A Russel Serviços já te mostrou como obter uma equipe de trade marketing para a sua organização, mas agora é a hora de estruturá-la. Como ela pode impactar positivamente os resultados? Como planejar os próximos passos?

A primeira etapa na construção de uma equipe, como em qualquer projeto, é pesquisar metas. Reúna informações e coloque tudo no papel. Isso é necessário para esclarecer quais são as ferramentas, pessoas e capacidades.

Leia também: Marketing, comercial e trade: entenda a relação entre os segmentos

Cinco pontos a se observar

Existem cinco pontos de atenção que devem ser observados na implementação de trade marketing. Entre eles estão:

  • Vendas, que contam com ações de merchandising e promoção como apoio às atividades;
  • Marketing, são o apoio à atividade de comunicação e ao lançamento de produtos e campanhas.;
  • Clientes que precisam ser prospectados nesta fase, e para isso se faz um gerenciamento de categoria e análises de giro e margens, além do mix de produtos em si;
  • Resultados financeiros, previstos com o controle de rentabilidade das ações de custos e margens dos clientes;
  • Desenvolvimento do negócio, que vem com a identificação de oportunidades, além do desenvolvimento de estratégias do produto.

Organização da equipe

Os campos de comércio e  vendas, além do marketing, devem coexistir e conversar entre si para que de fato o comércio se estabeleça. Para o crescimento do estabelecimento, os planos devem focar no consumidor. Fabricantes e varejistas precisam entender a importância de identificar o comportamento do comprador e agir de acordo com ele. 

O departamento de vendas deve ser orientado pelas informações do ponto de venda. Grandes, médias e até pequenas indústrias reconheceram a necessidade de coletar dados e monitorar o trabalho das equipes de merchandising e promoção. Este é um processo que deve fazer parte da estratégia inicial.

Leia também: Trade marketing: como utilizar dados do PDV para traçar estratégias

Do ponto de vista da indústria, um dos dilemas para uma organização do time de trade é escolher entre uma estratégia focada em canal de distribuição ou categoria de produtos, escolhendo uma estrutura local ou regional. A resposta é: depende do perfil da empresa. 

Como dissemos antes, tudo tem que ser pensado, desenhado no papel antes de todo o processo, na hora do planejamento. É preciso avaliar o rumo do negócio, se faz mais sentido priorizar canais ou marcas.

Leia também: Russel lança plataforma inovadora: o maior shopping de mão de obra do Brasil

A Russel Serviços está captando novos profissionais de trade marketing, afim de recolocá-los no mercado de trabalho, por intermédio da nossa plataforma de mão de obra. Envie seu currículo no site da Russel Vagas!

Gostou desse tipo de conteúdo? Acompanhe nosso Blog da Russel Serviços. Diariamente, produzimos conteúdos de trade marketing, e de outros diversos segmentos do mercado.

Russel Serviços

A Russel Serviços é uma empresa especializada no fornecimento e terceirização de mão de obra operacional em até 48 horas.

Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em construção civil, logística, operadores de máquinas, petróleo e gás, limpeza, entre muitos outros.

Confira a lista completa aqui!


Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br, ou pelos telefones abaixo:

Salvador – BA: (71) 3043-6152

São Paulo – SP: (11) 3138-6120

Rio de Janeiro – RJ: (21) 2223-0397

Florianópolis – SC: (48) 3304-0491

Vitória – ES: (27) 3029-3188

Fortaleza – CE: (85) 3034-6088

Curitiba – PR: (41) 3222-1356

Belo Horizonte – MG: (31) 3657-9553

Porto Alegre – RS: (51) 3360-4799

Recife – PE: (81) 3314-6520

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *