Omnichannel é uma estratégia de marketing, vendas e atendimento que busca oferecer uma experiência única e interligada aos clientes por meio do diálogo e alinhamento dos canais online e offline.
O termo é bastante usado no varejo, mas também pode ser aplicado a outros ambientes, inclusive às clínicas. Nas instituições de saúde, o objetivo é integrar os canais para melhorar a experiência dos pacientes.
Interessado em adotar essa estratégia? Confira agora 4 passos para utilizar o omnichannel na sua clínica!
1. Invista em tecnologia
Sem uma estrutura técnica enxuta e dinâmica, é quase impossível que as clínicas ou instituições médicas implementem serviços omnichannel. Principalmente porque você precisa garantir o acesso, a utilização e a qualidade do atendimento de cada canal. Por exemplo, é inútil prestar serviços nas redes sociais e passar alguns dias respondendo a e-mails.
A fim de aparecer na maior quantidade de canais, eles devem estar devidamente integrados, e para o serviço ter qualidade, você precisa de um software que faça o trabalho por você, automatizando e gerando informações de qualidade.
Leia mais: Veja 3 benefícios da tecnologia para seu planejamento em saúde
2. Analise a jornada do paciente
No entanto, tudo começou com a investigação de como o paciente foi ao médico. Por exemplo, uma instituição especializada em medicina estética encontrará um perfil completamente diferente de uma clínica de diagnóstico por imagem.
Além de compreender como os pacientes se comportam, os canais que mais usam também devem ser determinados. Dessa forma, você pode definir as prioridades desde o início, tornando a implantação mais fácil. O fato é que será mais complicado caso você tente concluir todas as operações de uma só vez.
4. Treine a equipe
Isso é novo para a equipe, e a equipe também precisa se adaptar e, principalmente, desenvolver uma cultura omnichannel para promover e incentivar a participação. Além disso, a equipe de funcionários precisará de treinamento para operar novos sistemas, novos aplicativos e novas soluções, que são essenciais para esse modelo.
5. Esteja presente em diversos canais
A estratégia omnichannel, com o objetivo de minimizar gargalos encontrados por pacientes ao se conectarem com diferentes plataformas, propõe que os variados canais disponíveis pelos serviços de saúde estejam devidamente conectados e funcionem de modo integrado.
Isso quer dizer que os dados do paciente precisam ficar disponíveis em todos os canais. Inclusive, precisa ser atualizada a jornada do seu paciente em tempo real, a fim de oferecer um atendimento mais ágil.
Leia também: Logística omnichannel: entenda o que é e quais são os seus principais desafios
A Russel Serviços possui os melhores profissionais para diversos segmentos através da terceirização. Nosso atendimento é feito de forma 100% online e nos comprometemos a entregar o profissional em apenas 48 HORAS!
Para visualizar nossa lista de profissionais da área de Saúde, clique aqui.
Não perca mais tempo e entre em contato pelo e-mail contato@russelservico.com.br para mais informações sobre serviços e orçamentos!
Republished by Blog Post Promoter
dicas omnichannel dicas omnichannel saúde dicas saúde dicas setor saúde omnichannel omnichannel clínica omnichannel medicina