- Home
- Terceirização
- Motorista de ambulância: veja ...
Ser motorista de ambulância requer muita responsabilidade, já que transportar o paciente com segurança até o hospital é o ponto principal. Em uma profissão que salva vidas, cada ocorrência é um desafio.
É fundamental estar sempre expandindo o conhecimento no campo da sua profissão, afinal, trata-se de um serviço indispensável.
Com base nisso, separamos 6 dicas essenciais para a profissão de motorista de ambulância.
Acompanhe!
1. Verifique os equipamentos e acessórios do veículo
Em suma, a legislação do CTB exige que cada ambulância tenha os equipamentos necessários para a devida sinalização, essenciais durante o trajeto até o pronto socorro, hospital ou instituição de saúde em questão.
Os dois acessórios obrigatórios são:
- Sistema luminoso (iluminação vermelha intermitente);
- Alarme sonoro (sirene característica de tais veículos).
Além disso, uma dica de extrema importância, a qual você – como motorista de ambulância – deve praticar, é a verificação constante desses equipamentos, para a checagem de sua qualidade e bom funcionamento.
Sendo assim, é primordial que você teste o sistema luminoso e o alarme sonoro periodicamente, para que no caso de uma emergência demandar o serviço da ambulância, os equipamentos não estejam com falhas, prejudicando assim toda a operação.
2. Conserve o veículo
A conservação da ambulância é de extrema importância, não só por conta do bom funcionamento dela em campo, mas também para a qualidade de serviço que o paciente – e os profissionais de saúde – terão, no compartimento onde ficam.
Sendo assim, tenha cuidado para que os equipamentos de saúde estejam sempre zelados, a fim de estarem funcionando perfeitamente na chegada de algum paciente de emergência.
Ademais, é sempre bom ressaltar que a manutenção preventiva do veículo deve ser feita. Se o furgão/van ou outro modelo correspondente à ambulância for encaminhado para revisões frequentes, a empresa não terá problemas com danos e mau funcionamento.
Por isso, é ideal verificar os pneus, o óleo, o motor e os freios, em especial.
3. Siga as normas do CTB e mantenha sua documentação legalizada
Ainda se tratando do Código de Trânsito Brasileiro, parte da legislação aponta os critérios necessários para os motoristas de ambulância.
Ou seja, para assumir tal função, são obrigatórios alguns quesitos.
De acordo com o PLC 82/2017, esses requisitos são:
- O motorista de ambulância deve ter mais de 21 anos;
- É obrigatório o porte de ao menos um diploma de nível médio;
- CNH deve ser da categoria D ou E;
- O indivíduo deve ter passado por um treinamento especializado e deverá passar pela reciclagem de alguns cursos (de 5 em 5 anos).
Portanto, como motorista de ambulância, é fundamental que você esteja enquadrado a todos esses pontos e esteja realizando a reciclagem de cursos devida, periodicamente.
Ademais, não deixe com que a sua CNH vença. Ou seja, passe do prazo de validade da sua renovação. Pelo contrário, mantenha seus documentos de motorista sempre atualizados, para que a sua empresa (proprietária dos veículos) não sofra com prejuízos financeiros causados por multas.
4. Siga os trajetos planejados
Outra dica indispensável diz respeito aos trajetos escolhidos até o pronto socorro.
Como você sabe, o trabalho que você realiza exige velocidade! – inclusive, é por isso que a legislação contém exceções para o seu segmento – sendo assim, faça com que os trajetos sejam ágeis.
Neste sentido, se as rotas já são planejadas, é necessário que você as siga corretamente, pois elas são mais rápidas.
Caso ainda não sejam, um roteirizador é uma boa ideia para essa situação. Essa ferramenta leva em conta os caminhos mais curtos até o destino, visando agilidade.
Lembre-se que você está transportando vidas, e elas devem ser salvas.
Leia mais: Conheça 6 aplicativos para a logística do seu negócio
5. Tenha responsabilidade
Em se tratando do ato de salvar vidas, ter responsabilidade é imprescindível!
Dessa forma, a cada operação que você realizar, mantenha em mente que é seu compromisso levar os pacientes até às instituições de saúde, para que eles sejam tratadas devidamente e recebam a atenção necessária.
Caso ocorra um acidente no caminho, considere que a ambulância – e tudo que há nela – é de sua completa responsabilidade, por isso, dê o máximo de si.
6. Sempre pense no bem maior
Para finalizar, uma sugestão fundamental é essa: lembre-se sempre do seu propósito.
Sendo motorista de ambulância, sua função é muito mais do que uma simples profissão. Trata-se de algo que vai muito além: é um compromisso com a sociedade e com a saúde.
Trata-se de um compromisso com a vida!
Mantendo o seu foco nisso e com a ciência da responsabilidade que você tem, faça de cada operação uma oportunidade para melhorar.
Leia também: Motorista de caminhão: conheça 5 dicas para ser um bom profissional
Como contratar um motorista de ambulância?
A terceirização é uma ótima opção para o seu negócio reduzir custos com processos seletivos e outras burocracias, além de aumentar a produtividade da sua equipe. A Russel Serviços oferece mão de obra terceirizada da melhor qualidade para qualquer segmento do mercado!
Nós possuímos diversos profissionais para logística, incluindo motoristas de ambulância. Clique aqui para conferir.
Leia mais: Conheça as vantagens dos motoristas terceirizados
A Russel Serviços possui os melhores profissionais para logística através da terceirização. Nosso atendimento é feito de forma 100% online e nos comprometemos a entregar o profissional em apenas 48 HORAS!
Não perca mais tempo e entre em contato pelo e-mail contato@russelservico.com.br para mais informações sobre serviços e orçamentos!
Republished by Blog Post Promoter
ambulância dicas logística dicas motorista de ambulância logística motorista motorista de ambulância setor logístico terceirização ambulância terceirização motorista