentar conforme o nível de experiência adquirido, podendo chegar até R$ 1.630,00.

Leia mais: As atividades do departamento pessoal de sua empresa funcionam melhor quando terceirizadas

Departamento Pessoal e carreira: Qual perfil de um assistente?

Como visto, a maioria das empresas exige um setor responsável pelas demandas relacionadas ao seu quadro de funcionários. Essa relação entre empresa e empregados é mantida e preservada pelas leis trabalhistas (CLT). Portanto, é importante ao profissional iniciante dominar bem os conhecimentos teóricos e práticos. Gostar de trabalhar com pessoas e ter perfil voltado para a gestão delas são umas das principais características de um assistente de departamento Pessoal.

Cada vez mais competitivas e exigentes, as empresas deixaram de buscar apenas pessoas qualificadas e experientes. Hoje, elas buscam também novos profissionais para auxiliarem as atividades. Nesse sentido, quem trabalha no Departamento Pessoal tem a missão de resgatar o papel do ser humano dentro de uma empresa. Por isso, é importante desenvolver as habilidades:

  • Capacidade de lidar com o público,
  • Saber se comunicar de forma clara e direta,
  • Ter paciência,
  • Ser confiável,
  • Ser responsável,
  • Ser proativo,
  • Ter atenção a detalhes,
  • Alta capacidade de concentração,
  • Ser organizado
  • Ser dinâmico.

Leia mais: SPED fiscal: descubra o que é, para que serve e como emitir

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