Vivemos em uma era onde a tecnologia vem se desenvolvendo constantemente. Portanto, surgem novas tendências no mercado. Essa transformação passa por todos os setores de uma empresa, inclusive o de Recursos Humanos.

Nem sempre é fácil se adaptar aos novos softwares, principalmente pelo fator financeiro e técnico, mas é de grande importância buscar as melhores formas para modernizar o quanto antes o seu setor. Por esse motivo, troxemos neste artigo 6 dicas para modernizar o RH da sua empresa.

Confira!

1. Use dados para criar um negócio melhor

Um departamento de RH está repleto de estatísticas de funcionários e precisa analisá-las em relação ao negócio E esses dados podem ser usados para auxiliar nas decisões de toda a empresa – sendo muito úteis para os gerentes e ajudando a planejar estratégias eficazes para maximizar o desempenho das pessoas da organização.

Além disso, veja além do departamento de RH da sua empresa. Observe o que outras empresas estão fazendo com suas práticas de RH. Identifique o que as empresas com departamentos de RH de sucesso estão fazendo agora – e por que. É a partir das pessoas que qualquer organização executa e cria suas estratégias.

2. Modernize suas táticas de recrutamento

Não basta esperar que o talento apareça quando necessário. Um departamento de RH proativo constantemente faz campanhas para pessoas talentosas e através de seus gestores cria ambientes acolhedores pra recebê-las e encantá-las. Dessa forma, quando uma vaga é aberta, já existe um pool de candidatos qualificados.

Para isso, é possível explorar todas as ferramentas digitais que estão à disposição – tanto para encontrar talentos quanto para ser encontrados por eles. Isso pode ser colocado em prática com estratégias simples, como aproveitar as mídias sociais para atrair talentos, ou com estratégias mais avançadas, como explorar as tecnologias de Inteligência Artificial para encontrar os talentos ideais.

3. Automatize para aumentar a produtividade

Se o seu departamento ainda depende muito de processos manuais baseados em papel, é hora de recorrer à tecnologia, incorporando automação e autoatendimento para aliviar a pressão sobre sua equipe.

Por exemplo, a introdução de uma simples base de informações on-line seria um bom ponto de partida, para ajudar os funcionários a encontrar suas próprias respostas para as perguntas mais frequentes. Automatizar solicitações de folga e permitir que os funcionários atualizem seus próprios dados pessoais reduziria ainda mais o tempo de administração. A descentralização da gestão das pessoas gera mais agilidade e faz com que um ambiente de confiança se estabeleça.

O conceito de automação certamente não é novo, mas muitos departamentos de RH apenas arranharam a superfície em termos do que pode ser automatizado. A automação não está aqui para substituir o RH – ela simplesmente libera você para desempenhar um papel mais proativo e estratégico nos negócios e atender às crescentes expectativas.

Leia mais: Entenda como um RH humanizado pode aumentar a produtividade em sua empresa

4. Aproveite os dados dos funcionários

Vivemos na era do Big Data – e os departamentos de RH mais modernos e progressistas do mundo estão usando isso como vantagem competitiva.

Sempre haverá um lugar para intuição, empatia e percepção na gestão e o RH deve promover isso na sua estrutura, não apenas dentro do próprio RH, mas cada vez mais as empresas buscam apoiar as decisões de seu pessoal com fatos concretos.

Isso significa implementar soluções capazes de aproveitar os dados individuais e coletivos dos funcionários para revelar informações detalhadas sobre as tendências comportamentais da força de trabalho e compartilhá-las com os seus gestores imediatos para que as decisões tomadas tenham agilidade.

Por exemplo, as análises preditivas de hoje permitem calcular o risco de que os funcionários abandonem a sua empresa – usando a tecnologia de learning machine para analisar e identificar tendências no registro de funcionários que possam apontar para uma saída antecipada. Esse alerta precoce pode ser a diferença entre encantar seus talentos ou perdê-los.

5. Abrace o trabalho flexível

Graças às ferramentas de colaboração baseadas na nuvem, às instalações de videoconferência e aos dispositivos móveis cada vez mais sofisticados, nunca foi tão fácil trabalhar fora do escritório. Portanto, deixar que os funcionários trabalhem em home office pode ser uma forma inteligente de modernizar as relações de trabalho da sua empresa.

A tendência para o trabalho flexível (em que os funcionários trabalham pelo menos parte de sua semana em casa) parece aumentar cada vez mais. E para modernizar as equipes, você deve estar na vanguarda de abraçar essa mudança.

6. Explore a tecnologia para promover treinamentos eficientes

As organizações que prosperarão no ambiente de negócios em rápida mudança de hoje serão aquelas que adaptam seus processos e práticas de negócios – preparando seus funcionários para navegar pelas complexidades do mercado. Levando isso em conta, a capacitação dos funcionários deve estar no centro dessa evolução.

A boa notícia é que promover programas de treinamento eficientes está cada vez mais simples e eficiente. Basta saber explorar a tecnologia.

Leia mais: RH: conheça as 6 principais ferramentas tecnológicas para o setor


Russel Serviços possui os melhores profissionais para diversos segmentos através da terceirização. Nosso atendimento é feito de forma 100% online e nos comprometemos a entregar o profissional em apenas 48 HORAS!

Não perca mais tempo e entre em contato pelo e-mail contato@russelservico.com.br para mais informações sobre serviços e orçamentos!

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *