A hotelaria preza pela qualidade de atendimento ao cliente. A recepção de um hotel é o primeiro contato físico com o hóspede e por esse motivo deve ter profissionais qualificados para o serviço.
O recepcionista precisa dar uma impressão positiva e garantir que o cliente esteja informado e bem servido.
Confira agora nossa lista com 5 dicas de como ser um bom recepcionista de hotel:
1. Conheça seu cliente
Mostre que o cliente é importante para você. Antes mesmo do check-in, o contato com o cliente já começa e informações são trocadas, seja digitalmente, ou por telefone. Nesse momento, uma boa dica é perguntar por preferências, como o andar baixo ou alto, se deseja incluir o café da manhã, entre outros aspectos.
2. Seja paciente e simpático
A forma como você se comunica afeta diretamente em seu relacionamento com as pessoas. A comunicação com sorrisos e bom humor, por exemplo, são importantes para conquistar o cliente.
Situações desagradáveis com os hóspedes são comuns. Independentemente, a simpatia e paciência devem prevalecer para ter uma melhor resolução do problema.
Leia mais: Saiba como garantir a fidelidade do seu hóspede
3. Saiba tudo sobre o estabelecimento
O hóspede precisa do recepcionista para tirar suas dúvidas. O profissional deve se atentar a todos os detalhes, como o horário de funcionamento, formas de pagamento, informações sobre o lazer e tudo aquilo que o estabelecimento fornece.
Fique também por dentro de todas as alterações e novidades do hotel.
4. Se dedique à tecnologia
A tecnologia traz softwares que facilitam a comunicação da equipe de recepção. O recepcionista deve usar isso a seu favor, dominando as ferramentas oferecidas.
É importante também estar sempre atento e atualizado sobre as tecnologias disponíveis tanto em sua empresa, como também em toda a rede hoteleira.
5. Trabalhe em equipe
Um recepcionista não interage apenas com os clientes, mas também com a sua equipe. Ninguém faz tudo sozinho. Portanto, mantenha sempre contato com funcionários de diferentes departamentos, assim você desenvolve melhor seu trabalho e proporciona uma melhor experiência ao hóspede.
Leia mais: Conheça os departamentos, as funções e a rotina de trabalho na hotelaria
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