Os condomínios logísticos foram criados no Brasil na década de 1990 para contornar ou mitigar muitas das barreiras logísticas que são fatores importantes no aumento dos custos de transporte e armazenagem.

Cerca de 15 anos após o início dos primeiros projetos, a demanda por esses projetos teve um salto significativo, pois as empresas perceberam as vantagens de ter suas operações logísticas mais próximas das zonas de distribuição e consumo, mas longe dos grandes centros urbanos com seus intermináveis ??congestionamentos, e próximo a áreas industriais, onde o acesso às principais rodovias é muito mais fácil.

Segundo dados da Colliers International Real Estate Consulting, esse tipo de negócio cresce a uma taxa de 10% ao ano no país, mas ainda está distante das áreas condominiais de países como México e Estados Unidos. No entanto, a expansão também é enfatizada na modalidade, à medida que os apartamentos industriais ganham força e surgem agora os apartamentos comerciais, que, além de instalações logísticas e industriais, também contam com escritórios empresariais, áreas residenciais e até espaços de lazer.

Leia também: Confira 5 dicas que vão alavancar Operações de Logística da sua empresa

Os condomínios logísticos são edifícios imobiliários e ofertas de lotes de áreas destinadas às operações de armazenagem e logística de empresas, que se instalam em armazéns adequados às suas operações e que encontram toda a infraestrutura para locação com custos comuns comuns.

Em geral, os condomínios logísticos são construídos com fins especulativos, ou seja, o investidor ocupa uma área com propriedades flexíveis para diversas atividades e a coloca no mercado sem as garantias dos contratos de pré-locação. No entanto, também existem investidores que constroem para explorar um segmento ou uma empresa, e empresas que constroem para expandir suas atividades.

No que diz respeito aos tipos de condomínios logísticos, são conhecidos os condomínios unipessoais com abrigos para atendimento a um cliente e flex com abrigos modulares.

Quanto à utilização dos condomínios logísticos, temos quatro classificações:

– Armazéns: são ideais para operadores logísticos e atacadistas, pois devido ao seu projeto modular, possibilitam a instalação de estruturas porta-paletes;

Cross-docking: ideal para transportadoras, por não trabalharem com estoques;

– Mistos: ideais para centros de distribuição, pois possuem estruturas diversificadas;

– Industriais: ideais para indústrias de diversos segmentos, pois permitem personalizações de suas instalações.

Leia também: Conheça cinco ferramentas que irão virar o setor logístico de cabeça para baixo

Vantagens x desvantagens

As vantagens de um condomínio logístico vão além da localização conveniente, distribuição de custos com áreas comuns e com controles de segurança e acesso, incluindo o uso de áreas de apoio, suporte, incluindo salas de reunião e treinamento, restaurantes e ambulatórios, que por si só já demonstraram reduções significativas de custos e chegar à chamada visão comercial e flexibilizou a operação e a expansão.

A sustentabilidade dos condomínios também está se tornando uma vantagem. A reutilização de águas pluviais, estações de tratamento de águas residuais e medidas anti-resíduos atraem muitas empresas.

As desvantagens estão ainda relacionadas à alocação de custos fixos dos condomínios, que pode representar o fluxo de caixa de uma empresa em caso de diminuição do número de condôminos, mesmo que seja temporária, devido a mudanças na economia.

Leia também: Confira os requisitos de um profissional de logística e veja como a Russel pode te ajudar

Russel Serviços

A Russel Serviços é uma empresa especializada no fornecimento e terceirização de mão de obra operacional em até 48 horas.

Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em construção civil, logística, operadores de máquinas, petróleo e gás, limpeza, entre muitos outros.

Confira a lista completa aqui!


Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br, ou pelos telefones abaixo:

Salvador – BA: (71) 3043-6152

São Paulo – SP: (11) 3138-6120

Rio de Janeiro – RJ: (21) 2223-0397

Florianópolis – SC: (48) 3304-0491

Vitória – ES: (27) 3029-3188

Fortaleza – CE: (85) 3034-6088

Curitiba – PR: (41) 3222-1356

Belo Horizonte – MG: (31) 3657-9553

Porto Alegre – RS: (51) 3360-4799

Recife – PE: (81) 3314-6520

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *