De todas as ações existentes para alavancar a sua marca, uma delas está nas estratégias de marketing. Sem elas, você não terá visibilidade eficaz para poder estar sempre em evidência no mercado.

O trade marketing complementa essa parte, pois está focado diretamente em estimular o consumo de produtos nos infinitos canais de distribuição dentro do atacado e varejo.

Portanto, separamos neste artigo 4 dicas fundamentais para você acertar na estratégia de trade marketing do seu negócio. Confira!

1 – Fortalecimento da marca

Um dos objetivos mais importantes dentro do trade marketing está no fortalecimento da marca/produto dentro do canal de distribuição. Vale lembrar que, neste caso, tudo que envolve a empresa faz parte desse tópico, por isso é importante avaliar não só a publicidade como também o relacionamento com o público, excelência no atendimento, atenção no pós-venda bem como embalagem, cores e tamanhos.

Para que a marca seja ainda mais fortalecida nos canais de venda, é necessário observar detalhes como:

  • Presença do produto para que o público-alvo reconheça;
  • Inovação na apresentação;
  • Exposição diferenciada no ponto de venda;
  • Espaço dividido entre os concorrentes;
  • Ações de campanha: explorar as gôndolas com um marketing chamativo, distribuir amostras grátis e pensar em estratégias que despertem a atenção do consumidor.

Leia mais: Como elevar as ações do trade marketing do seu negócio

2 – Vender mais

O trade marketing é fundamental na soma do gestor da marca e o canal de distribuição, pois ele chega para solucionar a lucratividade de ambos. O empresário ou dono da marca precisa que seu produto esteja em notoriedade e alcance um maior volume de vendas, que gere não apenas capital para investir como aumente a produção e lucro de ambos.

3 – Público-alvo definido

A percepção deste público-alvo será fundamental neste processo. Para ele se tornar fiel à sua marca, é importante você cativá-lo a ponto de garantir o retorno do consumidor para buscar sua marca em todos os canais. Portanto, invista em uma divulgação ampla e chamativa, conforme citamos acima.

4 – Domínio de mercado

Tenha uma boa relação com os varejistas que estão à frente e são a vitrine do seu produto. Lembre-se que construir esse relacionamento leva tempo, dedicação e muita troca com o seu shopper.

Uma dica importante é saber se os canais de distribuição escolhidos estão alinhados à essência da marca/empresa, caso contrário essa prática não trará resultado. Um exemplo: você não vai ver produtos de beleza dentro de um freeshop de cervejas artesanais, não é? Portanto, deve fazer sentido também o perfil do expositor.

Leia também: Confira 7 KPIs de trade marketing essenciais para o seu negócio


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