Para contratar bons funcionários, é de extrema importância que sua empresa defina boas estratégias de seleção. Vale lembrar que é através do processo seletivo que se conhece melhor os candidatos, sendo possível verificar qual deles possui o perfil ideal para a vaga que sua empresa deseja ocupar.
Desta forma, para contratar bem e não correr o risco de fazer uma escolha equivocada é preciso planejar as etapas do processo seletivo, de modo a identificar as competências do candidato, suas qualidades, sua trajetória profissional e aspectos da sua personalidade, por exemplo.
Quer saber como não errar na hora de contratar um funcionário? Fique atento a essas 5 dicas que separamos para você!
1. Defina o perfil do profissional que você procura
Um dos primeiros passos para não errar ao contratar um funcionário, é definir qual é o perfil do profissional que você procura e quais os requisitos básicos para o preenchimento da vaga. Assim, a empresa fará uma escolha mais assertiva, alinhando o candidato à vaga, procurando pessoas que tenham o maior número de compatibilidade possível com o cargo em aberto.
2. Estabeleça um formato para o processo seletivo
Planejar toda o processo de seleção é importante para agilizar o seu andamento. É importante definir como serão os procedimentos e pensar em todos os detalhes. A própria empresa que a realizará ou terceirizará o serviço? Quais serão as etapas e os prazos para que ela aconteça? Defina todos os detalhes. Prepare com antecedência todo o material que será necessário para o processo seletivo. Além disso, escolha um local adequado para realizar a seleção.
Leia mais: 8 dicas para fazer a gestão da inovação na sua empresa
Leia mais: Confira 9 erros de administração que os empresários cometem
3. Faça uma checklist com informações relevantes
Muitas vezes, durante a entrevista, são tantas as informações que devem ser extraídas do candidato que, caso você não tenha um roteiro, é possível que algumas questões fiquem para trás. Para evitar isso, faça um checklist com tudo o que você precisa abordar para que, na hora do encontro, você não se esqueça de nada.
4. Foque nas competências do candidato
Para verificar se o que o candidato diz coincide com as suas atitudes, procure criar situações hipotéticas e perguntar como ele agiria. Além disso, pergunte sobre a parte prática do seu trabalho e do seu dia a dia.
Por exemplo, peça para ele falar sobre como evita conflitos no trabalho, de uma situação em que foi chamada sua atenção e o que ele aprendeu com aquilo e o que faria para resolver um determinado problema.
Além disso, questione-o sobre assuntos técnicos para verificar se ele tem o conhecimento necessário para ocupar o cargo.
Leia mais: Veja 5 benefícios da terceirização de serviços nas empresas
5. Fique atento aos detalhes ao contratar um funcionário
Alguns pequenos detalhes podem fazer diferença na hora de contratar um funcionário. Por isso, não se esqueça de confrontá-lo sobre as experiências relatadas no currículo. Além disso, observe a coerência das respostas dadas e, ainda, certifique-se de que o candidato não tem dúvidas sobre vaga e suas atribuições, assim você evita mal entendidos.
Outro ponto importante é buscar conhecer as qualidades e os defeitos do profissional. Afinal, existem aqueles que são aceitáveis, porém, outros podem prejudicar desenvolvimento das atividades.
Ao contratar um funcionário, é importante planejar o processo seletivo e ficar atento aos detalhes. Assim, a empresa pode ter certeza daquela contratação e evita gastar tempo e dinheiro com o profissional errado.
Na Russel Serviços, você encontra profissionais qualificados e aptos ao mercado de trabalho! Contrate, de forma 100% online, mão de obra operacional em até 48 horas! Serviço terceirizado rápido e de qualidade você só encontra aqui.
Para mais informações, entre em contato conosco através do e-mail contato@russelservico.com.br.
Republished by Blog Post Promoter
administração administrativo dicas administração dicas contratação dicas recursos humanos recursos humanos rh Russel Serviços