Uma das principais medidas de prevenção e proteção utilizadas contra os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais são os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Observa-se que o EPI no ambiente de trabalho faz parte das atividades diárias executadas pelos trabalhadores e um ponto importante é o Certificado de Aprovação ou CA do EPI.

Apesar da importância do EPI é necessário destacar que o uso do equipamento como tecnologia de proteção é uma medida provisória e que deve ser implementada no ambiente de trabalho depois que outras alternativas forem adotadas. Conheça aqui no Blog da Russel Serviços a importância do certificado de aprovação do EPI.

Leia também: Saiba o que é a análise preliminar de risco e como realizá-la

A importância do certificado de aprovação

A predominância dos EPI’s como medida de proteção nos ambientes de trabalho levanta uma preocupação sobre a validade do CA do EPI. O CA do EPI é um registro que devemos sempre exigir no processo de aquisição dos equipamentos e nunca deixar de verificar a validade do CA durante a entrega dos equipamentos para os trabalhadores.

Ao fornecer um EPI com o CA válido estamos garantindo que o equipamento foi aprovado pelo órgão competente, a proteção efetiva dos trabalhadores expostos aos riscos ocupacionais, conforme as especificações definidas pelo fabricante, e mantem as suas características de proteção quando higienizado e realizada a sua manutenção periódica.

Para entender melhor qual é a importância do CA do EPI na Saúde e Segurança do Trabalho preparamos um blog com as principais características e informações básicas do CA. Informações que fazem parte do processo de controle e entrega de EPI’s.

Leia também: Conheça a importância e os deveres de um Técnico de Segurança do Trabalho

Validade do Certificado de Aprovação (CA)

O prazo de validade do Certificado de Aprovação (CA) concedido ao EPI é vinculado à avaliação das características de proteção realizada pelos laboratórios do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (SINMETRO). Para aqueles equipamentos com laudos de ensaio que não tenham a sua conformidade avaliada pelo próprio SINMETRO o prazo é de 5 anos.

A verificação da validade do CA do EPI pode ser realizada na página eletrônica do CAEPI. A consulta do CA é uma forma de garantir que o fornecedor (fabricante ou importador) está autorizado à comercializar o EPI e, ao mesmo tempo, é garantido que a empresa não está fornecendo EPI’s sem o CA emitido pelo Ministério do Trabalho, conforme expresso na NR 06 – EPI.

No sistema de consulta do CA do EPI (CAEPI) também são disponibilizadas informações sobre a adequação ou os tipos de proteção para as quais um determinado EPI foi aprovado. Tais informações são importantes para o fornecimento de equipamentos adequados para os seus trabalhadores e, ao mesmo, evitar irregularidades ou não-conformidades quando o estabelecimento passar por uma fiscalização ou realizar auditorias internas.

Leia também: Saiba o que é PMOC e entenda como realizá-lo na sua empresa

Informações Básicas do CA

Os EPI’s fabricados no país com CA devem apresentar o nome comercial da empresa fabricante, o lote de fabricação e o número do CA. E, quando o equipamento é importado deve estar registrado o nome do importador, o lote de fabricação e o número de CA concedido pelo SINMETRO.

 Outro aspecto importante dos EPI’s com CA é que o fabricante nacional ou o importador devem fornecer as informações sobre os procedimentos de limpeza e higienização do EPI.

Em situações específicas, também é necessário fornecer a quantidade de higienizações que podem ser realizadas no equipamento sem prejudicar as características de proteção original do equipamento.

Apesar da legislação brasileira prever o uso do EPI como uma medida preventiva adequada para evitar condições insalubres ou reduzir os níveis de exposição aos riscos é necessário que os profissionais da Segurança e Saúde do Trabalho desenvolvam estudos tecnológicos mais adequados para prevenir e controlar situações perigosas e evitar que o uso do EPI seja uma solução permanente.

Controle e entrega de EPI’s

O processo de controle e entrega de EPI’s passa pela validação do CA, o controle de estoques dos EPI’s, a disponibilidade e velocidade de entrega do EPI pelo almoxarifado, análise das necessidades de EPI’s e estudo dos EPI’s mais adequados para as necessidades e características antropométricas dos trabalhadores.

Apesar de não ser a única tecnologia de proteção que devemos usar para reduzir os níveis de exposição dos riscos ocupacionais, podemos destacar que o EPI é uma medida economicamente viável para a Saúde e Segurança do Trabalho.

Neste contexto, agilizar o processo de controle e entrega de EPI’s com CA é fundamental para aumentar a efetividade dos equipamentos e garantir os níveis de proteção da saúde e segurança dos trabalhadores. Uma das forma de garantir o controle e entrega dos equipamento é usando tecnologias de controle e entrega de EPI’s que garantam a mobilidade e a gestão da informação sobre o Controle e Entrega de EPI’s.

Leia também: Conheça as vantagens que a Russel Serviços oferece para a terceirização de técnicos de segurança do trabalho

A Russel Serviços pode te ajudar

A Russel Serviços pode te ajudar. Por meio do nosso site – maior plataforma de mão de obra do Brasil – o contratante pode solicitar os serviços de Técnico de Segurança do Trabalho. Com implementação em até 48 horas, fornecemos mão de obra para qualquer lugar do Brasil. Não perca tempo e contrate já!

Leia também: Entenda por que as sinalizações de segurança são indispensáveis no ambiente de trabalho

Russel Serviços

A Russel Serviços é uma empresa especializada no fornecimento e terceirização de mão de obra operacional em até 48 horas.

Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em construção civillogísticaoperadores de máquinaspetróleo e gáslimpeza, entre muitos outros.

Confira a lista completa aqui!


Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br, ou pelos telefones abaixo:

Salvador – BA: (71) 3043-6152

São Paulo – SP: (11) 3138-6120

Rio de Janeiro – RJ: (21) 2223-0397

Florianópolis – SC: (48) 3304-0491

Vitória – ES: (27) 3029-3188

Fortaleza – CE: (85) 3034-6088

Curitiba – PR: (41) 3222-1356

Belo Horizonte – MG: (31) 3657-9553

Porto Alegre – RS: (51) 3360-4799

Recife – PE: (81) 3314-6520

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *