Como utilizar trade marketing no varejo?
Você sabia que o shopper tem 52% das decisões de compra, sobre qual produto específico comprar em sua loja? E que, em 36% das vezes eles compram para satisfazer outras pessoas? A sua loja precisa estar atento a estes dados para que as ações de trade marketing sejam assertivas.
O quanto o shopper planeja suas compras ajuda a entender se essas ações devem ser feitas antes dele ir até a sua loja (no momento do planejamento), ou se elas devem ser realizadas dentro da sua loja.
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Caso seja um público que não planeja suas compras. Nesse caso, é necessário estimular as compras por impulso. Estes estudos são fundamentais para que a sua loja invista corretamente em ações de trade marketing, por exemplo, em ações pré-store ou in-store. Mas antes, vamos entender o que é pré-store e in-store:
O que são ações pré-store e in-store
Pré-store: são as ações que acontecem fora da loja, com o intuito de engajamento com a marca. Como por exemplo: propagandas, preferência da família, recomendações de amigos, redes sociais, entre outros.
In-store: são as ações que acontecem dentro da loja, muito atreladas a compras por impulso. Devem contemplar: estratégias de precificação, promoções, demonstração de produtos, pontos extras, embalagem e exposição do produto. Em pesquisa da Nielsen, “17% das compras são feitas por impulso, enquanto que 22% das vezes o shopper já sabia que precisava do produto, mas lembrou-se apenas no ponto de venda”.
Por isso, as estratégias de trade marketing para sua loja devem estar alinhadas com as necessidades do shopper, pois se a sua loja compreender quais são estes produtos, poderá ajustar as ações de trade e torná-las assertivas para o público comprador.
Aqui vai uma dica: a importância de se ter clareza no PDV. Quanto melhor for o acesso aos produtos, melhor a taxa de conversão em compras. Então, lembre-se: mantenha o PDV sempre organizado, com exposição estratégica dos produtos, indicação dos corredores, preço correto, ofertas corretas e com um bom anúncio.
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Análises na loja
Você pode começar a fazer algumas análises em sua loja:
- Quem são os seus shoppers e quem são os seus consumidores?
- Como atrair shoppers e consumidores?
- Fez promoções? Quantos produtos foram vendidos?
- Qual o dia em que tiveram mais vendas? Qual o lucro?
- Tem produtos com menor giro? Identifique-os e faça ações para melhorar as vendas. Ofereça descontos, promoções e uma exposição mais estratégica, por exemplo.
As ações de trade marketing para o varejo requerem planejamento e análises de performance, por isso, utilizar a tecnologia a favor do seu negócio irá ajudá-lo a identificar alguns destes pontos. Resumindo, todos os gatilhos utilizados para levar o shopper a compra de um produto, devem ser analisados.
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