A fidelização de clientes é uma questão que preocupa os gestores de negócios de todos os setores e com o segmento de food service não poderia ser diferente, afinal, o sucesso de um restaurante depende de um fluxo minimamente regular de clientes.

Segundo Philip Kotler, Phd em economia e conhecido como “Pai do Marketing”, conquistar um novo cliente custa de cinco a sete vezes mais do que manter um atual. Logo, saber implementar estratégias visando construir fidelidade no restaurante é fundamental para ajudar a preservar a saúde financeira do seu estabelecimento.

Os caminhos para alcançar essa meta são bem diversificados e todo esforço, desde que bem planejado, é válido nesse processo. Confira aqui no Blog da Russel Serviço 5 dicas para construir fidelidade em seu restaurante.

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O que fazer para fidelizar clientes de restaurante?

Além de investir em estratégias de marketing digital e tradicional para captar novos clientes, é altamente recomendável apostar na fidelização do seu público, pois, além de ser economicamente mais viável, uma clientela satisfeita e fiel se transforma em uma ferramenta muito eficaz de marketing por indicação para seu restaurante.

Para alcançar esse status, é importante observar os cinco aspectos abaixo:

Invista no bom relacionamento com seu público

Para saber como construir a fidelidade de clientes, é preciso conhecer o público-alvo em detalhes. Utilize um sistema de gestão de relacionamento com o cliente, o CRM (Customer Relationship Managemen), para centralizar as informações sobre o seu público ou aproveite para investir em tecnologias que disponibilizem relatórios sobre o comportamento dos seus clientes para você.

Anote detalhes das interações, demandas por especificidades ou por novos pratos no cardápio e, sempre que possível, dê um rosto para essas informações, relacionando os pedidos com algo que identifique o cliente, especialmente se for alguém que esteja criando algum vínculo com seu restaurante.

star presente nas plataformas digitais, como o Instagram, é um facilitador de aproximação com o cliente. Aliada a um CRM bem elaborado, essa presença permite direcionar conteúdo, promoções e descontos para seus consumidores mais fiéis, demonstrando uma atenção que ultrapassa os limites físicos do estabelecimento.

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Capriche no atendimento

Nada fideliza mais o público do que sentir-se bem recepcionado no restaurante. Esse deve ser um grande foco no treinamento da sua equipe, tanto para os que atuam na linha de frente quanto para os que ficam nos bastidores.

O CRM também auxilia nessa etapa da fidelização, permitindo personalizar o atendimento de acordo com o perfil de cada cliente. Demonstrar que está familiarizado com a presença dele no local, que já o conhece e sabe suas preferências, é um diferencial ainda maior do que apenas oferecer um serviço de qualidade, porém engessado e impessoal.

Engaje sua equipe no processo

Envolva seus colaboradores no planejamento da fidelidade almejada. Torná-los parte desse processo torna sua implantação ainda mais simples. Certifique-se que o time está alinhado com os valores do restaurante e saiba transmiti-los ao público.

Aqui, cabe uma observação: garanta um tratamento personalizado também para seus colaboradores. Conheça bem seu time, suas particularidades e necessidades e garanta que eles estejam satisfeitos e motivados no ambiente de trabalho.

Uma equipe bem treinada, mas infeliz, tem maior dificuldade em oferecer acolhimento às demandas do cliente, e isso reflete diretamente na percepção da sua marca pelo público.

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Não esqueça dos feedbacks

Um aspecto importante na manutenção da boa relação com o público e de sua fidelidade é saber ouvir, especialmente os feedbacks negativos. Nunca leve para o lado pessoal, entenda que uma crítica negativa é uma oportunidade de evoluir e mostrar que sua preocupação com o bem-estar do consumidor não é mera formalidade.

Busque ativamente por esses feedbacks por meio de pesquisas de satisfação ou caixas de sugestões. Inclusive, registre todos eles no CRM do restaurante para guiar possíveis melhorias. Como diferencial, esteja sempre disponível para ouvir pessoalmente um pedido ou reclamação quando for solicitado.

Crie um plano de fidelidade atrativo

Um bom programa de fidelidade deve ser planejado seguindo diretrizes básicas, que visam tornar o plano atrativo para o cliente sem representar um peso no orçamento do restaurante.

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