Neste post vamos falar sobre a Norma Regulamentadora 26, conhecida como NR 26, é uma das medidas para melhorar condições de trabalho em uma indústria.
As empresas precisam conhecer a aplicar medidas relativas à segurança e medicina do trabalho. De acordo com a Previdência Social e o Ministério do Trabalho, o nosso país é a quarta nação com o maior número de acidentes laborais.
Saiba aqui no Blog da Russel Serviços a importância da NR 26 e como aderir na sua indústria.
Leia também: Proteção contra incêndios: conheça a NR 23 e saiba como se especializar
O que é a NR 26?
A NR 26 é uma norma simples de entender, descreve as regras para sinalizações de informações dentro de uma empresa, prezando pela segurança dos trabalhadores. Foi publicada pela primeira vez em 1978 com sua última atualização em 2015.
Na indústria existem diversos riscos no dia a dia dos trabalhadores que podem prejudicar sua saúde e bem-estar.
Assim a NR 26 foi criada com o intuito de alcançar todas as gestões dentro de uma empresa, ofertando mais segurança aos seus trabalhadores. Além disso, transmitindo informações de fácil compreensão, reduzindo os erros de interpretação e riscos, pois todo o mercado trabalha com as mesmas regras, tendo grande melhoria dos processos.
Leia também: Sinalização de segurança: conheça a NR 26 e saiba como se especializar
Qual o objetivo da NR 26?
O principal objetivo da Norma Regulamentadora 26 é alertar para a necessidade de prevenção de acidentes, ofertando medidas a tomar para garantir a segurança de todos. Em todas as situações de sinalização de segurança do trabalho, são usadas cores para indicar riscos a saúde de um profissional.
Quais são as cores da NR 26 para sinalização de segurança?
Veja a seguir como identificar a cor correta e fique por dentro das diferenças de sinalização:
Leia também: Conheça as Normas Regulamentadoras: saiba como elas atuam
Vermelho
Deverá ser usado para distinguir e indicar equipamentos e aparelhos de proteção e combate a incêndio, inclusive portas de saída de emergência. Não deverá ser usado na indústria para assinalar perigo, por ser de pouca visibilidade em comparação com o amarelo e o alaranjado.
Amarelo
É a cor usada para indicar “cuidado!”. É utilizada, por exemplo, em: partes baixas de corrimões, parapeitos, pisos e portas de elevadores que fecham verticalmente. Este cor é normalmente utilizada para equipamentos de transporte e manipulação de material (ex: empilhadeiras e tratores industriais).
Leia também: NR 33: entenda a importância e saiba como se especializar
Branco
Utilizada em faixas para demarcar passadiços, passarelas e corredores pelos quais circulam exclusivamente pessoas; setas de sinalização de sentido e circulação; localização de coletores de resíduos; áreas em torno dos equipamentos de socorros de urgência e outros equipamentos de emergência; abrigos e coletores de resíduos de serviços de saúde.
Preto
É a cor empregada para identificar coletores de resíduos, exceto os de origem de serviços de saúde. Normalmente identifica canalizações de inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade.
Azul
É a cor utilizada para indicar uma ação obrigatória, como determinar o uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual), por exemplo: ”Use protetor auricular”; impedir a movimentação ou energização de equipamentos, por exemplo: ”Não ligue esta chave”, ”Não acione”.
Leia também: Saiba os tipos de desperdícios na indústria e como reduzi-los
Verde
É a cor usada para caracterizar “segurança”. É empregada para identificar a localização de caixas de equipamentos de primeiros socorros; caixas contendo equipamentos de proteção individual; faixas de delimitação de áreas seguras quanto a riscos mecânicos; faixas de delimitação de áreas de vivência (áreas para fumantes, áreas de descanso, etc.); sinalização de portas de entrada das salas de atendimento de urgência;
Laranja
É a cor empregada para indicar ”perigo”. É utilizada, por exemplo, em partes móveis e perigosas de máquinas e equipamentos; faces e proteções internas de caixas de dispositivos elétricos que possam ser abertas; equipamentos de salvamento aquático, como boias circulares, colete salva-vidas e similares.
Leia também: Conheça o indicador OEE e sua importância para manutenção industrial
Púrpura
É a cor usada para indicar os perigos provenientes das radiações eletromagnéticas penetrantes e partículas nucleares. É empregada, por exemplo, em portas e aberturas que dão acesso a locais onde se manipulam ou armazenam materiais radioativos ou contaminados por materiais radioativos; locais onde tenham sido enterrados materiais radioativos e equipamentos contaminados por materiais radioativos; recipientes de materiais radioativos ou refugos de materiais radioativos e equipamentos contaminados por materiais radioativos; sinais luminosos para indicar equipamentos produtores de radiações eletromagnéticas penetrantes e partículas nucleares.
Uma dica é manter uma ficha de dados de segurança para cada produto químico, assim a NR 26 será cumprida integralmente. Com isso os trabalhadores terão acesso à esses dados referentes aos produtos químicos utilizados em sua rotina.
Leia também: Conheça a metodologia do FMDS e saiba como aplicá-la
Além disso, é um dever das empresas treinar seus funcionários para que haja conhecimento quanto aos riscos e medidas em sua rotina de trabalho. Com a NR 26 o trabalhador terá compreensão sobre rotulagem preventiva, ficha de perigos, precauções para manipulação segura e procedimento em situações de emergência.
A Russel Serviços pode te ajudar
A Russel Serviços pode te ajudar. Por meio do nosso site – maior plataforma de mão de obra do Brasil – o contratante pode solicitar os serviços de indústria. Com implementação em até 48 horas, fornecemos mão de obra para qualquer lugar do Brasil. Não perca tempo e contrate já!
Leia também: Conheça as vantagens da terceirização no setor industrial
Russel Serviços
A Russel Serviços é uma empresa especializada no fornecimento e terceirização de mão de obra operacional em até 48 horas.
Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em construção civil, logística, operadores de máquinas, petróleo e gás, limpeza, entre muitos outros.
Confira a lista completa aqui!
Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br, ou pelos telefones abaixo:
Salvador – BA: (71) 3043-6152
São Paulo – SP: (11) 3138-6120
Rio de Janeiro – RJ: (21) 2223-0397
Florianópolis – SC: (48) 3304-0491
Vitória – ES: (27) 3029-3188
Fortaleza – CE: (85) 3034-6088
Curitiba – PR: (41) 3222-1356
Belo Horizonte – MG: (31) 3657-9553
Porto Alegre – RS: (51) 3360-4799
Recife – PE: (81) 3314-6520
Republished by Blog Post Promoter