O setor gastronômico é muito concorrido e agradar à clientela é fundamental para que o negócio dê certo e saia a frente das demais no mercado. E, para saber se seu restaurante está atingindo os objetivos positivos esperados, há uma ferramenta: a pesquisa de satisfação do cliente.

Para que você saiba o que deve mudar, o que deve continuar e como está o seu restaurante, nada mais justo do que ouvir as opiniões dos seus clientes.

Neste post, vamos te mostrar diversas dicas e 4 passos para implementar a pesquisa de satisfação do cliente no seu negócio. Boa leitura!

Como funciona a pesquisa de satisfação do cliente?

As redes sociais possibilitaram uma maior relação entre o dono do estabelecimento e o seu cliente e, através delas, os consumidores costumam deixar relatos sobre a experiência que tiveram.

E, sendo relatos positivos ou negativos, isso implicará muito no movimento do restaurante e na fidelização dos clientes. Para ajudar com as melhorias na satisfação dos clientes, não há necessidade de esperar por críticas. Agir pró-ativamente, fazendo pesquisas, é muito mais interessante. A pesquisa de satisfação normalmente envolve o uso de questionários.

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As perguntas costumam ser simples, às vezes apenas pedindo uma nota de 0 à 10, ou mais detalhadas, para que o estabelecimento tenha ciência do que precisa melhorar.

1. Defina objetivos

Esse é o primeiro passo da pesquisa de satisfação do cliente, pois é preciso que ele entenda o que seu restaurante quer saber. Esses são alguns pontos a serem avaliados:

  • Variedade do cardápio;
  • Qualidade do atendimento;
  • Satisfação com as embalagens;
  • Eficiência do delivery;
  • Contentamento com promoções e ofertas

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2. Determine os canais

Determine os meios que você irá usar para questionar os seus clientes.

Uma pesquisa em papel precisa de um local para ser preenchida, papel, caneta e uma urna para depósito. O ideal é que ela seja curta, para não desestimular as respostas.

3. Utilize o NPS

O Net Promoter Score (NPS) é um sistema onde há a pontuação de indicação à rede. A ideia é avaliar se o cliente está fidelizado e se indicaria o restaurante a outras pessoas. O NPS é a melhor aposta caso tiver que medir apenas uma variável.

Com uma escala, de zero a dez, as perguntas são formuladas para que o cliente indique se indicaria o restaurante ou não. Qualquer média inferior a sete gera a necessidade de pesquisar mais a fundo o que está acontecendo.

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4. Use ferramentas específicas

A tecnologia irá facilitar o seu trabalho. Sendo assim, conte com um sistema de gestão integrada para o atendimento, pois ele conta com opções de pesquisas já pré-formatadas para o envio e acompanhamento de estatísticas.

Por meio da pesquisa de satisfação do cliente é possível identificar pontos fortes, itens para melhoria e falhas que precisam de correção. Por isso, ouça o que os seus consumidores têm a dizer sobre o seu estabelecimento!


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