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O aplicativo delivery é importante para todos restaurantes, bares e outros estabelecimentos no setor gastronômico que fazem tele entrega. Afinal, eles proporcionam mais conforto e agilidade para os clientes.
Porém, muitos empresários dessa área têm dúvidas sobre como é feita a precificação do desenvolvimento desses aplicativos e acabam pensando que o valor é alto e que o investimento não vale a pena.
Para que você entenda como um aplicativo delivery é cobrado e como os valores são justificados, desenvolvemos este post. Siga conosco e esclareça as suas dúvidas sobre os aplicativos delivery.
O que é levado em consideração na precificação de um aplicativo delivery?
Existem diversas variáveis que precisam ser levados em consideração no momento da precificação de um aplicativo delivery, o que justifica a variação de valores quando você faz orçamento com duas empresas, por exemplo.
É preciso prestar atenção dos processos que envolvem a criação e como cada etapa é realizada, bem como os profissionais envolvidos. De maneira geral, quanto mais serviços o seu app tiver, mais recursos utilizará para ser desenvolvido e assim sairá mais caro, pois serão necessárias mais horas trabalhando no projeto e desenvolvimento do programa.
Um fator fundamental é observar em que plataforma o aplicativo delivery será desenvolvido. Afinal, é importante que ele rode bem em smartphones que utilizam diferentes sistemas operacionais, como o Android e o iOs.
Cada um desses sistemas necessita de configurações específicas e isso demanda mais tempo para o desenvolvimento. Por isso, ao analisar um orçamento para aplicativo é importante observar se ele leva em consideração o desenvolvimento para pelos menos essas duas principais plataformas.
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Que itens influenciam no desenvolvimento desse tipo de plataforma?
Além do desenvolvimento para mais de um sistema operacional, é preciso levar em consideração alguns outros itens que influenciam o preço dos aplicativos. Os principais deles são os listados na sequência.
Perfil para usuários
Se o seu aplicativo tiver a opção de criar perfis para usuários, com a possibilidade de o cliente personalizá-lo com uma foto e preencher informações com seus gostos e preferências, por exemplo, se leva mais tempo para o desenvolvimento do que um app mais simples.
Para saber sobre a necessidade ou não de possibilitar a criação de um perfil para usuários, é interessante uma pesquisa com o seu público-alvo.
Página customizada
Algumas empresas trabalham com templates pré-prontos, fazendo pequenas alterações no layout para cada cliente. Nesses casos, o aplicativo deve ser mais barato, pois há menos demanda de trabalho.
Porém, quando o aplicativo é totalmente customizado, ou seja, realizado no zero para a sua empresa, haverá mais trabalho a ser feito, portanto o valor será mais alto.
Qualidade do software
A qualidade do aplicativo, muitas vezes, está relacionada ao conhecimento dos profissionais que o desenvolvem, principalmente no que se refere à linguagem de programação.
Para que problemas não ocorram no funcionamento, é preciso que tudo seja muito bem programado, com códigos corretos e alinhados, para que eventuais falhas possam ser facilmente corrigidas, gerando uma boa experiência para o usuário.
Como funciona o processo de design de um aplicativo delivery?
O design é uma das etapas mais importantes para o desenvolvimento de um aplicativo, pois ele deve reunir todos os recursos que o aplicativo dispõe e organizá-los de forma que fique fácil para o usuário utilizá-los.
Não se trata, portanto, apenas de desenhar um layout com as cores da identidade visual do seu restaurante, mas sim de um estudo aprofundado sobre a forma como o seu público utiliza os aplicativos.
Será que o botão para fazer os pedidos fica melhor na parte superior ou inferior? Que cor chamaria mais atenção? Em que local deve permanecer o cardápio para que o cliente visualize os pratos? Tudo isso precisa ser pensado para que o usuário possa utilizar o aplicativo de forma intuitiva.
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Para trabalhar o design, primeiramente, se cria um wireframe. Trata-se de uma espécie de mapa que mostra como o app ficará depois de pronto. Esse mapa é desenvolvido geralmente pelo arquiteto da informação, em parceria com o designer. Depois, o designer finalmente deve desenvolver o layout, seguindo o esquema que foi montado.
É importante que, depois de finalizado, sejam feitos testes com possíveis usuários do aplicativo. Esses testes servirão como indicadores para que se saiba se o app está pronto para ser lançado aos clientes ou se é necessário fazer alterações para aperfeiçoá-lo.
Quais são os profissionais envolvidos na criação de um aplicativo?
Para desenvolver um aplicativo é preciso envolver pelo menos quatro profissionais: o gestor de conteúdo, o arquiteto de informação, o designer e o desenvolvedor ou programador.
O arquiteto de informação é o responsável por mapear as necessidades dos usuários de um app e assim desenvolver técnicas como a taxonomia, organizando as informações em grupos. Após isso, ele desenvolve o wireframe em parceria com o designer.
O gestor de conteúdo é o responsável por elaborar os textos e fazer a coleta dos materiais que serão utilizados no aplicativo. No caso de um restaurante, ele precisa organizar a forma como serão apresentados o cardápio e as fotos dos pratos, por exemplo.
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O designer, por sua vez, é o responsável por elaborar o layout, com base no wireframe criado e também incluindo as informações que foram desenvolvidas pelo gestor de conteúdo.
Finalmente, o programador é o responsável por codificar tudo o que foi elaborado anteriormente em linhas de programação e assim desenvolver um aplicativo funcional e que possa ser disponibilizado para os clientes.
Ainda assim, é recomendado, conforme destacamos, que sejam feitos testes antes do lançamento, para garantir que tudo está funcionando conforme o planejado.
E então, conseguiu compreender como é definido o custo de um aplicativo delivery para restaurantes? Agora você já tem mais subsídios para analisar orçamentos e garantir a contratação de uma empresa de qualidade, que cumpra tudo o que descrevemos.
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