Dentro de um canteiro de obras é fundamental que seja garantida a segurança dos profissionais presentes no ambiente. Além disso, o cumprimento de normas é objeto de fiscalização por várias entidades oficiais, que vão desde as associações de bairro até o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e o Ministério do Trabalho. Em suma, não dá para brincar quanto o assunto é segurança dos trabalhadores.

Leia também: Veja 5 vantagens obtidas ao contratar profissionais de construção civil terceirizados com a Russel 

Nesse sentido, o Blog da Russel Serviços separou 6 dicas para você promover um canteiro de obras mais seguro:

Planeje a segurança no canteiro antes de iniciar as obras

A segurança no canteiro de obras começa na prancheta e na planilha de planejamento. Ela deve ser considerada no orçamento da obra, bem como no planejamento do canteiro de obras. Isso porque trata-se de um insumo na construção e não pode ser vista como um gasto supérfluo.

Leia também: Confira 6 vantagens do uso de blocos de concreto

Cumpra as normas de segurança do trabalho

Neste ponto, destaca-se as normas de segurança do trabalho, editadas pelo Ministério do Trabalho e pelas próprias empresas. Nesse sentido, tanto o patrão quanto o empregado devem observar os seus direitos e deveres em relação ao cumprimento das regras. Deslizes podem gerar penalidades para ambas as partes.

Leia também: Conheça a curva ABC e sua importância para construção civil

Treine, divulgue e incentive a cultura de prevenção de acidentes

O treinamento, a conscientização e o incentivo a boas práticas de prevenção de acidentes no canteiro de obras deve ser uma ação continuada, e não só em ocasiões esporádicas. Afinal, para realmente aprender, é necessário praticar e não somente ficar no campo da teoria.

Leia também: Veja as falhas mais recorrentes na gestão da obra

Use equipamentos de proteção individual certificados

Os equipamentos de proteção individual (EPIs) são relativamente baratos, visto os benefício que agrega. Cada trabalhador que executa atividades que necessitam do uso de EPIs deve, obrigatoriamente, usar seu próprio equipamento, ou seja, um EPI não é para ser compartilhado.

Leia também: Saiba quais são as vantagens de priorizar a agenda ESG 

Ao mesmo tempo que é um direito do trabalhador ter seu EPI, ele também tem a obrigação de usá-lo. O empregador tem por obrigação fornecer o equipamento ao mesmo tempo que tem o direito de demitir o funcionário que reiteradamente se recusa a usar o EPI sem uma justificativa plausível.

Não permita o descumprimento das normas de segurança

É fundamental que não se deixe transparecer que a segurança no canteiro de obras é pouco importante. Por um princípio de disciplina, uma infração da política de segurança no canteiro de obras não deve passar em branco.

Leia também: Entenda o porquê de investir em máquinas pesadas e como contratar operadores

Cada ocorrência deve ser tratada com a atenção devida, de modo que todos percebam a seriedade do assunto. Além disso, as correções e ajustes devem fazer valer rigorosamente os acordos de trabalho estabelecidos, bem como o cumprimento das normas de segurança vigentes.

Reveja periodicamente a efetividade da política de segurança

Uma obra tem várias etapas, e em cada uma delas são adotados diferentes procedimentos. Algumas premissas são básicas, como:

  • limpeza e organização do canteiro;
  • descarte eficiente de entulho;
  • fornecimento de materiais conforme cronograma para evitar falta ou acúmulo de material;
  • adequação do cronograma para evitar estresse;
  • e supervisão, que deve ter caráter fiscal e educativo.

Com essas dicas a segurança no canteiro de obras terá mais efetividade e será mais facilmente implantada.

Leia também: Saiba como evoluir a gestão de suas obras

Para além disso, é necessário ter os melhores profissionais nas atividades. Sabemos, entretanto, o quanto o processo de procura pode ser demorado e incerto e por isso, a Russel Serviços é a alternativa perfeita para você. Em tempo recorde de até 48 horas para todo o Brasil, a Russel oferece mão de obra terceirizada da melhor qualidade disponível no mercado – agora com a opção de pagamento faturado. Confira nosso catálogo em russelservico.com.br e una qualidade, segurança e velocidade.

Leia também: Pagamento faturado: conheça o novo método para efetuar pedidos de mão de obra na Russel 

Russel Serviços

A Russel Serviços é uma empresa especializada no fornecimento e terceirização de mão de obra operacional em até 48 horas.

Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em construção civil, logística, operadores de máquinas, petróleo e gás, limpeza, entre muitos outros.

Confira a lista completa aqui!


Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br, ou pelos telefones abaixo:

Salvador – BA: (71) 3043-6152

São Paulo – SP: (11) 3138-6120

Rio de Janeiro – RJ: (21) 2223-0397

Florianópolis – SC: (48) 3304-0491

Recife – PE: (81) 3314-6520

Vitória – ES: (27) 3029-3188

Fortaleza – CE: (85) 3034-6088

Curitiba – PR: (41) 3222-1356

Belo Horizonte – MG: (31) 3657-9553

Porto Alegre – RS: (51) 3360-4799

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *