Definição de compliance:
Originada do inglês “to comply”, compliance significa estar em conformidade, agir de acordo com as normas, leis, diretrizes ou políticas internas e externas. A ideia do compliance é a de proporcionar segurança minimizando os riscos das instituições e empresas, garantindo o cumprimento destas normas, leis, diretrizes ou políticas estabelecidas. O compliance zela pela transparência e boas práticas das relações entre clientes e fornecedores, preservando sempre a seriedade nas relações.
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Qual a importância do compliance?
Uma empresa em compliance estratégico é por si só uma estratégia fundamental de negócios. Significa que existe transparência e um alto grau de maturidade de gestão. Estar em compliance mostra que os gestores e equipes dominam os processos e procedimentos, implementados e executados com efetiva conformidade política, comercial, trabalhista, contratual e comportamental.
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Não estar em compliance significa estar correndo grandes riscos prescindivelmente, que podem levar a perdas financeiras, patrimoniais, de mercado, etc. Gestão de riscos e compliance estão diretamente ligados.
É preciso refletir e mudar a gestão, ajustar a forma como as informações da empresa são tratadas e como as pessoas se comportam no dia a dia, visando alcançar nível de excelência em compliance independentemente do segmento de atuação e do tamanho da empresa.
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Quais as vantagens?
Ter uma área de compliance na empresa traz diversos benefícios. Abaixo estão alguns deles:
- Vantagem competitiva em relação à concorrência;
- Atração de investidores e investimentos;
- Identificação de riscos e prevenção de problemas;
- Ganho de credibilidade;
- Conquista de qualidade, ética e segurança;
- Melhoria da eficiência e qualidade dos serviços/produtos;
- Consolidação de uma cultura organizacional;
- Sustentabilidade;
- Correção efetiva de não-conformidades.
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