As novas ferramentas no mundo da tecnologia possibilitaram um grande avanço para a infraestrutura de TI das empresas. Opções de armazenamento, inteligência artificial, dispositivos e aplicativos fornecem diariamente boas oportunidades para as corporações.
Assim, o setor de TI das empresas teve de se reestruturar, os profissionais da área também. Não há mais espaço para elencar uma única tarefa como prioridade ou mais importante. É fundamental que o conhecimento dessa equipe atinja todas as subáreas de TI.
E como começar? Para te ajudar nessa tarefa, elaboramos um manual completo com tudo o que você precisa saber para dar os primeiros passos em infraestrutura de TI no seu negócio. Continue a leitura a seguir e confira!
O que é infraestrutura de TI?
A infraestrutura de TI envolve todos os componentes combinados necessários para a operação e a gestão dos serviços e ambientes de TI da empresa.
Tal infraestrutura pode funcionar de forma remota (na nuvem) ou de forma tradicional, nas instalações da organização. Além disso, a infraestrutura de TI não inclui pessoas, processos e documentos.
Para entender melhor, fizemos uma lista dos principais itens que compõem essa infraestrutura:
- Dispositivos: desktop, notebook, tablet, etc;
- Servidor: e-mail, banco de dados, armazenagem e backup;
- Rede: internet, roteador, switch, cabeamento, ponto de rede, firewall, Wi-Fi;
- Impressoras: jato a tinta, laser, multifuncional e scanner;
- Telefonia: linha telefônica, cabeamento, aparelhos e VoIP.
Alguns itens podem ser específicos de empresa para empresa, em relação ao porte de seus servidores, necessidade de impressões, nobreaks, entre outros.
O sistema operacional de TI existe para oferecer soluções para a empresa em suas demandas tecnológicas, ou seja, para executar todos os processos no ambiente virtual e de rede do negócio. Portanto, ao montar a infraestrutura de TI da empresa, é necessário de fato compreender o que a empresa de fato precisa para operar, em atenção às demandas e o bom funcionamento da mesma.
Componentes da infraestrutura de TI
Vamos falar agora sobre alguns componente que fazem parte da infraestrutura de TI de uma empresa:
Hardware
O hardware abriga os recursos tangíveis: servidores, datacenters, computadores pessoais, roteadores, switches e outros dispositivos necessários para o setor de TI. As instalações responsáveis por acomodar, resfriar e fornecer a energia necessária para os servidores também fazem parte do hardware na composição da infraestrutura de TI.
Software
O software refere-se aos elementos intangíveis, ou seja, as aplicações e sistemas usados nas operações da empresa, como os servidores, gerenciamento de armazenamento e conteúdo, e sistemas operacionais. Também é tarefa do sistema operacional o gerenciamento do hardware (recursos físicos) com o software (recursos imateriais) para a plena execução das atividades relacionadas à infraestrutura de TI.
Redes
Como o próprio nome diz, a rede é o componente responsável por interligar todos os outros, possibilitando o acesso, comunicação e gerenciamento das operações da empresa.
É por meio da rede também que os ambientes internos e externos se conectam. A rede é formada pela ligação e ativação do software (serviços, internet, firewalls e demais sistemas de segurança) e hardware (instalações, equipamentos, cabeamento, switches, roteadores e servidores).
Tipos de infraestrutura de TI
A infraestrutura de TI pode ser desenvolvida em alguns formatos. Do formato escolhido, dependerão todos os componentes utilizados em sua montagem e performance, ou seja, cada item influenciará diretamente na eficácia dos resultados.
Portanto, ela pode ser desenvolvida em três tipos fundamentais, listados abaixo:
Infraestrutura de TI tradicional
No modelo tradicional, a infraestrutura de TI funciona nas instalações da própria empresa. Logo, é nesse ambiente que ocorre o gerenciamento de todos os componentes e dispositivos. Atualmente, esse formato tem sido deixado um pouco de lado, por ser considerado mais caro de executar, devido aos custos para o seu desenvolvimento: espaço físico, eletricidade, cabeamento, e investimentos pesados em hardware.
