Os agentes de aeroportos possuem um papel fundamental na área de aviação. Esta profissão tem objetivo geral proporcionar a atuação dos egressos nas companhias aéreas e de serviços de apoio às aeronaves em solo. Realizam os procedimentos de embarque e desembarque de passageiros em voos nacionais e internacionais, atendendo e observando as normas de segurança e legislação vigentes, assim como procedimentos específicos das companhias aéreas.

Tendo em vista que seu atendimento precisa conter rapidez, segurança e cordialidade, para a escolha desse profissional, é necessário que ele possua certas características e habilidades. Preparamos neste conteúdo algumas informações para que você entenda melhor o papel dessa função e veja como encontrar os melhores profissionais. Continue a leitura e confira.

Tarefas do profissional

Realiza atendimento de passageiros no check in, despacho de bagagens, sala de embarque, venda de passagens, atendimento de passageiros especiais ou VIP, além de atuar na retaguarda no planejamento operacional, despacho de voos e acompanhamento de performance operacional das Cias Aéreas. 


Como essa área de ocupação é bem dinâmica, em algumas empresas o agente de aeroporto poderá realizar manuseio de equipamentos ao solo, podendo assim auxiliar a equipe que realiza o Ground Handling de aeronaves, lhe permitindo aumentar sua experiência e qualificações.

Características desejáveis para a profissão

Este profissional precisa compreender a dinâmica aeroportuária, bem como utilizar-se dos fundamentos da qualidade para aplicar no ambiente de trabalho. Conhecer e aplicar os normativos de Segurança do Trabalho também é muito importante.

Além disso, um agente de aeroporto deve estar qualificado para atuar nas atividades relativas à área para que possa desempenhar, com autonomia todo o seu papel perante as pessoas. Dessa forma, todo agente de Aeroporto deverá demonstrar um perfil que lhe possibilite:

• atuar observando as normas estabelecidas pelos órgãos de segurança de voo e de procedimentos específicos das companhias aéreas;

• prezar pela excelência no atendimento aos clientes;

• desenvolver a pró atividade e capacidade de resolução de situações conflituosas;

• desempenhar as atividades de check-in, embarque e desembarque de passageiros, serviços de atendimento especial, busca de bagagem extraviada, reservas, informações e vendas de passagens aéreas nacionais e internacionais, entre outras áreas.

Também devem estar aptos a adotar atitude ética no trabalho e no convívio social, compreendendo os processos de socialização humana em âmbito coletivo e percebendo-se como agente social que intervém na realidade. Além disso, é fundamental, saber trabalhar em equipe e ter iniciativa, criatividade e responsabilidade.

Aposte na terceirização

Uma ótima alternativa na hora da contratação desses profissionais é contar com uma empresa especializada na terceirização de mão de obra para fazer esse trabalho por você. Acionando uma equipe terceirizada, você terá a garantia de profissionais treinados e capacitados.


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