O processo de recrutamento e seleção em uma empresa envolve diversos fatores, e os testes psicológicos, podem ser alguns deles. Eles permitem a análise mais a fundo das competências e características de um profissional.

Dessa forma, é possível prever o quão produtivo ele pode ser para a empresa e se o perfil comportamental está de acordo com a cultura e os valores da organização.

Com base nisso, listamos nesse artigo os 6 testes psicológicos de RH mais eficientes para a sua empresa.

Acompanhe!

1. Teste Quati

“Quati” é abreviação de Questionário de Avaliação Tipológica. A finalidade desse teste é fazer uma avaliação da personalidade a partir de 6 perguntas, cada uma com 15 alternativas.

Conforme o padrão de respostas para as diferentes situações, o recrutador consegue avaliar pontos como: introversão/extroversão do candidato, tomada de decisões baseada em emoções ou na razão e outros aspectos relevantes. O conhecimento dessas características é necessário para analisar se o interessado está alinhado ao que o cargo oferecido requer.

Além de ser usado durante o recrutamento e a seleção, esse teste pode ser aplicado para análise de promoção de cargo ou mudança no setor de trabalho de alguns colaboradores.

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2. Teste palográfico

O teste palográfico também contribui para identificar o tipo de personalidade do profissional. É um teste usual em avaliações psicotécnicas. O responsável pela aplicação dele pede ao candidato que trace linhas paralelas em uma folha de papel. A partir dos resultados, da análise das linhas traçadas (espaçamento, direção dos traços), o recrutador pode definir aspectos como: temperamento, senso de humor, nível de produtividade no trabalho.

Não se trata de um trabalho simples, mas é válido. Deve seguir parâmetros psicométricos, como normas e precisão. Há medidas quantitativas e qualitativas com as interpretações pertinentes registradas em manuais específicos.

3. Teste BPR

Esse teste é um pouco diferente dos testes psicológicos de RH citados até agora. São aplicados problemas de raciocínio lógico com a finalidade de avaliar se o perfil do candidato se ajusta ao perfil da vaga. A sigla BPR significa Bateria de Provas de Raciocínio.

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O teste BPR ajuda a identificar se o profissional tem as qualidades necessárias para ocupar o cargo ao qual está concorrendo.

Se ele apresentar um resultado acima da média, provavelmente será indicado para ocupar um cargo associado à solução de problemas em geral. Os exames de raciocínio lógico, por sua vez, servem para uma avaliação da orientação vocacional do candidato.

4. Teste AC

O teste de Atenção Concentrada (AC) requer, como o próprio nome diz, a atenção do candidato. Ele ajuda a medir o foco do profissional. Não é recomendado ficar prestando atenção ao que se passa no entorno. O nervosismo também atrapalha muito nesse teste.

O responsável entregará uma folha de papel com triângulos de dimensões variadas e distribuídos de maneira desordenada. O candidato deve encontrar imagens-modelo que ocupam um retângulo.

O teste AC pode ser aplicado em indivíduos e em grupos. É uma ferramenta valiosa para cargos que exigem muita atenção, como redatores e telefonistas.

5. Teste de Zulliger

Esse teste também é chamado de “teste Z”. O nome se deve ao oficial russo que o desenvolveu durante a Segunda Guerra Mundial — ele se chamava Zulliger. A finalidade do teste era identificar as pessoas que estavam qualificadas para ingressar no exército.

O teste Z oferece ao profissional três pranchas de projeção com algumas imagens de manchas. A partir da interação com essas manchas, o recrutador pode identificar características primitivas de afetividade, relacionamento e personalidade. Assim, se obtém um panorama ampliado da personalidade do profissional.

Esse teste contribui para a avaliação de pontos relevantes para o trabalho, como sociabilidade, intelectualidade, pensamento, maturidade emocional e outros. Ele serve também para avaliar se o profissional precisa se submeter a um exame mais profundo. O oficial russo se baseou no Psicodiagnóstico de Rorschach para criar o teste Z.

6. Teste Inventário de Administração de Tempo

Para encerrar essa lista de testes psicológicos de RH, falaremos sobre o teste Inventário de Administração de Tempo. Em qualquer tipo de trabalho, a administração do tempo é fundamental para a produtividade. Demorar-se demais ou de menos em determinada atividade pode ser um grande diferencial para os resultados.

São, ao todo, 96 questões em 16 categorias e têm relação direta ou indireta com a gestão do tempo no ambiente de trabalho. As respostas permitem saber, com mais exatidão, qual é o nível de produtividade do profissional e quanto tempo ele gasta para efetuar suas tarefas.

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É um teste que pode ser usado em dinâmicas de grupo para avaliar tanto as técnicas de administração de tempo quanto a qualidade do trabalho em conjunto.

Os testes psicológicos de RH podem confirmar ou retificar conclusões tiradas em outras etapas do recrutamento e seleção sobre o perfil do candidato. Eles ajudam a otimizar esse processo, reduzindo os riscos de o RH contratar profissionais que, de algum modo, não se ajustem ao perfil do cargo ou ao da própria empresa.


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