Toda instituição deve priorizar o trabalho seguro, pois apenas dessa maneira será possível reduzir acidentes e evitar problemas judiciais.

Em todos os setores da organização devem ser aplicadas as medidas de segurança do trabalho.

Nós da Russel Serviços vamos te apresentar 5 dicas com o objetivo de diminuir acidentes de trabalho dentro e fora da sua empresa.

Boa leitura!

Leia mais: 5 Dicas de segurança importantes para serviços de serralheria e operadores de policorte

1. Invista em treinamentos

É importante oferecer treinamentos aos funcionários antes de eles começarem a exercer suas atividades e durante todo o tempo em que estiverem na empresa. Esses treinamentos têm o objetivo de preparar o profissional adequadamente para exercer sua função, especialmente se ela envolver grandes riscos.

O trabalhador precisa saber usar corretamente os equipamentos à sua disposição, fazer uso das medidas de segurança e evitar ao máximo as situações que causam acidentes de trabalho.

É importante também que ela saiba como agir em caso de acidentes, fazendo uso de kits de primeiros socorros, tomando as ações necessárias e evitando aquelas que podem agravar a situação.

2. Incentive a utilização dos EPI

Uma das coisas que deve ser bastante realçada nos cursos de treinamento é a necessidade de usar os equipamentos de proteção individual (EPI). A empresa deve deixá-los à disposição dos empregados e eles devem se conscientizar da importância de usar esses equipamentos sempre que estiverem trabalhando. Uma boa maneira é fazer workshops semanais com os colaboradores para falar a respeito da importância do uso dos EPI’S.

Os EPI variam de acordo com a atividade desenvolvida, mas, de modo geral, envolvem:

  • óculos de proteção;
  • botas;
  • luvas;
  • roupas antichamas;
  • capacetes, etc.

3. Faça um diagnóstico de riscos

Segundo a norma regulamentadora nº 17 (nr17), o gestor precisa efetuar a Análise Ergonômica de Trabalho (AET). A análise pode considerar fatores como:

  • levantamento, transporte e descarregamento de materiais;
  • condições do ambiente;
  • forma como o trabalho é organizado;
  • equipamentos e móveis usados nos locais de trabalho.

Depois, é necessário fazer o laudo ergonômico. O objetivo desse planejamento é identificar condições que favorecem a ocorrência de acidentes, realizar o monitoramento delas e modificá-las. Assim, o diagnóstico visa a aumentar a qualidade de vida do trabalhador, bem como a qualidade do ciclo produtivo e dos itens produzidos. Esse resultado só se torna possível depois que se alcança a estabilidade humana e técnica.

Ainda, a determina que se faça a Análise Preliminar de Risco (APR), medida que se propõe diminuir a possibilidade de acidentes de trabalho por meio da antecipação de riscos.

Leia mais: Confira dicas importantes para a gestão da qualidade em indústrias

4. Defina saídas de emergência

A empresa precisa contar com saídas de emergência, que devem estar sempre desbloqueadas. Os funcionários devem saber exatamente onde elas se localizam. Também é importante sinalizar essas saídas para facilitar o acesso nas situações de emergência. Neste caso, é importante fazer treinamentos com os funcionários, principalmente simulações de incêndio para caso haja algum problema, eles seguirem pelo caminho correto e seguro.

Leia mais: Saiba qual é a diferença entre implantação e treinamento

5. Sinalize as áreas de perigo

A sinalização preventiva contribui para diminuir o índice de acidentes de trabalho em qualquer empresa. Todos os lugares perigosos devem apresentar sinalização adequada, que deve ser facilmente compreendida por todos.

Entre essas áreas de risco, estão:

  • locais com eletricistas trabalhando;
  • ambientes muito fechados;
  • exposição de fios de eletricidade;
  • presença de buracos;
  • piso escorregadio ou molhado;
  • incidência de gases, entre outros.

A Russel Serviços possui os melhores profissionais para diversos segmentos através da terceirização. Nosso atendimento é feito de forma 100% online e nos comprometemos a entregar o profissional em apenas 48 HORAS!

Não perca mais tempo e entre em contato pelo e-mail contato@russelservico.com.br para mais informações sobre serviços e orçamentos!

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *