- Home
- Trademarketing
- Trade marketing: entenda os co ...
Muita gente se confunde sobre o que é trade marketing. Até mesmo profissionais da área, quando questionados sobre uma definição, sentem dificuldades ao tentar chegar a um conceito.
A verdade é que a área de trade marketing é muito ampla. Engloba diversos aspectos, diversos setores empresariais e depende de pontos de contato distintos para que as ações sejam um sucesso.
Confira aqui no Blog da Russel Serviços o que é trade marketing e dicas de como aplicar estratégias no seu negócio.
Leia também: Conheça o trade marketing e saiba como expor sua marca e produto da melhor forma
O que é trade marketing?
Trade marketing é uma estratégia de marketing focada no posicionamento de produtos nos canais de venda, principalmente nos centros de distribuição (como empresas de varejo).
Desse modo, o público-alvo consegue visualizar adequadamente em prateleiras, gôndolas e em diversos setores os produtos que são ofertados. Mais do que dar visibilidade, essa vertente do marketing é uma estratégia de posicionamento no mercado.
Sem essa prática, é impossível garantir que os produtos estejam devidamente colocados nos pontos de venda que realmente fazem sentido para aquela empresa, considerando o impacto da mercadoria diante do público-alvo.
Além disso, o trade marketing também é uma ferramenta fundamental para o aumento da competitividade do que determinada marca produz e coloca no mercado.
O relacionamento com os pontos de venda é um fator crucial dentro dessa estratégia. Estabelecer conexões positivas com os varejistas é ter um lugar garantido para a divulgação da mercadoria da empresa.
Conceitos de trade marketing
- Shopper: o comprador do produto. Em outros palavras, a pessoa que está no ponto de venda para efetuar a compra. Em algumas situações, shopper e consumidor não são a mesma pessoa;
- Ponto de venda: também conhecido por PDV, o ponto de venda nada mais é do que o local onde os produtos são disponibilizados para compra – online e offline;
- Canais de venda: são tipos de PDV. Supermercados, farmácias, conveniências, lojas de departamento, marketplaces, ec-commerces, televendas, catálogos e lojas especializadas são exemplos de canais de venda
Leia também: Conheça os principais erros do Trade Marketing no varejo
Canais de distribuição de trade marketing
- Canais de distribuição: são os meios através dos quais os produtos chegam ao cliente final. Essa disponibilização pode ser feita através de canais de distribuição diretos ou indiretos.
- Canais diretos: a própria empresa é responsável pela entrega de produtos ao cliente, sem intermediários envolvidos no processo;
- Canais indiretos: entre empresa e cliente, existe um intermediário responsável pela entrega dos produtos.
Os canais de distribuição possuem relação direta com toda e qualquer etapa no processo de disponibilização de algum item para o shopper\consumidor.
- Share de gôndola: é o espaço que a marca tem destinado nas prateleiras para a a exposição de seus produtos. Share de gôndola, também conhecido como shelf space, é diferente de market share. Esse último é a fatia de mercado que a empresa domina dentro de um contexto.
Leia também: Saiba a importância do pós-venda para retenção de clientes
A Russel Serviços pode te ajudar
A Russel Serviços pode te ajudar. Por meio do nosso site – maior plataforma de mão de obra do Brasil – o contratante pode solicitar os serviços de trade marketing. Com implementação em até 48 horas, fornecemos mão de obra para qualquer lugar do Brasil. Não perca tempo e contrate já!
Leia também: Entenda a diferença entre trabalho temporário e terceirizado
Russel Serviços
A Russel Serviços é uma empresa especializada no fornecimento e terceirização de mão de obra operacional em até 48 horas.
Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em construção civil, logística, operadores de máquinas, petróleo e gás, limpeza, entre muitos outros.
Confira a lista completa aqui!
Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br, ou pelos telefones abaixo:
Salvador – BA: (71) 3043-6152
São Paulo – SP: (11) 3138-6120
Rio de Janeiro – RJ: (21) 2223-0397
Florianópolis – SC: (48) 3304-0491
Vitória – ES: (27) 3029-3188
Fortaleza – CE: (85) 3034-6088
Curitiba – PR: (41) 3222-1356
Belo Horizonte – MG: (31) 3657-9553
Porto Alegre – RS: (51) 3360-4799
Recife – PE: (81) 3314-6520
Republished by Blog Post Promoter