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O trade marketing tem sido uma das estratégias mais usadas atualmente para alavancar negócios. Essa ferramenta de crescimento é responsável por aplicar técnicas que têm o objetivo de atrair a atenção de consumidores, conquistá-los e conduzi-los a comprar os produtos de um negócio.
Esse processo ocorre majoritariamente no ponto de venda — o PDV. Para implementar as melhores estratégias no PDV e em qualquer outro ambiente, é necessário realizar o monitoramento da concorrência.
Ao realizar o monitoramento da concorrência, é possível ver quais estratégias o concorrente está usando e, consequentemente, você pode estruturar táticas ainda mais atrativas para seu negócio. Se você quer saber como realizar o monitoramento da concorrência no PDV, continue lendo este artigo.
Os benefícios de monitorar a concorrência no PDV
Realizar a análise de concorrentes é extremamente benéfico para uma empresa. Pois essa é uma maneira de entender profundamente quais são as forças e fraquezas de um oponente corporativo. A partir dessas informações sobre como ele se comporta, é possível elaborar uma matriz, como, por exemplo, a SWOT. Nela, você pode elaborar todas as características que podem ser uma oportunidade que sua organização pode explorar e executar.
Além disso, a análise de concorrentes pode gerar diversos outros insights para seu negócio, como: erros que podem ser evitados, como melhorar a experiência do consumidor na loja, quais atividades dão mais resultados, quais são as novas tendências do mercado etc.
Assim, você não precisa começar uma estratégia completamente do zero, sem nenhuma ideia do que fazer. Visto que você terá um repertório do que gera valor para um consumidor, fica mais fácil elaborar uma operação de sucesso.
Leia mais: Conheça as 6 melhores técnicas de venda para o e-commerce B2B
Os 4 passos para realizar o monitoramento da concorrência
Você já sabe que para a “sobrevivência” da sua empresa, será necessário analisar o que os concorrentes têm feito, e elencar como você pode desenvolver estratégias ainda melhores e mais inovadoras, para, no fim, se destacar e chamar a atenção dos consumidores. Para isso, você pode realizar os seguintes passos.
Avalie as ações praticadas pelos concorrentes
Essa pode ser uma avaliação mais geral. Faça uma lista com, no mínimo, 10 concorrentes e identifique o que eles têm em comum, qual o segmento de cada um e qual o padrão de ações. É importante que você busque as atividades que eles executam em ambientes online, offline, em relação ao atendimento aos consumidores e em outras áreas.
Verifique os preços dos produtos
Depois de ter selecionado os concorrentes que serão analisados, o próximo passo é identificar os produtos e serviços oferecidos, mais especificamente, quais os preços. Isso é importante porque, tendo em vista como outras empresas cobram pelos produtos, você consegue identificar se está cobrando um preço coerente.
Caso os valores estejam muito discrepantes, é importante reportar isso à equipe de trade marketing. Pois, assim, eles podem desenvolver ações comerciais para solucionar a discrepância.
Avalie os diferenciais
O que cada concorrente tem feito de diferente? O que torna aquela marca autêntica? Isso é importante porque os consumidores podem sentir mais confiança em comprar produtos de marcas que têm um diferencial positivo e que, de alguma forma, gere valor para eles. O diferencial de um concorrente é o atendimento? As campanhas de marketing? Avalie.
Analise o posicionamento de marca de grandes empresas
O posicionamento de marca é como uma empresa se comporta diante do público. Esse é um ponto muito importante e que atrai muitos consumidores, pois uma marca que se posiciona e mostra sua autoridade traz mais credibilidade que uma que não têm uma presença online e offline.
Por exemplo, a marca Nielsen tornou-se uma grande referência no segmento em que atua, a postura e posicionamento que ela apresenta é sempre marcante e bem-elaborado.
Os 3 principais indicadores de monitoramento
Esses são os principais passos para monitorar os concorrentes e analisar como eles se posicionam. Além da análise geral, é possível também usar indicadores para ver os resultados de uma empresa e monitorá-la. Discorreremos a seguir sobre os 3 principais indicadores.
Leia mais: Saiba a diferença entre trade marketing e trade marketing digital
Presença nos pontos de vendas
É extremamente importante analisar a presença nos PDVs, pois, como mencionamos, muitas das decisões dos consumidores são tomadas aqui. Esse indicador exige a análise do material promocional que é usado na divulgação dos produtos no ponto de venda, do posicionamento deles e também da organização nas gôndolas.
Ações promocionais
A maioria das empresas conta com o auxílio de um marketing promocional, especialmente em épocas sazonais e em eventos especiais para o segmento. Os insights oriundos desse indicador são ótimos para desenvolver ações inovadoras, criativas e para verificar o melhor custo-benefício aos clientes.
Ao analisar alguma ação promocional de um concorrente, você pode mensurar como os consumidores se comportaram e, a partir de então, tirar suas conclusões.
Campanhas nas mídias tradicionais e online
Esse indicador é semelhante ao anterior, mas nem sempre envolve ações promocionais, por isso merece um tópico exclusivo. As campanhas nas mídias tradicionais e nas online são ótimas para estabelecer o posicionamento de uma marca, tópico que citamos anteriormente.
Cada marca deve reconhecer de que maneira se comunicará com o público-alvo, afinal, as campanhas são estruturadas tendo isso como norte. Analisar como uma empresa se comunica é essencial para pensar na comunicação de seu negócio.
Leia mais: Confira 7 KPIs de trade marketing essenciais para o seu negócio
Nunca pare de realizar o monitoramento
Muitas pessoas cometem o erro de só realizar o monitoramento de concorrentes em uma primeira etapa de estruturação de um negócio. O que acontece é que muitas vezes, depois dessa etapa, eles esquecem de realizar outras análises ou de elencar novos concorrentes que têm se destacado.
Não cometa esse erro. Busque sempre ver como os concorrentes estão se comportando e o que eles têm feito que chamou a atenção de novos consumidores. Busque melhorar as estratégias que já existem e que têm tido destaque em outras empresas.
Desse modo, será possível encontrar uma maneira de construir a presença de marca do seu negócio, torná-la uma empresa que se atualiza com frequência e que está sempre atenta às necessidades dos consumidores.
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