Infraestrutura de TI na nuvem
A nuvem é uma infraestrutura que compõe os recursos necessários para a cloud computing, solução remota e amplamente utilizada atualmente. O sistema em nuvem pode ser gerenciado de forma pública, privada ou híbrida. O público é feito alugando a infraestrutura de um provedor. O privado usa recursos próprios da empresa.
Há a possibilidade também de incorporar o gerenciamento das cargas de trabalho, em várias nuvens, criando então, uma nuvem híbrida.
Hiperconvergente
A infraestrutura hiperconvergente permite que todos os recursos de computação e armazenamento de dados sejam gerenciados por uma única plataforma. Esse formato possibilita que as demandas se tornem de mais alto nível, já que as equipes podem ficar concentradas em um único local.
Quem cuida da infraestrutura de TI nas empresas?
O suporte técnico é responsável pela infraestrutura de TI nas empresas. Todas as demandas diárias são solucionadas por essa equipe, que deve prezar por um atendimento adequado e ágil.
Os problemas podem ser simples, desde problemas de conexão e computadores travados até a queda de sistemas. É o suporte técnico que realiza os reparos dos defeitos dos componentes ou a substituição desses, caso necessário.Porém, vale destacar que o principal objetivo do suporte técnico é desenvolver ações que previnam esses problemas, sobretudo danos mais graves, tornando a infraestrutura mais segura.
Por isso, muitos gestores optam por terceirizar a equipe de suporte técnico através de empresas especializadas, tornando esse processo mais profissional, seguro, estratégico e barato.
Como otimizar sua infraestrutura de TI?
Se você possui uma infraestrutura de TI e sente que o departamento “parou no tempo” ou precisa melhorar sua performance, disponibilizamos algumas dicas que podem otimizar esse departamento e te ajudar a organizar a casa.
1. Avalie o que sua empresa tem
Às vezes, os recursos já estão à mão, apenas estão sendo mal utilizados. Por isso, o primeiro passo para organizar sua TI é analisar a infraestrutura que a empresa tem atualmente, os recursos disponíveis e os custos gerados. Alguns pontos são fundamentais, por exemplo:
- Softwares e hardwares utilizados no momento;
- Necessidade de substituição de equipamento;
- Desempenho de rede;
- Mau funcionamento.
2. Utilize cabeamento estruturado
O cabeamento, infelizmente, ainda é um processo negligenciado quando falamos em infraestrutura de TI, por seu teor de simplicidade. Porém, investir no cabeamento estruturado, que é um método padronizado de disposição de redes, garante melhor performance dos equipamentos, além de unificação, flexibilidade e adaptação às mudanças.
3. Documente os processos
Toda boa organização possui um padrão de documentação, e na infraestrutura de TI não pode ser diferente. O processo de documentação traz inúmeros benefícios, como:
- Gestão facilitada;
- Integração;
- Alinhamento das informações;
- Normas adequadas às demandas.
Portanto, ter uma infraestrutura de TI organizada é fundamental para o sucesso da empresa, já que o setor de TI tem se mostrado cada vez mais importante no aproveitamento de recursos e alinhamento de estratégias da organização.
4. Conte com a ajuda de uma empresa especializada
Como já citamos anteriormente, trabalhar em conjunto com uma empresa especializada terceirização pode ser uma boa estratégia, já que isso trará mais tranquilidade para a sua empresa, enquanto a equipe terceirizada cuidará de todo o processo.
A Russel Serviços possui os melhores profissionais para diversos segmentos através da terceirização. Nosso atendimento é feito de forma 100% online e nos comprometemos a entregar o profissional em apenas 48 HORAS!
Para visualizar nossa lista de profissionais da área de TI, clique aqui.
Não perca mais tempo e entre em contato pelo e-mail contato@russelservico.com.br para mais informações sobre serviços e orçamentos!
Republished by Blog Post Promoter
benefícios ti desenvolvimento ti dicas TI importância ti infraestrutura ti segurança ti serviços ti tecnologia tecnologia da informação terceirização TI