Com os serviços de entrega se tornando cada vez mais tendências em bares e restaurantes, é comum que surjam dúvidas a respeito dos diferentes tipos de serviços. Além do delivery, o seu estabelecimento pode optar por drive-thru e take away.

Entretanto, é preciso saber suas vantagens e desvantagens, além de ter a certeza de qual se encaixa mais com seu modelo de negócio. Neste artigo você vai conhecer a diferença entre delivery, drive-thru e take away.

Acompanhe!

1. Take away

O take away é a melhor alternativa para os donos de negócios pequenos, como lugares que vendem lanches, cachorros-quentes ou bolos, e que não possuem um espaço físico fixo, ou seja, geralmente são feitos na cozinha de casa.

Como funciona? O cliente faz o pedido, que pode ser por telefone ou WhatsApp, e a entrega é feita, normalmente, em um balcão específico. A comida é consumida em outro local. Para isso, é necessário embalagens de viagens e uma pessoa que faça a separação e rotulagem, assim tudo fica organizadinho e sem erros na hora da entrega.

Como o cliente vai até o local para retirar, esse serviço sai mais em conta para o dono no negócio, já que não precisa de motoboy. Porém, é preciso que o preparo seja mais rápido que o de delivery, já que o cliente está no local aguardando – ou pelo menos que seja combinado um horário aproximado para a retirada do produto.

2. Delivery

Esse serviço de entrega já era comum antes da pandemia e acabou se popularizando ainda mais durante a quarentena. O pedido é feito remotamente, por aplicativos, mensagens no WhatsApp ou telefone, e a entrega é feita, geralmente por motoboys, até o local em que o cliente está. Nesse caso, é cobrada uma taxa de entrega do cliente.

Leia mais: Saiba o que você deve avaliar ao contratar um motoboy para o delivery do seu restaurante

Assim como no take away, o delivery precisa de embalagens de viagens e de algum funcionário que fique na parte da separação e rotulagem de produtos para que não haja confusão nos pedidos. O pagamento pode ser feito tanto no próprio aplicativo, quanto no ato da entrega. Lembrando que os aplicativos podem ser terceirizados – como iFood, UberEat, entre outros – ou por um software próprio do restaurante.

O delivery é uma maneira bem interessante de ampliar a região que seu negócio atende e conquistar clientes espalhados pela cidade que, antes, estariam restritos próximos a seu local.

3. Drive-Thru

É bem grande a diferença entre delivery e drive-thru. O segundo é um serviço muito comum em redes de fast food, no qual o cliente vai até com o veículo e, sem sair dele, faz e retira o pedido para levar embora. Geralmente o local tem um espaço para que os carros possam ficar em fila, enquanto um funcionário fica disponível para anotar e entregar os pedidos. Portanto, essa opção precisa de um investimento logístico, o que dificulta para negócios caseiros, por exemplo.

Nesse estilo de atendimento, é preciso uma equipe rápida e preparada, para não ficar uma fila enorme de veículos. No entanto, é uma ótima alternativa para a sua empresa não ficar parada durante a fase vermelha da quarentena, no qual bares e restaurantes são proibidos de deixar que clientes consumam no local.

Leia mais: Conheça mais sobre o sistema de drive-thru e aprenda a montar um para o seu restaurante

Além disso, o drive-thru é econômico para o dono do negócio, já que o cliente vai até o local fazer o pedido, portanto, há menor margem de erros. Além, claro, de poupar com as taxas do delivery.


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