O sucesso de um negócio depende de diversos fatores, mas não podemos nos esquecer de um crucial para o desenvolvimento e longevidade da sua empresa: a satisfação do colaborador. Uma equipe engajada e motivada é essencial. Para isso, a empresa precisa ter uma boa gestão de pessoas e promover um ambiente de trabalho agradável para todos.

É possível observar o clima organizacional pelo comportamento dos funcionários. Por exemplo, se durante a jornada de trabalho o colaborador faz diversos intervalos com grandes pausas e não vê a hora do expediente terminar, você precisa ficar em alerta, isso é perigoso.

Outro indício de que as coisas não andam bem é quando você percebe que os funcionários estão se preparando para ir embora 30 minutos antes de acabar o dia de trabalho.

Diante desta questão, os gestores possuem o dever de pensar em estratégias para fortalecer o clima corporativo. Isto é, buscar entender o que motiva estes comportamentos.

Sua equipe pode estar insatisfeita com a remuneração, sobrecarga de trabalho, não ser ouvido ou até mesmo estar interessada em um modelo híbrido de trabalho.

É possível listar diversas variáveis para um bom clima organizacional, o que evidencia a complexidade do assunto.

A Russel Serviços preparou 5 dicas de ouro sobre como tornar o ambiente de trabalho mais agradável!

Boa leitura!

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1. Comunicação interna

Para deixar claro os objetivos, apresentar metas, incentivar os colaboradores, as empresas podem recorrer a comunicação interna.

Essa comunicação, muitas vezes feita por meio de campanhas e informativos, tem como intuito manter todos os funcionários informados e deixá-los unidos em um objetivo.

Esse é um comportamento não usual para muitas empresas, mas somente com uma comunicação pensada ao público interno é possível tornar os processos mais transparentes e, consequentemente, reter e atrair novos talentos.

A comunicação interna é também uma grande aliada da gestão de pessoas, pois seu papel é muito mais amplo do que o ato de enviar e-mails informativos ou comunicados.

A comunicação interna, em suma, institui estratégias de comunicação, sendo um veículo de fala e escuta da empresa.

Para fazer uma comunicação interna, a empresa pode utilizar canais como o e-mail corporativo ou até mesmo um mural de avisos.

2. Local divertido

Foi o Google, Facebook ou em âmbito nacional, a Stone, que levaram essa prática para o estado da arte.

Estas empresas observaram que os colaboradores se dedicavam mais em um ambiente divertido, com pequenas pausas para relaxar e com a opção de trabalhar a céu aberto. 

Deste modo, transformaram os escritórios em locais adaptados para seus funcionários, e o ambiente “cool” ganhou a atenção do mundo.

Locais organizados, divertidos e que inspiram a criatividade têm a capacidade quase mágica de fazer com que os funcionários se dediquem muito mais de forma saudável.

Por isso, pensar em cores do local, disposição das mobílias e que tipos de infraestrutura terá nos escritórios, é aproveite esse “truque” ao seu favor!

Deixando claro que sua empresa não precisa ser idêntica às citadas, mas pequenas modificações podem transformar seu escritório em um ambiente muito mais aconchegante e inspirador.

Um móvel mal escolhido, por exemplo, pode não só causar poluição visual, como também influenciar na postura e ergonomia dos funcionários que o utilizam. 

Por exemplo, uma cadeira do seu escritório. Quando não é confortável, pode causar alguns problemas, como problemas de coluna, falta de conforto, entre outros.

A iluminação também é outro aspecto importante, pois um ambiente mal iluminado ou com iluminação excessiva pode gerar problemas de visão, nervosismo e baixa produtividade. 

Desta forma, analisar a luz adequada para cada ambiente não é nada complicado, mas requer atenção, uma vez que até a própria cor da parede pode influenciar diretamente o comportamento das pessoas. 

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3. Estimular a integração entre as pessoas

Por mais profissional que você seja, temos certeza de que pode citar um colega de trabalho que virou um amigo, alguém com quem teria contato mesmo fora do horário comercial.

Essas conexões emocionais podem ser determinantes para a decisão de um funcionário permanecer por mais tempo em sua empresa.

Por vezes, mesmo com um salário mais alto e uma proposta de crescimento promissora, colaboradores buscam continuar em negócios nos quais se sentem acolhidos e cultivaram boas relações.

Estimular a integração dos funcionários, nesse sentido, é uma grande estratégia para manter sua equipe unida.

Além disso, são as pessoas que fazem a empresa existir, e, por isso, uma boa relação entre elas é a chave para um clima organizacional livre de crises.

4. Plano de Carreira

É muito importante para qualquer profissional visualizar para onde ele está indo e saber se está no caminho certo.

É exatamente por isso que um dos principais diferenciais das grandes empresas é o chamado “plano de carreira”.

Isso não quer dizer que todas as empresas precisam entregar um plano concreto de carreira. O importante é que os colaboradores estejam cientes de como podem crescer dentro da corporação.

Desse jeito, a carga de trabalho e de responsabilidades ganham significado e os funcionários conseguirão ver um propósito nas ações que estão realizando.

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5. Promover cursos e workshops

Sem dúvidas, esta é uma das ideias mais geniais para empresas que desejam atrair profissionais altamente rentáveis e promissores.

Promover cursos e workshops demonstram investimento no crescimento profissional de seus colaboradores e todos estão em busca de trabalhar em um lugar que os valorizem.

Muitas vezes, nem mesmo boas propostas financeiras se sobrepõem à oferta de treinamentos que a empresa oferece para o desenvolvimento contínuo.

As pessoas preferem trabalhar em um lugar onde ganham menos, mas crescem profissionalmente do que em um lugar que pague um bom salário, mas que deixe suas carreiras estagnadas.

Ao investir em formação e desenvolvimento, a empresa só tem a ganhar, pois contará com profissionais mais comprometidos, mais estimulados e bem treinados.

Infelizmente, muitos acham que investir na educação de seus colaboradores é uma forma de “treiná-los para o mercado” e acabam perdendo a grande oportunidade de formar funcionários altamente produtivos.

Isso impacta diretamente na oferta de produtos e serviços e perspectivas de crescimento, uma vez que não há equipe especializada para realizar grandes passos.


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