O desenvolvimento de competências nos colaboradores é uma necessidade constante para que as empresas acompanhem as mudanças no comportamento de consumo e nas novas tecnologias. Desse jeito, elas se mantêm em meio a um cenário cada vez mais acirrado como o mercado contemporâneo. 

Investir no capital humano é fundamental para garantir o engajamento dos profissionais nas demandas e metas da empresa e para aumentar a produtividade. Assim, promove-se o fornecimento das ferramentas e dos conhecimentos necessários à conquista dos objetivos organizacionais.

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Entenda aqui no Blog da Russel Serviços a importância e quais as melhores práticas para trabalhar as competências dos seus colaboradores.

Quais são as competências profissionais mais valorizadas pelo mercado de trabalho?

Competências profissionais podem ser tanto comportamentais quanto técnicas. No segundo grupo, está o conhecimento de informação, o qual ajuda a dominar métodos adequados à realização de determinados trabalhos. É preciso desenvolver as habilidades e mantê-las atualizadas, já que o mercado está sempre se reinventando, especialmente em tempos de transformação digital.

Já as competências comportamentais são os atributos que correspondem a aspectos intangíveis, mas de muita importância ao ambiente de trabalho. São elas: inteligência emocional, trabalho em equipe, proatividade, flexibilidade, boa comunicação, olhar estratégico, postura de liderança, domínio de línguas estrangeiras e habilidades de negociação.

Qual a importância do desenvolvimento de competências nos colaboradores?

Se a organização realmente deseja os melhores resultados e garantir uma posição competitiva entre seus concorrentes, é muito importante que reconheça o papel indispensável de cada integrante da equipe. Dito isso, é fundamental que sejam trabalhadas as competências dos colaboradores, especialmente aquelas que são requeridas ou desejáveis à execução de suas funções e ao enfrentamento de questões comuns no cotidiano operacional.

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Como trabalhar o desenvolvimento de competências nos colaboradores?

Existe uma série de estratégias e ações que podem ser colocadas em prática para trabalhar o desenvolvimento de competências nos colaboradores. 

Conheça as características dos profissionais e quais habilidades devem ser trabalhadas

Bons líderes devem ser próximos de seus liderados, conhecendo bem cada integrante de sua equipe. Ou seja, para desenvolver as competências é preciso, em primeiro lugar, conhecer o perfil dos membros do time. Existem técnicas de mapeamento comportamental que podem ajudar o RH a traçar os perfis de seu time de talentos, o que ajuda a identificar habilidades que precisam ser trabalhadas.

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Desenvolva um planejamento

Ao ter uma visão mais ampla e intuitiva a respeito do perfil profissional e comportamental de seus colaboradores, torna-se mais fácil tomar as decisões corretas e colocar cada integrante da equipe no caminho ao crescimento profissional.

É preciso conhecer os processos pertinentes à gestão de pessoas e as soluções disponíveis às necessidades de treinamentos, qualificação e desenvolvimento. Existem, por exemplo, programas voltados à formação de líderes, nos quais são trabalhadas competências específicas para atender às demandas cotidianas da empresa.

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Russel Serviços

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