O setor varejista já possui forte presença no ambiente digital. As novas tecnologias permitem não somente o fortalecimento do e-commerce, como o das lojas físicas também.
Portanto, é fundamental que sejam traçadas estratégias voltadas para a utilização de ferramentas tecnológicas que irão melhorar a produtividade do negócio.
Confira agora nosso artigo com 5 dicas de tecnologia para o setor varejista!
1. E-commerce com atendimento de qualidade
A maioria dos consumidores vêm buscando praticidade. Portanto, o lojista não deve pensar duas vezes em melhorar o atendimento no seu e-commerce, implementando ferramentas para manter uma boa relação com eles.
Uma opção é o JivoChat, uma central de atendimento ao cliente gratuita e que permite conversas via chat, Facebook Messenger, WhatsApp e Telegram. Além disso, o JivoChat pode ser usado para a comunicação interna, inclusive permitindo que seus visitantes façam contato com sua equipe por qualquer canal de atendimento.
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2. Logística do e-commerce
Em tempos de compra online, a logística passou a ser um fator de competitividade para as empresas que querem prosperar no cenário do comércio eletrônico.
Você sabia que as atividades logísticas podem influenciar nos preços, aumentar os custos financeiros, assim como induzir o sentimento de satisfação de seu consumidor em relação a sua loja?
Para o sucesso na logística do seu e-commerce, enviar de forma rápida, mas principalmente segura, é um dos maiores desafios dos gestores que estão à frente quando o assunto é entregar.
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Uma das ferramentas mais interessantes é a Melhor Envio, uma empresa que oferece cotação simultânea em diversas transportadoras, incluindo os Correios.
Além disso, a Melhor Envio não cobra mensalidade e também não exige uma quantidade mínima de despachos por mês, uma solução repleta de inteligência e tecnologia.
3. Automatização do marketing
Atuar em diversos canais de comunicação requer organização e principalmente ferramentas que facilitem o dia a dia da equipe de comunicação e marketing.
Atualmente, plataformas como Instagram e Facebook já contam com a possibilidade de agendamento de posts, bastando configurar seus canais e produtos dentro dessas novas opções de automação de marketing.
Ferramentas como a mLabs, são capazes de oferecer além do ganho de tempo na criação e agendamento de posts, respostas às mensagens do Inbox e Direct – seja do Facebook, Direct do Instagram e Avaliações do Google.
Além do mais, com a mLabs, sua loja pode também pode responder comentários do Feed e interagir com seguidores do Facebook e do Instagram, tudo dentro de um só local.
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4. Ferramenta de design
Oferecer aos seus clientes experiências marcantes em sua loja – nos mais diferentes canais – é fundamental. Então, nada melhor que caprichar nas criações publicitárias.
A próxima dica é o Canva, uma plataforma online lançada em 2013 e que tem como principal missão garantir que qualquer pessoa possa criar um design para publicar em qualquer local.
Este editor de imagens é interessante para quem não tem muito conhecimento em design, pois trabalha com layouts pré-determinados, garantindo ainda a identidade visual da sua loja.
5. Análise de dados
Se a sua loja já conta com um site de e-commerce, é praticamente indispensável o uso do Google Analytics para acompanhar o desempenho de tráfego, usuários, localização do seu público, além de tantas outras informações que a ferramenta apresenta.
O G.A, como é usualmente chamado, apresenta dados sobre os produtos e menus mais acessados em seu site, sendo uma ferramenta para medir e monitorar o desempenho de um site.
A plataforma do Analytics é um instrumento gratuito de análise da Google, sendo a ferramenta mais popular entre os profissionais de marketing digital.
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