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O recepcionista é o profissional que trabalha na recepção ou portaria de estabelecimentos privados ou públicos no atendimento ao público interno ou externo. Trata-se de uma função estratégica para a organização por envolver o atendimento das pessoas e o controle de acesso físico do local.
A atuação do recepcionista é estratégica pois, trata-se da porta de entrada do estabelecimento, seu “cartão de visita”. Um atendimento de excelência na linha de frente pode fazer com que toda a cadeia de serviços seja realizada de maneira eficaz.
A recepção é o local de recepcionar e atender pessoas. Normalmente construído como um balcão na entrada de um edifício, a recepção é encontrada principalmente em meios de hospedagem, empresas, hospitais, consultórios médicos e órgãos públicos.
A pessoa empregada de ocupar a recepção é chamada de recepcionista. Cabe ao recepcionista (entre outros) responder perguntas gerais e/ou direcionar as perguntas para outros profissionais qualificados.
Área de atuação do recepcionista
O mercado de trabalho para recepcionista é bem extenso pois, qualquer estabelecimento precisa de um profissional para recebimento de colaboradores, prestadores de serviço, clientes e visitantes.
O recepcionista poderá trabalhar em empresas privadas ou públicas, hotéis, hospitais, clínicas, escolas, órgãos públicos, entre outros.
Leia mais: O que muda ao contratar recepcionistas terceirizados para sua empresa
Perfil do Recepcionista
O perfil do recepcionista ideal envolve diversas qualidades, dentre elas:
- Responsabilidade;
- Dinamismo;
- Discrição;
- Organização;
- Atenção;
- Iniciativa;
- Criatividade;
- Imparcialidade ;
- Flexibilidade;
- Comunicabilidade ;
- Ponderação;
- Educação;
- Simpatia;
- Confiança;
- Sigilo;
- Autonomia.
Leia mais: Entenda mais sobre as atribuições de um funcionário de recepção terceirizado
Função do Recepcionista
- Recepcionar, atender e orientar pessoas;
- Utilizar recursos de informática (computadores, impressoras, catracas eletrônicas e etc);
- Controlar a entrada e saída de pessoas e bens;
- Receber e transmitir mensagens;
- Receber e fazer ligações telefônicas;
- Receber, organizar, encaminhar e arquivar documentos;
- Fazer o controle patrimonial de bens, referente ao seu setor de trabalho;
- Confeccionar relatórios;
- Prestar informações;
- Organizar o ambiente da recepção.
O que faz o Recepcionista?
- Recepciona colaboradores e visitantes procurando identificá los, averiguando suas pretensões para prestar-lhes informações e/ou encaminhá-los a pessoas ou setores procurados;
- Atende e realiza chamadas telefônicas;
- Responde a perguntas gerais sobre a organização, que estejam dentro das suas atribuições, ou direciona as perguntas para outros funcionários qualificados a responder;
- Organiza e arquiva documentos;
- Executa trabalhos de digitação e impressão de documentos;
- Utiliza a máquina copiadora e/ou impressoras;
- Controla chaves;
- Registra informações;
- Utiliza intercomunicadores, rádios e sistema de alto-falantes e etc.
Leia mais: A importância do Departamento Pessoal para a sua empresa
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