Além de preservar a saúde de todos, a higienização no ambiente comercial pode ser fundamental para a satisfação do cliente, podendo se tornar um novo consumidor fiel da loja.

Portanto, são muitos os benefícios de uma boa limpeza no estabelecimento e é por isso que trouxemos neste artigo 5 maneiras de fazer limpeza de lojas de forma eficiente.

Confira!

1. Mantenha um cronograma

Para que a limpeza de loja seja feita de maneira periódica é essencial que você tenha controle sobre essas ações. Por isso, defina um cronograma de limpeza, indicando quem são os funcionários responsáveis, quais setores serão limpos e com qual frequência.

É possível que você estipule nesse cronograma níveis diferentes de limpeza, por exemplo, uma faxina mais pesada a cada 15 dias e limpezas de manutenção diárias, em determinados horários nos quais o fluxo de clientes é menor, como antes de abrir o comércio, no meio do dia e no fechamento.

Se possível, indique nesse cronograma os pontos da loja que precisam ser limpos com mais “afinco” (principalmente para grandes comércios) e quais produtos a limpeza devem ser usados.

Não se esqueça de manter um controle sobre essa escala.

Assim, sempre que determinado ambiente for limpo, peça para o funcionário responsável dar baixa na ação, como assinando o cronograma, por exemplo, garantindo que o mesmo local não será limpo duas vezes, enquanto outra área importante pode ficar esquecida.

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2. Envolva todos os colaboradores

Não adianta ter um esquema ótimo se os seus colaboradores não entendem o quanto manter o
ambiente limpo é importante. Por isso, converse com todos os seus funcionários (não apenas com as equipes de limpeza) e mostre o quanto tomar determinados cuidados no dia a dia pode impactar de maneira positiva a imagem que os clientes têm da empresa, e também o próprio ambiente de trabalho deles.

Lembre-os de que pequenas atitudes já podem ajudar bastante, como lembrar de retirar o lixo, trocar o papel higiênico do banheiro caso note que ele está no fim, entre outras ações. Se todos contribuírem será mais fácil manter a sua loja limpa por mais tempo e com uma aparência mais atrativa para os seus consumidores e também um ambiente mais limpo para os seus próprios funcionários.

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3. Cuide do ambiente externo

Um erro que muitos empresários cometem é pensar na limpeza de loja apenas da porta para dentro do seu comércio. Mas, você acredita que se a fachada do seu negócio estiver suja ou com aparência de descuido, os seus clientes se sentirão motivados a entrarem no seu comércio?

Manter as áreas externas sempre limpas é muito importante. Se o seu comércio é muito grande, nem sempre é fácil conseguir ter uma frequência de limpeza desses ambientes. Nesses casos, existem alguns equipamentos profissionais que podem lhe ajudar, como as varredeiras.

É possível encontrá-las em versões maiores e menores, que podem ser operadas por um funcionário em pé ou sentado – dependendo da extensão da área a ser limpa. Esses itens ajudam a reduzir drasticamente o tempo da faxina, além de oferecerem um resultado com mais qualidade e por mais tempo.

As varredeiras podem ser usadas até mesmo naqueles locais mais complicados, porque conseguem atingir até mesmo os cantos, tudo isso com baixo desenvolvimento de poeira. É possível encontrar modelos que funcionem a bateria ou a energia elétrica, dependendo das suas necessidades e podem ser usadas em ambientes a partir de 300 m².

4. Atente-se a limpeza das suas vitrines e vidros

Uma vitrine manchada, empoeirada ou embaçada pode passar uma imagem de descuido para o seu cliente, além de dificultar na hora de dispor os seus produtos. O mesmo acontece com os vidros da sua loja, como janelas, portas e outros.

Porém, nem sempre manter esses itens limpos é uma tarefa simples, não é mesmo? Afinal parece que por mais que você limpe, eles estão sempre um pouco mais embaçados do que você gostaria. Contar com equipamentos profissionais pode ser a solução, principalmente para lojas com uma grande quantidade de vidros e vitrines.

As limpadoras a vapor são ótimas opções e ainda podem ser usadas em várias outras superfícies dentro da sua loja, como pisos rígidos, superfícies têxteis e azulejos. O mais bacana é que essas máquinas limpam profundamente sem utilizar nenhum tipo de produto químico e ainda contam com acessórios diferentes para torná-las muito mais versáteis.

5. Não se esqueça dos pisos e carpetes

Na área interna das lojas existem muitos ambientes que podem acumular sujeira e tornar o ambiente bastante desconfortável. Lojas que contam com carpete, por exemplo, podem sofrer muito com a sujeira impregnada, que com o passar do tempo deixam os carpetes com cores estranhas e com as fibras mais enrijecidas. Os sofás e outros espaços destinados ao conforto dos clientes também podem sofrer com essas condições.

Nesses casos, é preciso programar uma limpeza mais profunda de tempo em tempo, garantindo que as superfícies têxteis terão o tratamento que merecem. Para o dia a dia, você pode contar com algumas soluções profissionais, como é o caso do aspirador de pó mais robusto, voltado para a limpeza pesada e que pode aspirar tanto sólidos, como líquidos, tudo isso sem agredir as fibras dos carpetes ou dos sofás e das almofadas, por exemplo.

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Para grandes áreas acarpetadas, o mais indicado é investir em uma limpadora de carpetes, que
consegue fazer uma limpeza mais profunda, agindo no interior das fibras e sem estragar o material. Outra opção são as extratoras, que podem ser usadas também nos estofados, como sofás e cadeiras.

Já os pisos frios podem ser limpos com as lavadoras e secadoras de pisos, que ao mesmo tempo em que enxáguam, já secam essas superfícies, garantindo mais segurança aos seus clientes e também uma limpeza bem mais profunda, sem o consumo excessivo de água.


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