Desenvolvida no início da década de 30, os métodos de ensaio por partículas magnéticas são um dos métodos mais utilizados em ensaios não destrutivos. Entretanto, apesar do tempo de uso, ainda existem muitos equívocos entre profissionais da área. Tendo isso em vista, o Blog da Russel Serviços mostra para você as principais noções erradas que devem ser corrigidas:
Leia também: Você sabe quais são os tipos de Ensaios Não Destrutivos (END)?
Todos os metais podem ser utilizados no ensaio de partícula magnética
Esta é uma das ideias erradas. É importante ter a noção de quais material sua peça é feita, pois apenas ferro, níquel e cobalto podem magnetizar. A maioria de suas ligas, aliás, também são magnéticas. Porém, outros materiais como alumínio, aço inoxidável e super duplex não são magnéticos e, portanto, não podem ser testados com esta técnica.
Leia também: Ensaios Não Destrutivos (END): Saiba o que são e como contrata-los
Seu banho de partícula magnética não precisa ser substituído
A poluição está em toda parte. Óleo, graxa, areia, sujeira, poeira de metal e outros sólidos contaminarão sua banheira e afetarão os resultados do teste. A presença de óleo no banho e vice-versa altera o desempenho das partículas e pode mascarar as indicações.
Leia também: Veja como aumentar a eficiência do picking
Logo, esteja atento diariamente ao banho e não deixe de procurar por alterações de cor, formação de grumos, decantados não fluorescentes ou excesso de pigmentos fluorescentes livres, o que se configura como um banho que deve ser substituído.
Quanto mais alta a corrente, melhor
Uma corrente muito alta aplicada não formará indicações. Isso ocorre porque as partículas não serão apenas atraídas para os campos dispersos, mas também para toda a peça. Na sequência, cria um fundo tingido e dificulta a visualização da indicação. O ideal é aplicar uma corrente elétrica à peça suficiente para gerar um mínimo de 30G de intensidade de fluxo magnético em sua superfície.
Leia também: Saiba quais habilidades seu digitador deve ter; Russel Serviços pode te ajudar
Todos os materiais são magnetizados da mesma forma
Peças aparentemente iguais, porém que apresentem materiais diferentes em sua composição, precisam de forças magnetizantes também diferentes. Isso porque materiais diferentes possuem permeabilidade magnética diferentes. A permeabilidade afeta a facilidade com que a corrente magnética percorre a peça e é atraída por pequenas fugas de fluxo causadas pelas falhas decorrentes. Tal fato explica que cada material deve ter uma “receita” de magnetização.
Leia também: Conheça as responsabilidade de um auxiliar administrativo
Não é necessário limpar as peças
A limpeza da peça antes do ensaio é uma parte fundamental do processo para garantir a maior probabilidade de detecção e visualização de uma alteração indesejada. A higienização adequada da peça também diminui a contaminação do banho e a necessidade de um maior número de trocas do banho.
Leia também: Veja como a terceirização de recepção aumenta a qualidade do seu negócio
Os melhores profissionais são os que estão atentos aos possíveis erros e buscam sempre a melhoria. Sabemos, entretanto, o quanto a busca pelos mesmos é um processo demorado e incerto. Pensando nisso, a terceirização é a melhor opção e a Russel Serviços é exatamente o que você procura. Em tempo recorde de até 48 horas para todo o Brasil, a Russel oferece mão de obra terceirizada da melhor qualidade disponível no mercado – agora também com a opção de pagamento faturado. Não perca tempo e aposte em segurança e qualidade visitando nosso catálogo de profissionais em russelservico.com.br.
Russel Serviços
A Russel Serviços é uma empresa especializada no fornecimento e terceirização de mão de obra operacional em até 48 horas.
Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em construção civil, logística, operadores de máquinas, petróleo e gás, limpeza, entre muitos outros.
Confira a lista completa aqui!
Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br, ou pelos telefones abaixo:
Salvador – BA: (71) 3043-6152
São Paulo – SP: (11) 3138-6120
Rio de Janeiro – RJ: (21) 2223-0397
Florianópolis – SC: (48) 3304-0491
Recife – PE: (81) 3314-6520
Vitória – ES: (27) 3029-3188
Fortaleza – CE: (85) 3034-6088
Curitiba – PR: (41) 3222-1356
Belo Horizonte – MG: (31) 3657-9553
Porto Alegre – RS: (51) 3360-4799
Republished by Blog Post Promoter
inspetor de partículas magnéticas inspetor de partículas magnéticas terceirizado partículas magnéticas