A comunicação interna é um fator fundamental em qualquer empresa. Investir em uma boa comunicação elimina ruídos e passa informações claras a respeito do negócio. Por isso, a integração do RH com outros setores é importante para o compreendimento das novidades e processos.

Pensando nisso, neste artigo você vai ficar por dentro dos 5 passos para integrar o departamento de RH com outros setores da empresa.

Acompanhe!

1. Elimine ruídos na comunicação

Para que todos tenham o mesmo entendimento do que vem acontecendo na empresa, é preciso que se estabeleça canais de comunicação efetivos e acessíveis a todos os colaboradores. Isso evita que aconteçam os ruídos na comunicação, ou seja, que as informações não sejam passadas da forma correta a quem interessa.

Além disso, ao eliminar os ruídos, as empresas se tornam mais transparentes com seus colaboradores. Dessa forma, todos passam a saber o que acontece dentro da companhia, de maneira clara e objetiva, evitando interpretações equivocadas sobre algum assunto.

Leia mais: Saiba 7 benefícios de uma boa comunicação interna

2. Implemente estratégias de endomarketing

Em busca de evitar tais ruídos na comunicação, é possível que se invista em estratégias de endomarketing. Elas ajudam os gestores a levar as informações aos colaboradores sobre tudo que acontece no negócio.

O departamento de RH pode investir em assuntos de interesse de todos, por meio de jornais institucionais, murais e panfletos, por exemplo. Tudo para que se evite as falhas comunicacionais.

3. Defina metas

Definir metas são objetivos que devem fazer parte de qualquer empresa que deseja prosperar. Entretanto, é preciso saber alcançá-las da forma correta e evitar desavenças entre os setores.

Para isso, busque designar metas que devem ser cumpridas em conjunto por todos os setores. Isso vai fazer com que se estimule o trabalho em equipe. Para tornar o ambiente ainda mais agradável, é possível que o gestor ofereça recompensas para todos que trabalharam para atingir as metas, independentemente do resultado. Isso vai fazer com que a equipe se sinta mais engajada e produtiva com o trabalho.

4. Utilize a tecnologia

Uma opção de integrar o departamento de RH com os outros setores é usar a tecnologia a favor dos funcionários e da organização. Isso é possível por meio dos softwares de gestão que automatizam processos e centralizam informações.

Além disso, os softwares ajudam na realização de treinamentos com os funcionários e executam processo de recrutamento e seleção dos novos colaboradores. Por isso que é imprescindível que utilize a tecnologia a favor dos processos organizacionais.

Leia mais: RH: conheça as 6 principais ferramentas tecnológicas para o setor

5. Realize reuniões

Já sabemos que reuniões são importantes para o departamento de RH e as outras áreas, mas já pensou em integrar os outros setores na mesma reunião? Isso é uma ideia que dá muito certo se for feita da forma correta.

Para que se tenha reuniões produtivas, é preciso analisar três pontos:

  • pauta — é preciso saber qual o assunto que deve ser tratado na reunião para que não perca o foco do que realmente precisar ser debatido;
  • tempo — todos têm atividades para desempenhar na empresa e têm uma agenda com muitos compromissos, por isso, é preciso estabelecer a duração exata da reunião;
  • plano de ação — faz com que os colaboradores saiam da reunião com algum resultado ou meta para ser alcançada.

6. Conte com a ajuda dos colaboradores

Já ouviu falar em pontos de contato? Eles ajudam muito na comunicação de uma empresa. O que acontece é o seguinte: em grandes organizações, muitos setores não conseguem ter um diálogo entre colaboradores de áreas diferentes, devido à grande quantidade de funcionários. Mas é aí que vem a ajuda dos colaboradores.

Os pontos de contato acontece quando se escolhe uma pessoa de cada setor para servir como referência para os funcionários de outros departamentos. Dessa forma, se o setor de RH precisar falar com alguém do administrativo, por exemplo, ele saberá qual colaborador precisa procurar. A partir disso, ele fica responsável por passar a informação dentro do próprio setor e, em seguida, dar a resposta ao colega.


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