Na busca pelo pleno desenvolvimento de um negócio, diversas ferramentas de otimização do processo são elaboradas e postas em prática em diferentes espaços. Um desses métodos é a SWOT, ou do português, a FOFA. A ferramenta pautada nos termos força, fraqueza, ameaça e oportunidade, auxilia no planejamento estratégico. Nesse sentido, o instrumento é de grande importância para o desenvolvimento de hoteis e pousadas.
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A Matriz SWOT ou FOFA
Em seu termo original, a SWOT é a junção das seguintes palavras: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Do português é traduzida para FOFA. Esta ferramenta é uma das mais populares do ramo de marketing e administração, sendo aplicada a qualquer negócio.
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SWOT nada mais é do que realizar uma avaliação de situações (internas e externas) para planejar ações com maior probabilidade de sucesso. O Analytics fornece um diagnóstico abrangente da saúde do próprio hotel e seu entorno, de forma a ajudar a reduzir riscos e capturar oportunidades. E o resultado da análise desses fatores é uma matriz 2 × 2, conhecida como matriz SWOT, que divide os quatro pontos de análise em fatores internos/externos e positivos/negativos.
Matriz SWOT: como fazer para seu hotel
O SWOT foi criado em forma de matriz para facilitar a construção e análise, pois de forma intuitiva e seguindo certas regras fáceis de aplicar, tudo se torna mais decisivo. Você deve sempre analisar dois ambientes:
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1) A análise do ambiente interno é o que determina seus pontos fortes e fracos.
Para tal, você deve considerar os seguintes fatores:
- A localização;
- O tempo de mercado;
- A reputação;
- Os recursos financeiros;
- Os recursos humanos, as competências específicas da equipe;
- O marketing/a mídia;
- A sua gestão;
- O acesso aos recursos e fornecedores;
- A capacidade de operação;
- Os ativos, como os imóveis, os materiais e os equipamentos (a qualidade da tecnologia);
- O atendimento;
- O relacionamento estratégico com outras empresas;
- Seus hóspedes.
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2) A análise do ambiente externo ajuda a identificar oportunidades e ameaças.
Este tipo de análise se baseia no que é externo ao local. Nesse sentido, engloba fatores que o hotel não possui comando, bem como o clima, a taxa de juros, mudanças de legislaçao, pandemias, câmbio, desastres naturais, políticas ambientais, guerras, embargos econômicos, crises econômicas, eleições etc.
Tendo isso em vista, você possui mais chances de obter sucesso com seu negócio de hotelaria. Para além, é preciso ter os melhores profissionais à disposição. A Russel Serviços facilita tal processo para você, oferecendo terceirização de mão de obra da melhor qualidade para todo o Brasil em tempo recorde de até 48 horas. Confira no nosso catálogo as opções para o serviço de hotelaria e faça uma parceria conosco.
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