A Norma Regulamentadora de número cinco (NR-5) estabelece que a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) deve registrar, entre suas referências, as percepções de risco dos empregados, por meio de mapa de risco ou outra técnica ou ferramenta adequada de sua escolha.
Especificamente, um mapa de risco é uma representação gráfica de uma série de fatores presentes no ambiente de trabalho que podem causar perdas, acidentes ou doenças nos trabalhadores. São considerados os fatores de risco: ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiação ionizante e não ionizante, vibração, poeira, fumaça, gases, vapores, névoas, névoas, Fungos, vírus, parasitas, bactérias, protozoários, insetos, entre tantos outros.
Por conta de tantos agentes de risco, a elaboração do mapa de risco é algo que causa muitas dúvidas entre os membros da CIPA, bem como entre alguns estudantes e profissionais da área de Segurança e Saúde no Trabalho.
Pensando nisso, a Russel Serviços elaborou um guia passo a passo sobre como preparar um mapa de risco.
Leia também: Técnico de Segurança do Trabalho: conheça a profissão e saiba como se especializar
1º Passo
Conhecer as atividades e ambientes de trabalho da empresa, bem como: o número de funcionários por ambiente de trabalho e o total de equipamentos, procedimentos e materiais utilizados na execução do trabalho.
Além disso, é necessário saber as atividades desempenhadas pelos trabalhadores e as características de cada ambiente de trabalho.
2º Passo
Identificar os riscos ocupacionais existentes em cada ambiente de trabalho, por exemplo, com auxílio de uma tabela de classificação dos riscos ambientais.
Nesta etapa, pode-se utilizar também como suporte o inventário de riscos do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), assim como, garantir a participação do maior número possível de trabalhadores.
Leia também: O que faz o Técnico de Segurança do Trabalho ser tão vital em uma empresa?
3º Passo
Estabelecer a intensidade da presença dos riscos ocupacionais identificados durante o passo anterior (2º passo) utilizando os três círculos: um círculo pequeno para baixa intensidade ou presença de risco no ambiente de trabalho, um círculo médio para a intensidade ou presença regular de risco e um círculo grande para medir intensidade excessiva ou presença de risco no ambiente de trabalho.
É importante observar que existem outros métodos ou símbolos que indicam a intensidade do risco em um determinado ambiente de trabalho. No entanto, o mais comum é o uso desses círculos.
4º Passo
Com base no layout da empresa elaborar o mapa de risco, descrevendo os seguintes itens: o grupo em que o risco pertence, conforme a tabela de classificação dos riscos ambientais demonstrada no segundo passo, a intensidade da presença do risco no ambiente de trabalho, conforme gradação ou graduação dos riscos (círculo pequeno, médio e grande), a cor em que o risco pertence, conforme a tabela de classificação dos riscos ambientais demonstrada no segundo passo, o número de trabalhadores expostos ao risco, o qual deve ser anotado dentro do círculo, e o agente causador dentro do círculo, por exemplo: ácido clorídrico, ergonômico-repetitividade, ritmo excessivo.
A Russel Serviços te ajuda a contratar um Técnico de Segurança do Trabalho
A Russel está no mercado com uma novidade que pode ajudar a você a encontrar uma nova futura liderança de sua empresa. Com mais de 15 anos de experiência no ramo de terceirização de mão de obra operacional, nós podemos te auxiliar na contratação de um técnico de segurança do trabalho.
Basta só entrar em nosso site — a maior plataforma de mão de obra do Brasil — e selecionar a ocupação desejada para iniciar a contratação e seguir o passo a passo. Em até 48 horas o profissional chega até o local de serviço indicado, já uniformizado e identificado: pronto para o serviço em tempo recorde.
Para quem está procurando uma oportunidade, não fique de fora dessa! Lá na Russel Vagas você consegue se cadastrar e nos enviar seu currículo para participar de processos seletivos de várias empresas que buscam ofertar aprendizado, treinamentos e mentorias para seu desenvolvimento profissional. Confira nossos serviços!
Russel Serviços
A Russel Serviços é uma empresa especializada no fornecimento e terceirização de mão de obra operacional em até 48 horas.
Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em construção civil, logística, operadores de máquinas, petróleo e gás, limpeza, entre muitos outros.
Confira a lista completa aqui!
Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br, ou pelos telefones abaixo:
Salvador – BA: (71) 3043-6152
São Paulo – SP: (11) 3138-6120
Rio de Janeiro – RJ: (21) 2223-0397
Florianópolis – SC: (48) 3304-0491
Vitória – ES: (27) 3029-3188
Fortaleza – CE: (85) 3034-6088
Curitiba – PR: (41) 3222-1356
Belo Horizonte – MG: (31) 3657-9553
Porto Alegre – RS: (51) 3360-4799
Recife – PE: (81) 3314-6520
Republished by Blog Post Promoter