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O envolvimento e a parceria do gestor com o time ajuda a unir as pessoas e têm o poder de fazê-las se sentirem parte do processo.  O resultado é uma equipe estimulada e motivada a trabalhar com responsabilidade e comprometimento com os resultados. Além disso, funcionários satisfeitos com o trabalho tendem a permanecer nele, diminuindo assim a rotatividade dentro da empresa.

Saiba quais habilidades você deve observar na contratação de um chefe de departamento para sua empresa.

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Saber cobrar

É comum que líderes de equipe, por se tornarem parte dela, acabem extrapolando barreiras de trabalho e de amizade. É preciso tomar cuidado com essa linha tênue, pois o bom gestor é o que sabe a hora de motivar a equipe e estar ao lado dela, mas que também consegue cobrar e ser mais rígido quando necessário.

Feedbacks constantes

O líder deve abrir o jogo para o diálogo com a equipe. Ele tanto recebe feedbacks de sua performance quanto pode auxiliar seus funcionários a melhorar. É importante que os feedbacks para a equipe sejam dados individualmente quando negativos e coletivamente quando positivos. Quando for criticar, o líder deve dar exemplos concretos de falhas e, logo em seguida, sugestões de como a pessoa pode melhorar.

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Capacitação e aprimoramento

Ao aceitar sugestões da equipe para melhorar seu trabalho, o líder admite que não sabe tudo e está disposto a mudar sempre que necessário. Ele evita a estagnação fazendo cursos, assistindo palestras, lendo textos de sua área etc.

Como ele valoriza a equipe, os incentiva a fazer o mesmo e, ainda, instiga a criatividade e a inovação no dia a dia oferecendo desafios a seus liderados. Sempre que um funcionário recebe uma nova responsabilidade e precisa adquirir conhecimento para executá-la, tanto ele quanto seu líder crescem profissionalmente.

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