Serviços de outsourcing têm sido uma solução comum para a área de Tecnologia da Informação. Buscando formas de manter seus funcionários com foco nos objetivos estratégicos da organização, muitos gestores têm buscado o caminho da terceirização. Mas você sabe como gerenciar uma equipe terceirizada de TI?
Neste artigo, você vai conferir as melhores dicas para gerenciar uma equipe terceirizada de TI.
Confira!
O desafio de gerenciar uma equipe terceirizada de TI
A terceirização para projetos específicos, em geral, é mais curta e focada. Os profissionais se estabelecem na empresa, desenvolvem o projeto e depois o entregam para serem geridos pela equipe interna.
Nestes casos, a gestão é mais facilitada porque o trabalho é demarcado. Pode haver um ou outro caso de insatisfação entre os membros da equipe interna, por ver um projeto estratégico sendo implantado por alguém que vem de fora, mas isso não chega a ser um problema. O grande desafio é a terceirização total da TI.
As formas de gerir uma equipe totalmente terceirizada
Adotar um outsourcing completo de TI pode trazer implicações que tornam a gestão mais complicada. Em primeiro lugar, há o problema da legislação: os funcionários da empresa terceirizada são contratados para prestar um serviço, desse modo, não há relação de subordinação entre os gestores e os contratados, o que dificulta muito o gerenciamento do capital humano.
Leia mais: Russel Serviços: como trabalhamos?
O outro problema é o clima ruim que pode ser gerado entre os funcionários da empresa, que verão uma área estratégica tendo seus projetos desenvolvidos por uma equipe que não faz parte da organização.
Veja, abaixo, algumas dicas para tornar a terceirização mais orgânica e eficaz:
Estabeleça metas
Embora não possa atuar como gestor direto da equipe, você pode estabelecer desafios que deverão ser cumpridos pelo time de outsourcing de TI. As metas podem ser atreladas à própria renovação do contrato de fornecimento de serviços.
Faça uma ambientação dos funcionários
Se a equipe terceirizada passará a frequentar os corredores da empresa, eles precisam ser ambientados de acordo com a missão, visão e valores da organização.
Um erro comum cometido na terceirização de serviços é o tratamento muito apartado dos profissionais que vêm de fora, deixando claro para todos que eles são terceirizados. Isso gera desmotivação no time, que não se identifica com a filosofia organizacional.
Assim que a equipe chegar, faça uma ambientação, apresentando toda a história da empresa, sua estrutura e seus objetivos. Não se esqueça também de apresentar o time da empresa terceirizada aos seus funcionários.
Leia também: 5 dicas de TI que a sua empresa precisa conhecer
Fique de olho na comunicação
Cuide para que a equipe terceirizada passe a receber todos os conteúdos gerados pela comunicação interna da empresa. Assim, você garante que eles estarão sempre bem informados sobre a realidade da organização, direcionando seus esforços para os cumprimentos dos objetivos estratégicos.
Leia mais: Saiba 7 benefícios de uma boa comunicação interna
Contrate agora profissionais de TI na Russel Serviços!
Garantindo serviço rápido e de qualidade, a Russel Serviços possui os melhores profissionais. Aqui, você terceiriza qualquer mão de obra operacional em apenas 48H!
Confira a lista completa dos nossos profissionais de TI clicando aqui!
Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br, ou pelos telefones abaixo:
Salvador – BA: (71) 3043-6152
São Paulo – SP: (11) 3138-6120
Rio de Janeiro – RJ: (21) 2223-0397
Florianópolis – SC: (48) 3304-0491
Vitória – ES: (27) 3029-3188
Fortaleza – CE: (85) 3034-6088
Curitiba – PR: (41) 3222-1356
Belo Horizonte – MG: (31) 3657-9553
Porto Alegre – RS: (51) 3360-4799
Republished by Blog Post Promoter
blog russel dicas terceirização gerenciar equipe ti Russel Serviços terceirização equipe ti terceirização TI