- Home
- Construção Civil
- Limite de peso para trabalho e ...
O trabalho em altura é considerado um dos mais perigosos, de acordo com dados do Ministério do Trabalho. Responsável por inúmeros acidentes, esse tipo de atividade acende um alerta – cada vez mais frequente: existe limite de peso para trabalho em altura?
Sabemos que trabalhar em locais altos é perigoso. Utilizar equipamentos inadequados para a função ou biotipo também.
Mas, a resposta é um pouco mais complexa e depende de diversos fatores, incluindo a saúde física e a capacidade de sustentação dos cinturões de segurança tipo paraquedista e outros equipamentos de proteção contra queda. As marcas podem ter especificações e capacidades diferentes, por isso é importante pesquisar bem antes de comprar. Saiba aqui no Blog da Russel Serviços o limite de peso para trabalho em altura e o que diz a NR 35 sobre o assunto.
Leia também: Conheça 5 EPIs necessários para a indústria metalúrgica
O que dizem as normas sobre o limite de peso para trabalho em altura?
Você provavelmente já deve ter ouvido falar que o limite de peso máximo para trabalho em altura é de 100 kg, o que impossibilitaria pessoas acima desse peso de exercer a atividade. Ainda que esta seja uma afirmativa comum no mercado, não existe nenhuma base legal que proíba trabalhadores com mais de 100 kg de executar um trabalho em altura.
A NR 35, que regulamenta sobre esse tipo de atividade não menciona o peso do usuário, mas determina que “cabe ao empregador avaliar o estado de saúde dos trabalhadores que exercem atividades em altura (…) voltado às patologias que poderão originar mal súbito e queda de altura, considerando também os fatores psicossociais”.
Ou seja, cabe ao empregador adotar medidas de proteção para garantir a segurança do colaborador na realização de atividades em altura. Aqui, vale reforçar que, de acordo com a norma, toda atividade executada acima de dois metros do nível do solo, onde há o risco iminente de queda, é considerada trabalho em altura.
Dessa forma, é possível afirmar que, na prática, o trabalhador com mais de 100 kg, pode utilizar o cinturão de segurança contra queda. Muito embora isso não garanta a integridade física em caso de acidentes. Afinal, conforme mencionamos anteriormente, as marcas podem ter especificações e capacidades diferentes.
Leia também: Saiba por que investir em segurança do trabalho na sua empresa
Além disso, se o sistema não for dimensionado para reduzir o impacto de uma queda, poderá lesionar o trabalhador mesmo sem bater em nada durante o incidente.
O que, em outras palavras, somente reforça a importância de analisar a situação como um todo, levando em consideração as práticas ideais, a zona livre de queda e o efeito pêndulo.
Também deve-se avaliar as condições de saúde do trabalhador. Afinal, muitas pessoas com mais de 100 kg não são obesas e estão aptas para o trabalho – o contrário também é verdadeiro
Limite de peso e os tipos de EPI usados no trabalho em altura
Os profissionais que exercem trabalho em altura devem estar amparados de todas as formas. Isso inclui o uso de diferentes tipos de EPIs, quais sejam:
- Cintos de segurança;
- Talabartes, ganchos e conectores;
- Trava quedas retrátil;
- Fita de conexão ou ancoragem;
- Cadeira suspensa e muito mais.
Mais do que se preocupar com o limite de peso, é importante que o trabalhador esteja amparado com todos os EPIs necessários e conheça os procedimentos para montagem, manutenção, inspeção e desmontagem dos sistemas de proteção contra quedas.
Leia também: Entenda a importância e as obrigações da CIPA na segurança do trabalho
A Russel Serviços pode te ajudar
A Russel Serviços pode te ajudar. Por meio do nosso site – maior plataforma de mão de obra do brasil – o contratante pode solicitar serviços de construção civil. Com implementação em até 48 horas, fornecemos mão de obra para qualquer lugar do Brasil. Não perca tempo e contrate já!
Russel Serviços
Leia também: Entenda como funciona a terceirização de serviços de segurança do trabalho
A Russel Serviços é uma empresa especializada no fornecimento e terceirização de mão de obra operacional em até 48 horas.
Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em construção civil, logística, operadores de máquinas, petróleo e gás, limpeza, entre muitos outros.
Confira a lista completa aqui!
Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br, ou pelos telefones abaixo:
Salvador – BA: (71) 3043-6152
São Paulo – SP: (11) 3138-6120
Rio de Janeiro – RJ: (21) 2223-0397
Florianópolis – SC: (48) 3304-0491
Vitória – ES: (27) 3029-3188
Fortaleza – CE: (85) 3034-6088
Curitiba – PR: (41) 3222-1356
Belo Horizonte – MG: (31) 3657-9553
Porto Alegre – RS: (51) 3360-4799
Recife – PE: (81) 3314-6520
Republished by Blog Post Promoter