- Home
- Construção Civil
- Descubra como melhorar a entre ...
Diversas vezes ouvimos comentar que a entrega do Equipamento de Proteção Individual (EPI) é um dos principais desafios para a Segurança e Saúde do Trabalho. O preenchimento manual da ficha de controle é relacionada com o tempo, a frequência e a logística que demanda a entrega do EPI. O almoxarifado é comumente utilizado para essa atividade e, neste caso, é necessário pensar sobre como melhorar a entrega do EPI pelo almoxarifado.
A entrega do EPI pelo almoxarifado pode se tornar um ponto crítico a medida que se torna lento e oneroso para a indústria. Uma fila de colaboradores representa uma perda de tempo, falta de organização, falta de agilidade e redução da produtividade. Em muita situações esses problemas levam a deixar de entregar o EPI para o colaborador, aumentando a probabilidade de acidente de trabalho e receber penalidades financeiras ou jurídicas.
Nos locais de trabalho ou frentes de serviços esse índice pode ser maior se associamos que a identificação de irregularidades de SST está diretamente relacionada com a quantidade de fiscalizações que são realizadas pelos órgãos públicos relacionados e responsáveis pela inspeção do trabalho no Brasil, que nos últimos meses reduziu drasticamente, conforme pode ser observado nos dados projetados pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT).
A falta de entrega do EPI para o colaborador pode estar associada ao almoxarifado. É um setor que deve possuir colaboradores treinados e preparados para fornecer o EPI com agilidade e assertividade, reduzindo os erros ou falhas das informações que devem ser registradas e relacionadas com o colaborador que está exposto aos riscos ocupacionais. Descubra aqui no Blog da Russel Serviços como melhorar e entrega de EPI pelo almoxarifado.
Leia também: Saiba o que é a permissão de trabalho e como elaborá-la
Desafios do processo de entrega do EPI
A NR 06 – Equipamento de Proteção Individual define que um Equipamento de Proteção Individual – EPI é “todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.” Neste caso, o uso correto do EPI é um procedimento que protege as partes do corpo do trabalhador e garante um ambiente de trabalho com mais segurança e saúde.
Observa-se, em diferentes ambientes industriais, que apesar de compreender a importância do uso do EPI para reduzir os níveis de exposição aos riscos ocupacionais, os trabalhadores deixam de usar, removem o EPI durante ou antes de concluir as atividades ou tarefas executadas ou tem dificuldade de receber ou trocar o EPI.
Deixar de usar o EPI é associado com a falta ou indisponibilidade do EPI no local de trabalho ou no almoxarifado, desconforto do EPI, alteração da aparência ao usar o EPI, falta de controle de uso do EPI ou mesmo o EPI gera desconfortos como, por exemplo, o embaçamento dos óculos, umidade nas luvas e botas, dificuldades respiratórias, entre outros.
Leia também: Comportamento de risco: entenda o que é e por que evitá-lo na sua empresa
A maioria das situações ou dificuldades relatadas pelos trabalhadores podem ser resolvidas com um treinamento adequado do uso do EPI e com o monitoramento frequente do trabalhador para exigir e conscientizar o uso do EPI. Além disso, é necessário que o empregador garanta a entrega do EPI no momento, com a qualidade e quantidade adequada.
O monitoramento do uso dos EPI’s manualmente é inviabilizado à medida que cresce o número de trabalhadores que executam atividades industriais no local de trabalho. É um volume de informações e atividades de controle que elevam os custos de controle da SST e que dificilmente o almoxarifado com processos manuais de registro terá flexibilidade e agilidade para garantir a entrega do EPI.
Os desafios do processo de entrega do EPI no almoxarifado são relacionados com o tempo demandado para o processamento e registro de informações. Uma demanda elevada de EPI’s contribuirá para formar filas no almoxarifado, postergar a coleta de assinaturas, dificulta a reposição do estoque correto de EPI’s e o controle das informações e custos de EPI’s.
Leia também: Entenda por que as sinalizações de segurança são indispensáveis no ambiente de trabalho
Entrega de EPI pelo almoxarifado
No processo de entrega do EPI pelo almoxarifado é esperado uma entrega ágil e assertiva nos locais de trabalho ou nas frentes de serviços para cada colaborador. É fundamental que seja reduzido o tempo de fila, a falta do EPI no almoxarifado e mantenha uma reposição adequada do estoque do EPI para que nunca falte nos locais de trabalho.
O almoxarifado tem que usar uma tecnologia que permita a entrega e o registro do EPI para o colaborador de uma forma online e offline. O almoxarifado deve usar aplicativos que agilizam e registram para cada colaborador o tipo de EPI, o motivo da entrega ou troca, a devolução, situação do EPI, o número do Certificado de Aprovação (CA), tamanho, cor e coletam a assinatura eletrônica na data e horário correto.
A entrega do EPI pelo aplicativo também permite que almoxarifado colete todas as informações da ficha do EPI de uma forma automatizada, economize tempo dos colaboradores e reduz a falta de informações na ficha do EPI. A tecnologia voltada para o controle da segurança e saúde do trabalho reduz também a necessidade de correr atrás de assinaturas e extraviar fichas dos colaboradores.
Usar a biometria do colaborador para agilizar o controle de entrega, troca ou devoluções do EPI’s é um alternativa tecnológica que o almoxarifado pode implantar para ganhar mais tempo ainda e inclusive aumentar a mobilidade para qualquer frente de serviço. É uma tecnologia extremamente confiável que permite a autenticação e identificação correta do colaborador.
Usar processos mais ágeis e assertivos no almoxarifado promovem o controle e a gestão de estoques de EPI’s. O controle dos estoques de EPI’s garante uma maior disponibilidade para os colaboradores e, consequentemente, reduz a falta de EPI’s.
Leia também: Conheça os risco da falta do uso de luvas de segurança
A Russel Serviços pode te ajudar
A Russel Serviços pode te ajudar. Por meio do nosso site – maior plataforma de mão de obra do brasil – o contratante pode solicitar serviços de construção civil. Com implementação em até 48 horas, fornecemos mão de obra para qualquer lugar do Brasil. Não perca tempo e contrate já!
Russel Serviços
Leia também: Saiba por que investir em segurança do trabalho na sua empresa
A Russel Serviços é uma empresa especializada no fornecimento e terceirização de mão de obra operacional em até 48 horas.
Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em construção civil, logística, operadores de máquinas, petróleo e gás, limpeza, entre muitos outros.
Confira a lista completa aqui!
Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br, ou pelos telefones abaixo:
Salvador – BA: (71) 3043-6152
São Paulo – SP: (11) 3138-6120
Rio de Janeiro – RJ: (21) 2223-0397
Florianópolis – SC: (48) 3304-0491
Vitória – ES: (27) 3029-3188
Fortaleza – CE: (85) 3034-6088
Curitiba – PR: (41) 3222-1356
Belo Horizonte – MG: (31) 3657-9553
Porto Alegre – RS: (51) 3360-4799
Recife – PE: (81) 3314-6520
Republished by Blog Post Promoter