A geração de resíduos é algo praticamente inevitável nas indústrias, porém, sua diminuição precisa ser uma das principais preocupações, pois são prejudiciais ao meio ambiente e isso pode resultar em multas e outros processos, prejudicando assim a imagem do negócio.

Portanto, para tentar reduzir ao máximo esses problemas, separamos neste artigo 4 dicas importantes para reduzir a geração de resíduos nas indústrias.

Confira!

1. Capacitação de colaboradores

Antes que qualquer medida seja implementada, é preciso capacitar os colaboradores da indústria. Isso porque são eles que irão lidar com os processos produtivos diariamente; caso eles não estejam integrados com as medidas de redução residual, é impossível que eles as coloquem em prática.

Além de conversar com a equipe sobre as novas medidas, uma solução extremamente eficaz é promover cursos e palestras a respeito do assunto — mostrando, além de como colocá-las em prática, os benefícios que ela trará para todos os envolvidos.

Leia mais: Terceirização em indústrias: saiba como ela aumenta sua competitividade

2. Investimento em equipamentos mais eficientes

Muitas das ações para reduzir a geração de resíduos são investimentos a longo prazo. Se uma ou mais máquinas da sua indústria já estão obsoletas, é muito provável que elas não sejam ecologicamente viáveis, isto é, que produzam muitos resíduos e/ou  causem impactos negativos ao meio ambiente, como, por exemplo, o consumo exacerbado de energia.

Uma solução para isso é substituir o que for possível de equipamentos. Ainda que este seja um investimento consideravelmente alto, as mudanças serão drásticas, ao mesmo tempo em que a imagem da indústria perante o mercado terá uma grande melhora. 

3. Substituição de matérias-primas

Você já parou para pensar que algumas das matérias-primas que utiliza hoje podem ser substituídas? Dependendo dos processos da sua indústria, é possível que, atualmente, seja necessário extrair os materiais que utiliza de matrizes naturais — causando  impactos ao meio ambiente, especialmente se estivermos falando de fontes não renováveis.

Contudo, há diferentes ações que podem ser tomadas para reduzir isso, dentro de um sistema sustentável, sendo a principal delas a que já citamos na introdução. Ao invés de extrair novos materiais, você pode reaproveitar outros que já foram utilizados em processos diferentes — tanto da sua quanto de outras indústrias.

Leia mais: Confira 5 passos para tornar sua indústria sustentável

E o mesmo vale para o contrário: vender alguns de seus resíduos para indústrias que precisam deles promove a reutilização e diminui a geração de lixo.

4. Implementação dos 3 Rs

Por fim, uma dica básica, que aparece sempre que falamos em sustentabilidade: a implementação dos 3 Rs. Para quem não sabe, eles são, em ordem de prioridade:

  • Reduzir;
  • Reutilizar;
  • Reciclar.

Recomenda-se que a prioridade seja sempre reduzir. Quando isso não for possível, reutilizar e, em último caso, reciclar.


Russel Serviços possui os melhores profissionais para diversos segmentos através da terceirização. Nosso atendimento é feito de forma 100% online e nos comprometemos a entregar o profissional em apenas 48 HORAS!

Para visualizar nossa lista de profissionais da área de Indústriaclique aqui.

Não perca mais tempo e entre em contato pelo e-mail contato@russelservico.com.br para mais informações sobre serviços e orçamentos!

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *