Vamos começar com um fato: você está interessado em desenvolver um aplicativo. Outra observação é que provavelmente você também não sabe como tirar a ideia do papel.

Neste post, vamos te mostrar o que é necessário para desenvolver um aplicativo e as vantagens de terceirizar uma equipe para realizar esse trabalho. Boa leitura!

O que os aplicativos precisam ter?

Os aplicativos possuem uma série de exigências até que possam finalmente estar no poder dos nossos dedos. Vale lembrar que todo app tem o seu dono, então existem informações que são restritas dos usuários. Por isso, todo aplicativo deve ter um painel administrativo, que geralmente é no formato web.

Quanto aos usuários, os aplicativos precisam ter versões para os diferentes sistemas operacionais, sendo os mais usados o Android e iOS. E para que tudo isso seja possível, todo software mobile também precisa de integração com bancos de dados ou hardwares, regras de negócio, design responsivo, código limpo entre outros requisitos.

Leia mais: Entenda a importância de possuir um banco de dados no seu negócio

Ao olhar para um aplicativo é difícil de imaginar todas as horas dedicadas ao desenvolvimento dele, as áreas de conhecimento e os profissionais envolvidos no processo. O desenvolvimento de um aplicativo demanda paciência e dedicação.

Existem reuniões para definir o escopo do aplicativo, outras para definir os contrato, elaborar as telas, construir banco de dados, integrar as informações e outros pré-requisitos. Portanto, uma equipe de desenvolvimento de aplicativos precisa de:

Diretor de produto

O diretor de produto vai funcionar como um dono e representante do aplicativo. Dessa forma, ele será o responsável por definir as tecnologias do app, as funcionalidades que devem ser agregadas, as estratégias do app e outros.

Gerente de projetos

O gestor de projetos será aquele que acompanhará todo o cronograma de desenvolvimento, sendo o responsável por designar tarefas para os desenvolvedores, acompanhar as tarefas e servir como suporte para o desenvolvimento. Dentro da metodologia scrum, o gestor de projetos é aquele que se reunirá diariamente com os membros da equipe de desenvolvimento para avaliar os processos e atender as solicitações deles.

Designer UI/UX

Toda a parte visual e de interface do aplicativo fica a cargo do designer UI/UX. No entanto, não é qualquer profissional de design que pode desempenhar a função, pois o pré-requisito básico é compreender sobre a experiência do usuário, pois todas as telas dos aplicativos serão planejadas da forma que melhor se apresente ao usuário, fazendo com que todas as interações sejam intuitivas e fáceis de utilizar.

Engenheiro mobile

Todas as soluções de software, estratégias voltadas para a qualidade do desenvolvimento é com o engenheiro mobile. Geralmente, o conhecimento em múltiplas áreas de desenvolvimento é o que permite agilidade e perspicácia para que todas as tarefas sejam desempenhadas com eficiência. Ou seja, entender e executar com excelência as linguagens de programação para cada sistema operacional.

Desenvolvedor Front-end

Lembra do que o designer faz? Pois bem. Tudo que o designer produz é estático, logo, o responsável por colocar vida nas interações é o desenvolvedor front-end. Tudo que o usuário pode fazer na interface do aplicativo é a partir do front: clicar no botão e ele “afundar”; arrastar o dedo pro lado para trocar de tela; arrastar o dedo de baixo para cima para abrir o painel de notificações; etc.

Leia mais: TI: saiba tudo sobre a profissão de administrador de redes

Desenvolvedor Back-end

Se você pensou “já que o ‘front’ é a frente, o ‘back’ está por trás”, seu pensamento está correto. Mas o que isso quer dizer afinal? Cada interação significa um comando dado ao celular para que ele execute uma função, correto? O desenvolvedor back-end é quem irá manejar o banco de dados e integrar a comunicação do front com as informações armazenadas. Ou seja, esses profissionais também criam as APIs. Além disso, o back-end fica imcubido de implementar as regras de negócio do aplicativo.

Desenvolvedor Android e iOS

Em suma, o desenvolvimento android e iOS aplica as regras de negócio desenvolvidas no back-end nos códigos específicos do sistema operacional. Tanto o Android quanto o iOS possuem suas linguagens de programação próprias, o que exige conhecimento específico para fazer com que o aplicativo rode em diferentes celulares com as várias versões de cada sistema operacional e de tamanhos de telas.

Dessa forma, o desenvolvedor Android precisa entender de Java e Kotlin, enquanto que o desenvolvedor iOS deve entender de Swift.

Analista de qualidade

A caçada pelos bugs para avaliar a execução plena do aplicativo fica por conta do analista de qualidade. Ele deverá fazer um raio-x nos aplicativos e detectar possíveis falhas que possam comprometer a usabilidade do app e a qualidade dele. Para facilitar, entenda-o como um revisor de textos, procurando por erros de pontuação, concordância, coerência e relevância do conteúdo.

Vantagens de terceirizar o desenvolvimento de aplicativo

Diferente da contratação da equipe interna de desenvolvimento, o outsourcing de desenvolvimento implica que o valor investido será numa equipe toda e num serviço e não valores individuais para cada pessoa — exceto no caso de outstaffing. Ou seja, o valor investido dificilmente sofrerá alterações, principalmente no tipo de contrato white label. Portanto, terceirizar o desenvolvimento de aplicativo sai muito mais em conta.

Leia mais: Veja a importância dos analistas de segurança da informação para o seu negócio

E só porque são pessoas externas à sua empresa não quer dizer que o grau de eficiência é menor. Inclusive, uma empresa que já está acostumada com a entrega de softwares diversos coleciona know-how amplo por lidar com diferentes propostas de apps e todo tipo de desenvolvimento. Aliás, a terceirização de desenvolvimento possibilita contratar talentos de quaisquer localizações, isto é, onshore e offshore, abrindo um leque para ainda mais oportunidades e vantagens.

Ademais, dificilmente contratamos serviços ou pessoas que são incompatíveis com as nossas propostas e ideais. Logo, o fit cultural pode não ser um problema.

Existem ainda outras vantagens do outsourcing de aplicativos de encher os olhos.


Garantindo serviço rápido e de qualidade, a Russel Serviços possui os melhores profissionais. Aqui, você terceiriza qualquer mão de obra operacional em apenas 48h.

Veja nossa lista de profissionais da área de TI clicando aqui.

Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br.

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *