Você provavelmente já ouviu falar de check-in e check-out, dois termos muito utilizados no ramo da hotelaria. Por serem palavras parecidas, muitas vezes são confundidas, porém, possuem significados diferentes.
As duas palavras em inglês estão relacionadas ao processo de entrada e saída de um hóspede do hotel.
Portanto, para não haver mais dúvidas, esclarecemos nesse artigo o que é check-in e check-out.
Acompanhe!
O que é check-in no hotel?
Esse é o termo usado para definir a entrada de um hóspede no hotel – que geralmente começa a contar a partir do meio dia. Neste momento, os colaboradores devem estar devidamente preparados para fornecer e solicitar todos os detalhes sobre a estadia.
O processo de check-in do hotel tem uma rotina que vem de anos e se mantém até hoje.
Ao chegar no hotel, o hóspede informa o número da reserva, se houver. Na sequência, confirma os dados pessoais, tipo de apartamento, número de pessoas, duração da hospedagem e a forma de pagamento.
Neste momento, o colaborador deverá pedir ao cliente que preencha a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH).
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Check-in flexível: vale a pena?
Os hóspedes que se hospedam em seu hotel ou pousada podem vir de vários lugares diferentes. Isso significa que os planos e a logística da viagem variam de um hóspede para o outro.
Permitir que os hóspedes paguem pelo check-in antecipado/tardio pode ser uma vantagem real. Eles adoram o espaço de manobra extra para tornar o planejamento de sua viagem muito mais fácil.
O que é pré check-in no hotel?
Quem não gosta da ideia de chegar ao hotel, deixar as malas e começar a curtir as férias o mais rápido possível? Ao oferecer o pré check-in, você cria uma opção ao seu hóspede que irá ajudá-lo a evitar filas e economizar tempo.
O pré check-in permite que o hóspede forneça todos os dados obrigatórios de que seu meio de hospedagem precisa antes da estadia. Isso evita esperas na recepção, necessitando apenas da apresentação do documento de identidade para pegar a chave.
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Como montar um POP para check-in no hotel
Implementar uma padronização é crucial para o sucesso e produtividade do check-in no hotel. A criação de um Procedimento Operacional Padrão ajuda a manter a qualidade e a consistência dos serviços em sua hospedagem.
Para montar o POP, é preciso considerar algumas questões, como:
- Maneira de cumprimentar os hóspedes;
- Busca de dados no PMS;
- Coleta dos documentos;
- Preenchimento da FNRH;
- Informações a serem passadas ao hóspede;
O que é check-out no hotel?
Já o processo de saída do hóspede no hotel é definido como check-out. Nele, o hóspede deve desocupar o quarto, retirar seus pertencentes e se dirigir à recepção para devolver a chave, ou o cartão de identificação. Após isso, deve efetuar o pagamento de possíveis débitos – como consumo de produtos do frigobar, por exemplo.
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Geralmente, o check-out deve ser realizado até o meio dia. Após esse horário poderá ser cobrada uma tarifa adicional que permite que ele fique no hotel até às 18h.
Caso o hóspede não desocupe o quarto, será cobrada a tarifa completa até o dia seguinte. Mas vale lembrar que os horários e as tarifas aplicadas variam de um estabelecimento para outro.
Além disso, no momento do check-out, é importante que os colaboradores sejam cordiais e agradeçam ao cliente sobre sua escolha.
Posteriormente, a nota fiscal e uma pesquisa de satisfação devem ser enviadas para o e-mail do hóspede para que o processo seja concluído com sucesso.
Seja no check-in ou no check-out, é fundamental destacar que o hóspede espera rapidez. No primeiro momento, ele pode estar cansado ou ansioso para aproveitar a viagem; no segundo, com pressa para ir embora ou embarcando para uma nova viagem.
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