Otimizar o processo de logística é um ponto fundamental para um empreendedor no setor da indústria farmcêutica. Contar com uma logística eficaz, organiza o fluxo dos processos e atende as demandas do setor.

Pensando nisso, hoje neste artigo trazemos 7 dicas para otimizar a logística na indústria farmacêutica.

Confira!

1. Monitore o fluxo da transportadora

Medicamentos e outros materiais podem sofrer danificações ao longo do transporte. Por esse motivo, é necessário realizar um acompanhamento frequente dos itens quando forem entregues. Além disso, é preciso garantir que a entrada no estoque seja compatível com os produtos que foram entregues em bom estado.

Nesse caso, o ideal é contar com transportadoras que tenha referências positivas no ramo da logística, boa avaliação dos clientes e, principalmente, que tenha uma política de prevenção quanto aos contratempos que possam acontecer, minimizando de forma considerável as chances de ocorrência de imprevistos com as mercadorias.

2. Tenha uma boa gestão de estoque

Adotar medidas que asseguram um gerenciamento de estoque eficaz deve ser uma preocupação constante de qualquer organização, não apenas no segmento farmacêutico. O recebimento, a separação e a saída de produtos devem ser executados de maneira segura e precisa, sem elevar os custos ou influenciar na qualidade dos itens.

Apenas com boas ações de armazenagem é possível garantir que o estoque tenha plenas condições de atender com agilidade todas as demandas do mercado, incluindo as interferências sazonais ou elevação inesperada do consumo.

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3. Sincronize os processos

Pode acontecer dos colaboradores da farmácia deixarem de atualizar os estoques na hora em que a mercadoria chega e também quando ela sai. Por isso, escolha um sistema que faça a integração dos processos e evitem que outros procedimentos importantes sejam executados sem que a atualização simultânea seja feita, como nos seguintes casos:

  • impedir o recebimento dos vendedores por produtos que não estiverem cadastrados no estoque com quantidade suficiente;
  • autorizar recebimento pelo operador de caixa somente após a confirmação da saída do medicamento, quando indicado por um farmacêutico ao cliente, permitindo a conferência do valor contido no caixa conforme cada item é retirado do estoque.

4. Preze pela segurança

Em certas farmácias, pode acontecer de materiais e remédios desaparecerem. Normalmente, a finalidade é o próprio consumo de alguém, uso indevido ou venda no mercado ilegal. Para evitar esse tipo de situação, invista na segurança dos produtos por meio da implementação de um espaço apropriado e específico para estoque.

Uma boa opção é ter um galpão exclusivo para que os itens fiquem armazenados, permitindo o acesso somente de pessoas autorizadas e de confiança.

5. Monitore as mercadorias

Com o avanço da tecnologia, o monitoramento de mercadorias ficou bem mais fácil, tendo em vista o surgimento de equipamento que fornecem informações constantes a respeito da localização e do estado do produto.

Isso faz com que seja possível uma maior agilidade na resolução de transtorno, como panes no veículo, desvio de rotas e demais, evitando atrasos e assegurando o cumprimento dos prazos de entrega. Como é possível acompanhar todas as etapas do transporte, também há uma melhora no relacionamento entre fornecedores e clientes.

6. Faça um estudo da logística

Em relação aos serviços de entrega, avalie qual é a viabilidade para a farmácia. É importante ter em mente de que essa prestação de serviços exige ainda mais controle do estoque, além das despesas com motoboys, combustível, entre outros. Nesse caso, o ideal é investir em sistemas gerenciais para evitar possíveis problemas.

Sobre a adoção de uma ferramenta para gerenciar os custos, escolha uma que disponibilize praticidade, simplicidade de operação, que possa ser administrada por meio da internet e que seja compatível com o porte do negócio.

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7. Opte por uma logística integrada

Fazer a integração das práticas logísticas entre si e com os demais processos operacionais e gerenciais da instituição é um dos principais objetivos da logística integrada. Essa novidade surgiu da demanda de otimização das ações, considerando o aumento da competitividade entre as companhias e as exigências dos clientes, que estão cada vez mais entendidos dos seus direitos.

Com isso, tornou- se necessário a aplicação de técnicas e de mecanismos que permitem o aperfeiçoamento dos resultados por meio da simplificação das atividades, de modo que a logística passou a exercer um papel fundamental na dinamização da rotina dos negócios.


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