O BDI (Benefícios e Despesas Indiretas) é uma fórmula usada na construção civil para calcular as despesas indiretas de uma obra. Ao calcular os custos diretos e indiretos, é possível planejar quanto gastar na construção, resultando em um orçamento de obra mais preciso e realista com margem de lucro.

Leia também: Conheça o BDI na construção civil

Existem várias formas de calcular BDI na construção civil. Abaixo, por exemplo, está a fórmula sugerida pelo Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC), com base em consenso internacional, para calcular o BDI de serviços para uma empresa contratante. A fórmula para uma empresa contratada é a mesma, apenas sem levar em conta a Margem de Incerteza ou MI.

Leia também: Saiba como fazer o gabarito de obra

Confira a fórmula:

BDI ={ [ ( 1+ AC + CF + S + MI ) / ( 1 – TM – TE – TF – MBC – G ) ] – 1} x 100

Sendo:

  • AC (Administração Central): É o rateio do custo da sede entre as obras da construtora. Varia de 7% a 15% (empresas com grande faturamento anual) e de 10% a 20% (empresas com pequeno faturamento anual)
  • CF (Custo Financeiro): Caberá, principalmente, em razão das condições de medição e pagamento preconizadas no contrato, bem como o programa de desembolso verificar a necessidade de incluir o custo financeiro.
  • S (Seguros): Representa os custos referentes aos seguros previstos no contrato ou não, por exemplo: performance bond, garantia de execução contra terceiros, etc.
  • G (Garantias): Refere-se ao custo para cumprir o contrato oferecendo as garantias previstas. Podem ser adotadas diversas formas: a caução, o seguro garantia ou papéis selecionados.
  • MI (Margem de Incerteza): Deve ser levada em conta no cálculo do BDI apenas por empresas contratantes. Visa melhorar eventuais distorções no valor aproximado pelo cálculo estimado, devido ao seu caráter genérico adotado pelos contratantes. Geralmente varia de  5% a 10%.
  • TM (Tributos Municipais): Leva-se em contra tributos municipais, como o ISS.
  • TE (Tributos Estaduais): Leva-se em contra tributos estaduais, como o ICMS.
  • TF (Tributos Federais): Leva-se em conta tributos federais, como PIS, COFINS, IRPJ, CSLL e INSS.
  • MBC (Margem Bruta de Contribuição ou Lucro Bruto Previsto): É um valor aleatório, próprio de cada empresa ou da proposta de preços, e é baseado principalmente em função do mercado.

Leia também: 3 dicas de segurança para operação de máquinas pesadas

Para além disso, é necessário ter os melhores profissionais nas atividades. Sabemos, entretanto, o quanto o processo de procura pode ser demorado e incerto e por isso, a Russel Serviços é a alternativa perfeita para você. Em tempo recorde de até 48 horas para todo o Brasil, a Russel oferece mão de obra terceirizada da melhor qualidade disponível no mercado – agora com a opção de pagamento faturado. Confira nosso catálogo em russelservico.com.br e una qualidade, segurança e velocidade.

Leia também: Conheça as diferenças entre a retroescavadeira e a pá carregadeira; contrate um operador com a Russel

Russel Serviços

A Russel Serviços é uma empresa especializada no fornecimento e terceirização de mão de obra operacional em até 48 horas.

Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em construção civil, logística, operadores de máquinas, petróleo e gás, limpeza, entre muitos outros.

Confira a lista completa aqui!


Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br, ou pelos telefones abaixo:

Salvador – BA: (71) 3043-6152

São Paulo – SP: (11) 3138-6120

Rio de Janeiro – RJ: (21) 2223-0397

Florianópolis – SC: (48) 3304-0491

Recife – PE: (81) 3314-6520

Vitória – ES: (27) 3029-3188

Fortaleza – CE: (85) 3034-6088

Curitiba – PR: (41) 3222-1356

Belo Horizonte – MG: (31) 3657-9553

Porto Alegre – RS: (51) 3360-4799

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *