Para um evento ser bem-sucedido, ele deve ser construído de forma organizada em todos os setores. Tanto em eventos menores, como em congressos e até grandes festas, é necessária a preocupação com a limpeza do ambiente e manutenção do evento.
Portanto, trouxemos neste artigo dicas para a limpeza antes e depois de eventos.
Acompanhe!
Limpeza de eventos: antes
1 – Tenha uma equipe completa
Sua equipe de limpeza para eventos deve sempre estar completa. Um único colaborador faltando pode colocar em risco toda a operação.
Calcule o número de funcionários necessários para a limpeza de acordo com o porte do local e a quantidade de convidados.
No geral, o recomendado é uma pessoa a cada 600 m².
2 – Divida os setores
A equipe deve ser dividida por setores para facilitar a cobertura da área como um todo.
Assim, as tarefas ficam bem divididas e o trabalho será mais eficiente.
Lembre-se que banheiros e cozinhas precisam de mais pessoas para dar conta do serviço.
3 – Certifique-se de ter todo o material necessário
Antes mesmo da realização do evento, verifique se você tem todo o material de limpeza que vai precisar.
Na limpeza de eventos, você não terá tempo para buscar reposição de materiais, especialmente se o evento for durante a noite.
Esteja preparado para o planejado e também para eventuais imprevistos.
Leia mais: Conheça 4 maneiras da sua empresa reduzir gastos com produtos de limpeza
4 – Avalie onde comprar seu material
Depois de determinar quanto material você precisará, avalie suas opções de fornecedores.
Para a limpeza de eventos, o mais importante é a disponibilidade, e não o preço.
Mesmo assim, ainda é possível pesquisar para encontrar bons preços e pronta entrega.
Leia mais: Como organizar o setor de limpeza da sua empresa em 5 passos
5 – Considere uma equipe profissional
Todos os passos anteriores podem ser resumidos na contratação de uma equipe profissional de limpeza em eventos e feiras.
A empresa terceirizada ficará responsável pelo material, pelos colaboradores e pelas orientações mais importantes, ficando ao seu encargo somente a divisão do trabalho por setores.
Limpeza de eventos: durante
6 – Mantenha a organização e limpeza
Instrua a equipe a continuar recolhendo lixo de seus setores durante todo o evento.
Copos descartáveis, flyers, embalagens e outros objetos que não fazem parte do espaço devem ser prontamente identificados e recolhidos.
Assim, você mantém a sensação de limpeza para todos durante o evento.
7 – Mantenha as mesas organizadas
Na limpeza de eventos, quando uma mesa é liberada, ela deve ser organizada e disponibilizada para os próximos convidados.
Os garçons vão recolher os pratos, copos, talheres e guardanapos, mas a equipe de limpeza pode fazer o restante.
8 – Banheiros precisam de atenção redobrada
Oriente sua equipe a verificar os banheiros, pelo menos, a cada uma hora para a limpeza periódica.
A pior coisa para quem vai a um evento é encontrar um banheiro sujo, com mau cheiro, molhado ou sem papel.
Certifique-se de dar atenção especial aos banheiros.
Limpeza de eventos: após
9 – Recolha tudo das mesas
Todos os objetos deixados pelos convidados devem ser recolhidos das mesas após a finalização do evento.
Descartáveis e orgânicos devem ser colocados em seus respectivos destinos.
Eventuais objetos perdidos podem ficar em um setor de achados e perdidos do local, ou entregues à administração do evento.
10 – Separe o lixo reciclável do orgânico
O lixo reciclável deve ser separado para que o correto destino seja dado a ele. Já o lixo orgânico deve ser descartado com segurança em um local separado.
Jamais misture os dois tipos de lixo. Em eventos, a quantidade de lixo reciclável é muito grande para que não seja descartado corretamente.
11 – Faça a limpeza final
Para limpar o ambiente após a realização do evento, vale a mesma regra de divisão de setores anterior.
Comece pelos móveis, paredes e janelas, para depois passar para o piso.
Se for necessário lavar o piso, certifique-se de fazer isso usando os produtos corretos e os utensílios mais adequados para não danificar cada tipo de piso.
Uma equipe de limpeza profissional sempre tem o conhecimento técnico necessário nestes momentos.
Por isso, recomendamos fortemente a contratação de equipes terceirizadas para cuidar da limpeza de eventos do início ao fim.
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