O objetivo do monitoramento de TI é determinar o desempenho de sua infraestrutura de TI e dos seus componentes em tempo real. O monitoramento de TI permite que os usuários identifiquem problemas de TI imediatamente para tomar decisões mais certeiras. Tendo isso em vista, é importante que o processo seja feito de forma rápida para evitar falhas mais significativas.

Leia também: Saiba como otimizar o monitoramento de TI

Sendo assim, o Blog da Russel Serviços separou 5 maneiras de otimizar o monitoramento de TI. Confira:

Focar no negócio

Na grande maioria das vezes a infraestrutura para monitoração é vista como secundária para empresas, entretanto, deve sempre ser uma prioridade. Colocar a infraestrutura como um ponto de alta importância é apostar no desenvolvimento de seus negócios, visto que é o que sustenta as atividades de uma organização.

Leia também: Entenda as vantagens do outsourcing em TI; contrate com a Russel Serviços

Monitorar a causa raiz dos problemas

A ideia da monitoração da causa raiz dos problemas é tentar alinhar a TI ao negócio, ligando indisponibilidades de serviço ao elemento de infraestrutura monitorado. Toda a estrutura em questão pode ser hierarquizada por plataformas importantes que agregam um maior valor à monitoração, o que permite que a indisponibilidade de um ERP, por exemplo, possa identificar qual elemento foi o responsável por causar a indisponibilidade indesejada. Além disso, ao monitorar o tempo de resposta, pode-se identificar qual componente está causando o gargalo na performance.

Leia também: Brasil é o segundo país que mais sofre ataques cibernéticos na América Latina; saiba a importância dos profissionais de TI

Aplicar Gestão à Vista

A gestão à vista é uma prática de compartilhamento de indicadores de performance e também de qualidade com a equipe, com o objetivo de orientar para que as melhores decisões sejam tomadas. Esse modelo de gestão pode ser facilmente aplicado à monitoração da infraestrutura com a criação de dashboards. Eles proporcionam uma visão clara da saúde do seu ambiente de TI, podendo ser customizados de acordo com as necessidades do negócio. Assim, você tem uma noção de quais atividades possuem prioridade.

Leia também: Conheça as 3 modalidades de outsourcing em TI

Criar relatórios de desempenho

Outro importante ponto para otimização do monitoramento de TI é o acompanhamento de relatórios, o que deve ser feito com certa frequência. Com esse acompanhamento é possível estabelecer um padrão de qualidade do monitoramento e aumentar a qualidade dos SLAs. Nesse sentido, os relatórios mais utilizados são os de disponibilidade, capacidade e performance.

Leia também: Saiba a importância de um desenvolvedor back-end; a Russel te ajuda na contratação do profissional

Estruturar um NOC

O NOC é um serviço interno ou externo que atua de forma preventiva e proativa, com objetivo de manter o ambiente de TI o mais estável possível. Tendo isso em vista, ele realiza o monitoramento e a gestão de eventos de TI. A prática, já utilizada em larga escala por grandes organizações, vem ganhando cada vez mais espaço nas pequenas e médias empresas e fornecendo vantagem competitiva de mercado para as mesmas. Logo, é importante apostar na boa estrutura do NOC.

Leia também: Conheça a importância de um desenvolvedor front-end e como contratar este profissional

Para além disso, é necessário ter os melhores profissionais nas atividades. Sabemos, entretanto, o quanto o processo de procura pode ser demorado e incerto e por isso, a Russel Serviços é a alternativa perfeita para você. Em tempo recorde de até 48 horas para todo o Brasil, a Russel oferece mão de obra terceirizada da melhor qualidade disponível no mercado – agora com a opção de pagamento faturado. Confira nosso catálogo em russelservico.com.br e una qualidade, segurança e velocidade.

Russel Serviços

A Russel Serviços é uma empresa especializada no fornecimento e terceirização de mão de obra operacional em até 48 horas.

Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em construção civil, logística, operadores de máquinas, petróleo e gás, limpeza, entre muitos outros.

Confira a lista completa aqui!


Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br, ou pelos telefones abaixo:

Salvador – BA: (71) 3043-6152

São Paulo – SP: (11) 3138-6120

Rio de Janeiro – RJ: (21) 2223-0397

Florianópolis – SC: (48) 3304-0491

Recife – PE: (81) 3314-6520

Vitória – ES: (27) 3029-3188

Fortaleza – CE: (85) 3034-6088

Curitiba – PR: (41) 3222-1356

Belo Horizonte – MG: (31) 3657-9553

Porto Alegre – RS: (51) 3360-4799

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *