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Se você está começando o próprio negócio, trabalhar em uma boa abordagem de vendas é uma tarefa fundamental.
Afinal de contas, essa é uma forma de se aproximar dos seus leads (potenciais clientes) de modo a construir um relacionamento com eles para, no final, conseguir o fechamento de um negócio.
Basicamente, a abordagem de vendas é uma etapa do ciclo comercial em que você ou um vendedor que trabalha na sua empresa tem um primeiro contato com um prospect. E, para isso, utiliza algumas técnicas e estratégias previamente definidas.
Conheça aqui no Blog da Russel Serviços 9 técnicas de abordagem de vendas para o seu negócio.
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Conecte-se com a dor do seu cliente
A primeira coisa que você precisa ter em mente ao trabalhar em uma abordagem de vendas é que o mais importante é conectar-se com a dor do seu cliente.
Isso significa que, em vez de tentar vender um produto ou serviço, você deve vender uma solução.
Então, procure não ficar falando somente sobre as características, recursos, funcionalidades e informações técnicas a respeito do que você vende.
Em vez disso, foque em como o seu produto/serviço ajuda o cliente, em como ele pode ser útil e benéfico para as dores e necessidades dos consumidores.
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Conheça bem o seu cliente
Para que você consiga de fato se conectar com a dor do seu cliente da melhor maneira possível e, assim, apresentar uma solução que realmente vai interessá-lo, é muito importante que você o conheça bem.
Por isso, procure entender quais são as dores, objeções, expectativas, vontades e necessidades de cada cliente.
Tais conhecimentos, além de ajudarem você a ser mais assertivo durante uma negociação, permitem que você utilize uma linguagem e um tom de voz mais adequados ao se comunicar, contorne possíveis objeções de vendas etc.
Ouça e leia antes de falar ou escrever
Na ânsia de dar uma resposta rápida, talvez você deixe passar algo importante ou, ainda, talvez passe a impressão de que só quer vender logo e “empurrar” algum produto/serviço a alguém a todo custo.
Porém, uma coisa que você precisa ter em mente é que as pessoas gostam de ser ouvidas e valorizadas. E isso é um ponto fundamental a se considerar em uma abordagem de vendas.
Por isso, procure falar e escrever menos, e busque ouvir mais. Seja empático. Pratique a escuta ativa. Mostre que você está atento a tudo o que o lead está dizendo e que você está realmente interessado e focado em ajudá-lo.
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Saiba o que você está vendendo
Outra técnica importante que você não pode deixar de levar em consideração é saber, com profundidade, sobre o que está vendendo, seja um produto, seja um serviço.
Isso porque, dessa forma, além de saber como o produto/serviço pode ajudar e ser útil para o consumidores, você passa mais confiança, credibilidade, segurança e autoridade durante a abordagem.
Diversifique a abordagem e os canais
Cada cliente é único, ou seja, um lead que você entra em contato hoje pode não ter a mesma dor ou necessidade de um prospect que você vai abordar amanhã.
Por isso, evite utilizar sempre a mesma abordagem em todas as situações. Considere as variáveis e busque tornar o seu discurso mais personalizado de acordo com cada cliente.
Sendo assim, diversifique a abordagem, teste novas possibilidades e veja o que funciona bem e o que precisa ser melhorado/adaptado.
Hoje, devido à internet e às tecnologias, muitas pessoas não querem ser abordadas, por exemplo, por telefone. Elas preferem o e-mail, o WhatsApp, o chat ou outro canal online. Portanto, tenha isso em mente.
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Ofereça incentivos que funcionam
Em uma abordagem de vendas, trabalhar com alguns incentivos pode ajudar o potencial cliente a tomar uma decisão de forma mais rápida.
Por isso, quando possível, trabalhe essa técnica, sempre considerando o perfil dos clientes e as dores e necessidades que eles têm.
Para algumas pessoas, um desconto no preço pode fazer toda a diferença para o fechamento de um negócio. Já para outras, basta um combo com outros produtos.
Portanto, estude as possibilidades e analise quais são mais adequadas para o seu público e, claro, viáveis para o seu negócio.
Esteja disponível
Estar à disposição dos leads é uma tarefa muito importante para ajudá-los a qualquer momento e, também, para não perder boas oportunidades.
Portanto, para uma boa gestão de clientes, tenha um ou mais canais em que o lead se sinta à vontade para acioná-lo sempre que precisar.
O único ponto em relação a esse aspecto é ter cuidado para que o cliente em potencial não se sinta sufocado pelo atendimento, ok?
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Seja objetivo
No mundo em que vivemos, cada vez mais intenso, corrido, dinâmico e agitado, é essencial que em uma abordagem de vendas você seja objetivo.
Se um cliente em potencial achar que o processo está muito extenso, complexo, cansativo ou até mesmo insistente, a tendência é que você o afaste e, consequentemente, perca uma oportunidade.
Portanto, seja objetivo em suas abordagens. Não desperdice o tempo dos clientes.
Vá além do script
Um script de vendas é um documento que pode ser de grande ajuda durante uma negociação, afinal, trata-se de um guia, de um roteiro que o auxilia na sua interação com o potencial cliente.
Porém, uma coisa importante é não ficar “preso” a ele. O ideal, sempre, é buscar uma conversa amigável, espontânea e natural, e para isso, muitas vezes, é necessário fugir um pouco do script.
Por isso, como nona e última técnica, vá além do script. Trabalhe a sensibilidade e a empatia durante uma negociação.
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