Afinal, o que é treinamento corporativo?

A educação corporativa tem como foco principal oferecer treinamento e desenvolvimento em competências que irão otimizar a rotina de trabalho dos colaboradores. A ideia é que a execução de tarefas seja feita de maneira mais eficiente. 

Dessa maneira, o calendário de treinamento corporativo costuma abranger características específicas de cada área da empresa, além de temas gerais para melhora do ambiente organizacional. 

Leia mais: Dicas para desenvolver inteligência emocional no ambiente de trabalho

Importância do treinamento corporativo

As empresas já entendem e sabem o quão é importante treinar seus colaboradores. Esses cursos colaboram não apenas com o desenvolvimento do profissional que participa da qualificação, mas também trazem benefícios para o negócio. Funcionários mais capacitados costumam ter uma melhor performance, impactando diretamente nos resultados da empresa.

Leia mais: Conheça 10 ações de endomarketing para aplicar na sua empresa imediatamente

Benefícios do treinamento corporativo

  • Capacitação do colaborador;
  • Motivação e aumento da produtividade;
  • Melhora o clima organizacional;
  • Retenção de talentos;
  • Valorização da marca.

Como posso realizar um treinamento corporativo produtivo?

Leia mais: Como a terceirização de serviços pode salvar sua empresa?

Efetue um planejamento:

Como qualquer passo na vida, o treinamento corporativo precisa ser planejado. Alguns itens precisam ser levados em consideração como orçamento disponível para a ação e a quem se destinará.

Para ter certeza da eficácia, a aplicação de treinamento e desenvolvimento de pessoas precisa ter um objetivo. 

Avalie as necessidades da empresa e equipes:

Essa talvez seja a dica mais importante para a implementação de treinamento corporativo. A empresa precisa entender o que é necessário melhorar na capacitação de seus profissionais. 

Uma forma de fazer essa avaliação é observar os resultados de cada setor, conversar com os gestores e com os colaboradores. Por meio dessa análise, é possível identificar se há alguma falha em processos ou na comunicação entre as equipes, por exemplo. 

A conclusão do processo de estudo do cenário da empresa pode ajudar na realização da próxima etapa.

Defina um tema e uma meta para o treinamento: 

Agora que você já sabe o que sua empresa precisa para melhorar a educação corporativa. Defina quais são os temas prioritários para o treinamento de funcionários. Em alguns casos, é possível determinar metas para medir o resultado da capacitação. 

Se o setor de entregas tem dificuldades de cumprir os prazos, um treinamento para minimizar as falhas no processo deve resultar em melhores taxas no futuro. Sendo assim, será possível avaliar que o investimento foi positivo. 

Entenda se os temas escolhidos podem ter metas práticas de serem avaliadas e atingidas, assim, será mais provável que você tenha orçamento para novos treinamentos no futuro.

Decida a duração do treinamento:

É claro que esse passo vai depender dos temas escolhidos, de quantas áreas estarão envolvidas e entre outros detalhes. Mas o planejamento inicial já deve conter o tempo de duração de cada treinamento corporativo. 

É possível que alguns assuntos não exijam mais de uma tarde de curso para transmitir o conteúdo, porém, outros podem levar até meses de duração. Essa análise deve ser feita de acordo com as metas definidas no item anterior. 

Esse ponto é importante para que os gestores saibam quanto tempo sua equipe terá que se dedicar ao treinamento e, desta forma, adaptar as jornadas de trabalho. 


Russel Serviços possui os melhores profissionais para varejo através da terceirização. Nosso atendimento é feito de forma 100% online e nos comprometemos a entregar o profissional em apenas 48 HORAS!

Não perca mais tempo e entre em contato pelo e-mail contato@russelservico.com.br para mais informações sobre serviços e orçamentos!

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *