É errônea a afirmação de que uma empresa precisa escolher entre o sucesso e a responsabilidade ambiental.

Para provar isso, o ESG está sendo amplamente discutido e implementado nas empresas pelo mundo inteiro.

A Russel Serviços vai te contar o que é ESG e sua grande importância para o desenvolvimento da sua empresa.

Boa leitura!

Leia mais: 4 motivos para terceirizar o setor de marketing digital da sua empresa

O que significa ESG?

ESG nada mais é do que um acrônimo em inglês para “Environmental, Social and Governance” ou em português, “Ambiental, Social e Governança”.

Esses três pilares são utilizados para medir o quanto a empresa faz para minimizar os impactos ambientais, contribuir para as causas sociais e também manter os melhores processos de administração.

Origem da sigla ESG

A sigla ESG surgiu pela primeira vez em um relatório de 2005 intitulado “Who Cares Wins” (“Ganha quem se importa”, em tradução livre), resultado de uma iniciativa liderada pela Organização das Nações Unidas.

Nesta época, 20 instituições financeiras de 9 países diferentes, incluindo do Brasil, se reuniram para desenvolver diretrizes e recomendações sobre como incluir questões ambientais, sociais e de governança na gestão de ativos, serviços de corretagem de títulos e pesquisas relacionadas ao tema.

A conclusão do relatório foi que a incorporação desses fatores no mercado financeiro gerava mercados mais sustentáveis e melhores resultados para a sociedade.

Leia mais: Você sabe o que significa o termo Compliance?

Pilares

E – Environmental (Ambiental)

A letra E trata-se de questões ambientais, ou seja, do quanto a empresa faz para minimizar seus impactos em temas como: aquecimento global, poluição do ar e da água, biodiversidade, desmatamento, eficiência energética e muitos outros itens.

S – Social (Social)

Já a letra S, trata sobre como a empresa lida com todas as pessoas que fazem parte dos seus processos, além de mensurar como a organização lida com temas como: diversidade da equipe, proteção de dados e privacidade, engajamento dos colaboradores, relacionamento com a comunidade e outros fatores.

G – Governance (Governança)

Temos, para finalizar a sigla, a letra G, que diz sobre como a empresa lida com os temas administrativos como: composição do conselho, estrutura do comitê de auditoria, conduta corporativa, relação com entidades do governo e políticos, existência de um canal de denúncia e outros itens.

Leia mais: Saiba a relevância da limpeza e organização na imagem e rendimento do seu negócio

A importância do ESG nas empresas

O interesse das pessoas em questões ambientais, administrativas e culturais das empresas vem crescendo cada vez mais nos últimos tempos.

Por essa razão, é fundamental que as empresas estejam totalmente atentas a essas questões, além de serem transparentes sobre suas posturas frente a esses cenários.

Mas o conceito ESG não influencia apenas em como o público vê sua empresa; os pilares de ESG estão sendo levados em consideração em possíveis investimentos e novos negócios, afinal, ninguém quer se atrelar a uma empresa que não leva essas questões a sério.


A Russel Serviços possui os melhores profissionais para diversos segmentos através da terceirização. Nosso atendimento é feito de forma 100% online e nos comprometemos a entregar o profissional em apenas 48 HORAS!

Não perca mais tempo e entre em contato pelo e-mail contato@russelservico.com.br para mais informações sobre serviços e orçamentos!

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *