Manter uma empresa num alto nível de sucesso não é das tarefas mais fáceis e nem todas conseguem ter um auge duradouro. Para se destacar é preciso de além da qualidade necessária para tal, possuir estratégias que facilitam o processo. Nesse sentido, você já conheceu aqui no Blog da Russel Serviços o método de melhoria contínua e sua importância para os negócios. Continue explorando nos próximos passos essa ferramenta de aprimoramento.
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O segredo do sucesso empresarial é sempre buscar a excelência e a perfeição. Portanto, melhoria contínua significa a prática de manter esse processo de melhoria contínua. A ideia é sempre incentivar ações para melhorar o processo, serviço ou produto fornecido. Por isso, a tendência é aumentar a qualidade interna e reduzir o desperdício.
Mas afinal, você sabe quais são as principais metodologias para realizar a melhoria contínua? Ainda não? Então confira a seguir:
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Ciclo PDCA
Composto por 4 etapas fundamentais, o modelo tem os seguintes fundamentos:
- Plan (planejar): Envolve identificar uma necessidade ou problema que requer uma solução e, em seguida, desenvolver um plano mais conciso. A ideia é desenvolver planos de ação, métricas e metas para o início do ciclo;
- Do (fazer): Após identificar as áreas de melhoria e planejar as ações, é hora de colocar a solução em prática;
- Check (checar): Não há necessidade de sujar as mãos sem analisar os resultados. Portanto, esta etapa inclui a medição de métricas de desempenho;
- Act (ação): A etapa final do PDCA é ação ou ajuste. Nesse caso, o gerente precisa verificar se o problema foi resolvido. Caso contrário, é necessário voltar ao primeiro estágio e realizar novas ações corretivas.
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BPM – Business Process Management
Do português: Gerenciamento de Processos de Negócios. Essa metodologia tem como objetivo analisar, na totalidade, os processos de uma empresa e descobrir as formas mais eficientes de realiza-las.
Na sequência, eles são mapeados por meio de fluxogramas e análises para detectar:
- Desperdícios;
- Atrasos;
- Gargalos;
- Falhas frequentes;
- Dificuldades.
Tendo isso em mão, as oportunidades de melhorias são encontradas e caso os problemas não sejam sanados, o ciclo deve ser refeito tantas vezes até o necessário.
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Diagrama de processos
Muito utilizada dentro da própria BPM, essa ferramenta tem sua devida importância e deve ser destacada. Apesar de ser semelhante ao fluxograma, possui mais detalhes e mostra, de forma visual e esquemática as seguintes atividades:
- As tarefas que devem ser realizadas;
- Quem são os responsáveis;
- A ordem de realização;
- Que decisões devem ser tomadas;
- Quais critérios usar;
- Início e o fim do processo.
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Kaisen
Muito relevante para empresas que buscam promover a melhoria contínua de processos, a ferramenta Kaisen se tornou conhecida por ser adotada pela Toyota. Com o foco na eliminação de desperdícios, veja seus 4 principais pontos:
- Mão de obra;
- Método;
- Materiais;
- Máquinas.
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Lei de Pareto
A ideia por trás dessa ferramenta é descobrir quais as causas que são responsáveis por gerir maiores prejuízos para solucioná-los de vez. Outra funcionalidade é determinar as que trazem mais sucesso e buscar aperfeiçoá-las. Isso porque a ferramenta é baseada no princípio de Vilfredo Pareto, seu criador, de que 80% dos resultados ou consequências são produzidos por 20% das causas.
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Diagrama de Ishikawa
Conhecida também como Diagrama de Causa e Efeito, essa metodologia facilita na descoberta da origem de problemas de processos. É possível, então, analisar 6 possíveis causas para tal. São elas:
- Método;
- Matéria-prima;
- Mão de obra;
- Máquina;
- Medida;
- Meio ambiente.
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Tendo isso em vista, o processo de melhoria contínua é facilitado para melhores resultados.
Russel Serviços
A Russel Serviços é uma empresa especializada no fornecimento e terceirização de mão de obra operacional em até 48 horas.
Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em construção civil, logística, operadores de máquinas, petróleo e gás, limpeza, entre muitos outros.
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