Com a tecnologia em constante evolução, novos meios de pagamento vão surgindo. Adotar esses novos métodos no seu restaurante pode melhorar a experiência do consumidor e atrair novos clientes.

A agilidade é um benefício desses meios. Assim, essas tecnologias permitem que a transação possa ser feita em poucos minutos. Outra vantagem é a redução de taxas ligadas à operação de pagamento.

Confira agora 4 novos meios de pagamento para seu restaurante aceitar!

QR Code

O QR Code é uma espécie de gráfico em 2D (dimensões), geralmente apresentado em formato quadrado e com as cores preta e branca. Essas “caixinhas” podem ser escaneadas por meio das câmeras dos smartphones, levando o seu cliente a determinado endereço web.

Essa ferramenta pode ser integrada a diferentes meios de pagamento, como a chave Pix e o cartão de crédito ou débito tradicional, simplificando a vida do cliente e gerando uma boa experiência de compra, além de mais agilidade para o próprio restaurante.

Leia mais: Veja como funciona o uso de QR Codes em restaurantes e seus benefícios

Pix

Outro meio de pagamento cada vez mais popular nos negócios é o Pix. Sua vantagem principal é a efetivação de transações financeiras em segundos e, frequentemente, sem custos.

As tranferências por Pix são realizadas a partir de chaves de acesso (opções como o número do CPF, do telefone ou o endereço do e-mail) que conectam certos vendedores e compradores de modo que as transações desejadas sejam efetivadas com agilidade e sem burocracia.

Dependendo do banco que seu restaurante utilizar, os recebimentos podem ser livres de taxas.

Aproximação

Nesse método, basta que o cliente aproxime seu cartão de crédito e débito do cartão da máquina de cartão para efetuar o pagamento. É uma ótima forma de economizar o tempo do seu restaurante e facilitar a vida do consumidor.

A transação por aproximação utiliza a chamada NFC (Near Field Communication), tecnologia que permite a troca segura de informações entre dispositivos sem a necessidade de cabos ou fios, bastando a aproximação física.  É preciso se atentar pois tanto a máquina do restaurante quanto o cartão do cliente devem contar com NFC.

Criptomoeda

Criptomoeda é um termo que está sendo frequentemente discutido. Se caracteriza como um tipo de dinheiro digital que não depende de bancos centrais, facilitando transições digitais e investimentos.

Determinadas plataformas digitais permitem que o restaurante aceite pagamentos em moeda da internet. Para tanto, na plataforma escolhida por seu restaurante, basta definir o valor do pagamento e o tipo de criptomoeda. Um QR Code será gerado e o cliente deve utilizá-lo para o pagamento.

Como adicionar esses novos meios de pagamento?

Essa deve ser sua principal dúvida. A implementação desses meios dependene da novidade que deseja estabelecer e dos recursos disponíveis atualmente. Normalmente, o primeiro passo é estudar bastante e descobrir tudo sobre o meio de pagamento que deseja adotar.

Isso levará às etapas: a efetiva adoção da tecnologia de pagamento, a definição de fornecedores tecnológicos e o treinamento de toda a equipe do restaurante, especialmente dos profissionais que têm contato com seus clientes.

É essencial contar com a ajuda de um parceiro estratégico que oriente sua empresa sobre modernização das operações e meios de pagamento, de modo que direcione você para as melhores práticas. Assim, correrá menos riscos de erros e terá menos gastos com problemas.

Leia mais: Veja 9 dicas para reduzir os custos do seu restaurante


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